Líder do PSD preferia descida do IRS a “IVA zero”

29 comments
  1. PSD mais uma vez a mostrar que esta mais preocupado com a metade da população que ganha mais do que com a metade que ganha menos…

    METADE DA POPULAÇÃO NÃO PAGA IRS!!

  2. >Por outro lado, reforçou, a medida tem “um efeito meramente simbólico”, já que se trata de “pouco dinheiro e poucos produtos”.

    É um desconto de 5,7% que abrange quase todo o cabaz do português médio. Não é meramente simbólico e permite a todos os portugueses, mesmo os que recebem o salário mínimo, poupar, por pouco que seja.

    Não deveríamos era ter de escolher entre IVA zero e redução do IRS. Há espaço para ambos, com o emprego e a receita do IRS em máximos históricos.

  3. A mim parece que o governo anda atrás do que a oposição pede….e primeiro nega depois aprova…

    E depois o governo da o braço as medidas ..e já a oposição já não quer mais

    O governo está sem rumo…e a oposição sem objetivos claros

  4. Eu também preferia, mas o grande problema dessa medida é que quem realmente precisa de ajuda muito provavelmente ganha o ordenado minimo e esses com descida do IRS iriam receber um valente 0.

  5. E como ficaria a malta subsídio-dependente? IRS é coisa de burguês que trabalha acima do patamar mínimo de existência. Esta semana pinga o cheque de 90€ para derreterem no tasco, rumo a mais uma maioria absoluta.

  6. Reduzem o IVA os supermercados comem o IVA.

    Ajudam aqui alguem come a ajuda.

    Mais vale dar ajudas a empresas mais pequenas para aumentar a competição sinceramente o que falta estes gajos é mais gente no mercado com quem competir

  7. Qualquer líder de um partido candidato a governo enquanto oposição vai sempre preferir a medida que o governo não tomar.

  8. Engraçado porque da última vez que estiveram la preferiram cortar o subsídio de ferias e decimo terceiro mês …

  9. Estou muito curioso com a tal comissão de estudo da sustentabilidade da segurança social.

    A este ritmo toda a mão de obra qualificada emigra, sobrando 3 milhões de salários mínimos e 5 milhões de reformados. Estou mesmo muito curioso com essa comissão, que me parece que assim que se quiser pronunciar, será silenciada.

    Cada vez que me lembro que ao verem o salário médio aumentar 8%, resolveram logo o problema da maior fatia de eleitores (reformados), até fico paneleiro dos olhos. Nem professores, nem oficiais de justiça, nem médicos.

    Este eleitoralismo do Antônio Costa vai ser o princípio do fim.

  10. Se metade dos agregados não paga IRS, redução do IRS iria apenas beneficiar a metade que mais ganha. IVA zero, beneficia todos, principalmente as grandes superfícies mas também os mais desfavorecidos muito dependentes desses produtos.

  11. Sempre defendi isto há 6 anos e sempre que referia no reddit era bloqueado. Agora há um caramelo do PSD que vem atrasado dizer o óbvio e o pessoal já concorda. Reddit FTW.

  12. Uma proposta que ia ignorar metade dos portugueses. E depois chamam burros aos que não votam em quem faz estas propostas.

  13. Os comentários aqui dizem tudo sobre o estado do país.

    Defendem quem os empobreceu e não descansam enquanto não forem todos pobres.

    mAs MetADe dA PopULaçÃO nÃo pAga IRs!!

    E que tal não ter metade do pais a ganhar ordenado mínimo? Que tal elevar todos em vez de andar a nivelar por baixo? Maldito pais de gente sem responsabilidade que só quer que o papá estado trate da vida deles. Não fosse o exercito, ainda andavam a mamar na picha do fantasma do Salazar. Conas moles.

  14. Obviamente que esta é mais uma medida populista sem qualquer efeito pratico além do discurso politico, mas se se pretende atenuar os efeitos da inflação nas populações mais desfavorecidas, baixar o IRS é que não resulta mesmo uma vez que não é possível baixar o IRS aos mais pobres que já pagam 0€.

    Parece que o único objectivo dos políticos é alcançar o poder ou manterem-se lá, jogando apenas com a ignorância das pessoas.

  15. O que eu acho piada é ao facto de tanta gente defender Keynes e depois nem querer aplicar as suas teorias de forma consistente. Keynes defendia austeridade em tempo de vacas gordas, e alívio fiscal em tempo de crise(ou seja, neste momento implicaria tanto descidas no irs como no Iva). Acontece que o ps, tendo uma data de gente que se diz keynesianista, tem feito exatamente o contrário.

  16. No outro dia, alguém fez contas. O IVA zero vai custar ao Estado cerca de 400 milhões. Se fosse dada uma ajuda directa aos 2 milhões de portugueses mais pobres no valor daquilo que teoricamente irão poupar com o IVA zero, custaria, salvo erro, 75 milhões. Mas dava pouca propaganda.

Leave a Reply