
Último truque do Intermarché: anuncia um desconto face a uma média de mercado e não em relação ao anterior preço praticado. Acorda, ASAE!!

Último truque do Intermarché: anuncia um desconto face a uma média de mercado e não em relação ao anterior preço praticado. Acorda, ASAE!!
15 comments
O que queres que a ASAE faça neste caso? Estão lá escritos todos os detalhes, só cai quem quer..
O Lidl faz o mesmo?
Mas desculpem lá, neste caso concreto, qual é o problema? Parece bem claro.
Talvez não seja má ideia ler o código da publicasse.
https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=390&tabela=leis
Por exemplo:
Artigo 10.º
Princípio da veracidade1 – A publicidade deve respeitar a verdade, não deformando os factos.
2 – As afirmações relativas à origem, natureza, composição, propriedades e condições de aquisição dos bens ou serviços publicitados devem ser exactas e passíveis de prova, a todo o momento, perante as instâncias competentes
Artigo 11.º
Publicidade enganosa
1 – É proibida toda a publicidade que seja enganosa nos termos do Decreto-Lei n.º 57/2008, de 26 de Março, relativo às práticas comerciais desleais das empresas nas relações com os consumidores.
2 – No caso previsto no número anterior, pode a entidade competente para a instrução dos respectivos processos de contra-ordenação exigir que o anunciante apresente provas da exactidão material dos dados de facto contidos na publicidade.
Do artigo 11, número 2 é legítimo assumir-se que a ASAE pode pedir comprovação de que os cálculos estão correctos. Foi feito?
Dado que não refere o preço anterior, não poderá ser uma promoção. Sobra ser publicidade, a qual está regulada.
Note-se que o indivíduo não tem que se substituir ao Estado. Pelo que o argumento “quem quiser que pergunte” não colhe. Ainda não chegámos ao ponto de cada um pôr si.
Eu gostava mais era de não ter três preços à frente do mesmo produto e ter que para o que estou a fazer para entender qual deles é que tenho que pagar.
Puta de confusão.
Mas… Está bem claro?
Eu ao ver essa etiqueta não interpreto cono um desconto, mas sim uma comparação entre o preco do Intermarché e o preço praticado pelos concorrentes – o tal preço medio indicado.
Por curiosidade fui ao continente.pt e auchan.pt ver o preço. No continente está a 1.49€. no Auchan está em promoção a 1.09 desde 26/04 com preço anterior indicado de 1.49€
Sim os numeros grandes podem levar a crer outra coisa, mas a informação está lá. Não acho diferente de quando as lojas de rua põem um “-50% EM TODA A LOJA” a tapar a montra toda em saldo, e depois vês um “^até ” lá escondido
“No Continente os Precos Baixos vem sempre na altura certa, ate 1 de Maio aproveite +1000 produtos com 50% desc. sobre o PVPR.”
Recebi esta mensagem do continente. Já se sabe o que aí vem
Não vejo problema aqui sinceramente. Não dizem em nenhum lado promoção ou desconto, dizem que poupas X em relação ao preço médio que observaram numa certa data. Ou seja é um produto que têm mais barato e explicam como chegaram a essa conclusão. É um não assunto
A idoneidade não se declara, merece-se.
Não é um desconto, em nenhum lugar na imagem está escrito desconto. É um truque visual igual a colocar um preço acabado em 0,99, ou com letras grandes vermelhas, ou na parte central em frente aos olhos. Neste caso até parece todos ao mesmo tempo. Faz parte das técnicas de vendas de todas as grandes superfícies, tal como o auchan fazia a comparação de cabazes.
Em relação a veracidade do estudo, nenhum marketeer ou gestor se arriscaria a colocar informação falsa ou dúbia, as potenciais multas e danos de imagem são enormes. Nós consumidores podemos pedir o detalhe do estudo (não são obrigados nem é razoável que coloquem 30 linhas de texto no indicador de preço a explicar como chegaram à poupança) e não tenham dúvidas que a concorrência é a primeira a fazer isso sobre todos os claims publicitários (trabalhei com advogados de media, e têm muito trabalho!)
Usualmente o levantamento de preços é feito pela Nielsen. Uma consultora de estudos de mercado. Há uns anos faziam para todos os grandes distribuidores e partilhavam os dados entre eles. Agora não sei. Mas acredito que não tenha mudado.
Façam compras no Mercadona e acabam estas palhaçadas! Isto dito por alguém que trabalha na concorrência.
Por isso é que aderi ao Mercadona
Nem a propósito, noutro post no reddit, alguém se queixa da manipulação que o PVPR permite.
https://www.reddit.com/r/portugal/comments/134myx2/há_algum_site_onde_se_possa_denunciar_falsas
E teoricamente não seria mais correto se fosse feito assim? A não ser que o preço de mercado esteja ludibriado.
Pior é como já vi noutros supermercados, nomeadamente no pingo doce e no continente, sobem os preços base para dizer que aplicaram desconto, e o preço com desconto ser ainda mais caro que o preço que tinham anteriormente, isso não é mais grave?