Carga fiscal volta a subir em 2023. Governo aponta para recorde de 37,3%

32 comments
  1. >A carga fiscal **vai voltar a aumentar este ano, depois de ter atingido um recorde de 36,4% do PIB em 2022**, segundo o INE. **No Programa de Estabilidade 2023 – 2027, o Governo prevê que o peso das receitas fiscais e das contribuições sociais atinja os 37,3%**, mantendo-se perto desse patamar até ao final da legislatura. No primeiro ano de António Costa como primeiro-ministro a carga fiscal era de 34.1%.

  2. Ate perceberem que o governo não faz nada pois é o que mais lucra com isto… De nada adianta.

    E quem percebe, de nada adianta tambem. Pois não temos poder para fazer de muito. Pois a percentagem de pessoas que vota PS é grande, e muito iludida.

  3. Se recebesse 1€ por cada pessoa que aqui vem comentar que acha que a carga fiscal sobe por causa de aumentos de impostos… Não. Não é. Está lá escrito porque sobe.

    “Estamos a falar de uma dimensão que tem uma grande explicação na sua base que se chama emprego. Quando temos mais pessoas a trabalhar, temos mais pessoas a contribuir e mais pessoas a pagar os seus impostos”.

    A economia cresce e consequentemente há maior coleta. É bom. Mas podia ser melhor se o governo aproveitasse para baixar impostos ou melhor redistribuir esta acréscimo tem vez de pagar dívida só porque sim.

  4. O azeite no continente está mais barato com o IVA 0, é para os tugas substituírem pela vaselina… Habitue -se!

  5. Carga fiscal ou receita fiscal? É que receita fiscal subir pode não ser negativo, pode apenas significar menos fugas de impostos…

  6. ”Nao pessoal, fugir aos impostos é tipo bue da mau! Ninguém controla melhor o teu dinheiro que o PS! A sério! Não sejas bue ganancios e redistribui o teu salário!”

  7. O problema em Portugal nem é a carga fiscal (quer dizer, para o que pagamos os serviços são péssimos mas enfim…), o problema mesmo é o esforço fiscal.paises nórdicos tem ainda mais impostos, mas eu cá n me importava de receber ordenado Dinamarquês e pagar mais impostos, n sei quanto a VCS (tirando tmb os serviços serem incomparavelmente melhores)

  8. Os portugueses que fiquem aí a divertir-se e a continuar a entregar o dinheiro a esta gente. Eu já aí não estou há um ano e com o andar disto, vou continuar fora.

  9. julgo que é importante relembrar em que consiste o conceito de **carga fiscal**. de acordo com o [Conselho das Finanças Públicas](https://www.cfp.pt/pt/glossario/carga-fiscal-): “em termos de finanças públicas, a **carga fiscal** ou pressão fiscal de um país corresponde à relação percentual entre o total dos impostos e contribuições efetivas para a Segurança Social e o Produto Interno Bruto (PIB).”

    portanto, **se a colecta for mais eficiente ou se, simplesmente, houver mais pessoas a pagar impostos (por exemplo por haver menos desemprego) o valor arrecadado pelo estado respectivo a impostos e contribuições efetivas para a Segurança Social aumenta, e aumenta também a carga fiscal**.

    sem uma análise detalhada sobre os dados de colecta de impostos, é impossível aferir se o aumento da carga fiscal é positivo ou negativo.

    digo mais: o objectivo de uma boa governação passa por aumentar a carga fiscal, através do aumento da eficiência na cobrança de impostos e reduzindo a fuga ao fisco. na Holanda, este valor foi de 39.7% em 2021 e na Suécia 42.6%.

  10. Curto e grosso o problema é o seguinte:
    Temos uma média de idades de +-47 anos em Portugal.

    Da população com >47 anos, 70/80% são mais burros que um chinelo. (E não culpem a ditadura que em 1980 já existiam escolas e as pessoas mais velhas ainda estavam em idade activa. Uma pessoa com 70 anos hoje tinha 37 em 1990. Podiam bem ter ido educar-se aí.. mas nunca procuraram ter educação nem nos 20s nem nos 30s nem nos 40s).
    Por isso durante pelo menos mais 20 anos estes fdp vão votar no PS porque é o único que lhes dá a teta. Mais um subsídio aqui mais um subsídio ali..

    Para alimentar este aglomerado de analfabetos e incultos estamos a chupar os ossos dos mais novos que vão para o mercado de trabalho.

    Por isso tal como o nosso líder supremos disse, “habituem-se”. Não vão é ser 4 anos. Por muito que a IL fale em choque fiscal ou que o PSD venha falar de baixar o IRS, a verdade é que não é possível fazer isso. Vão ter de ser pelo menos mais 20 anos disto enquanto estes merdas que nunca contribuíram não morrem.

    E não é uma questão de opinião… é uma questão de números.
    https://www.pordata.pt

  11. A culpaa é do Passos.

    Ele é que “tirou tudo aos pobres” e “aumentou a carga fiscal como nunca vimos” para “dar aos amigos enquanto os serviços estavam na miséria”.

    Agora é que tamos bem. Imposto baixo. SNS a 100% e gratuito, justiça a funcionar…

    /s

  12. Sem aumentar os impostos ou mesmo a baixar ainda que pontualmente, como o caso do IVA 0 e os ISP, e a carga fiscal a aumentar são boas noticias que só entende quem há muito tempo, está habituado a pagar.

  13. Enquanto não parar tudo, uma greve geral bruta e todos na rua em protestos. Isto não vai mudar. Estamos cá pra pagar e pagar.. Se tivermos euros para a renda de casa e comida. Já é uma sorte.

Leave a Reply