TIL que em Abril de 1506 e durante 3 dias ocorreu o Pogrom de Lisboa, em que mais de 4000 Judeus foram torturados, mortos e queimados no Largo de São Domingos no Rossio.

14 comments
  1. >no dia 19 de abril de 1506, um domingo, quando os fiéis rezavam pelo fim da seca e da peste que grassavam em Portugal, e alguém jurou ter visto no altar o rosto de Cristo iluminado — fenómeno que, para os católicos presentes, só poderia ser interpretado como uma mensagem de misericórdia do Messias — um milagre.

    >Um cristão-novo que também participava da missa tentou explicar que esse milagre era apenas o reflexo de uma luz, mas foi calado pela multidão, que o espancou até a morte.

    >A partir daí, os judeus da cidade que anteriormente já eram vistos com desconfiança tornaram-se o bode expiatório da seca, da fome e da peste: três dias de massacre se sucederam

  2. >E, por já nas ruas não acharem Cristãos-novos, foram assaltar as casas onde viviam e arrastavam-nos para as ruas, com os filhos, mulheres e filhas, e lançavam-nos de mistura, vivos e mortos, nas fogueiras, sem piedade. E era tamanha a crueldade que até executavam os meninos e (as próprias) crianças de berço, fendendo-os em pedaços ou esborrachando-os de arremesso contra as paredes. E não esqueciam de lhes saquear as casas e de roubar todo o ouro, prata e enxovais que achavam.

    Cum caralho.

  3. Faike Nius, nunca aconteceu nada disto, a história de Portugal é só cachorrinhos fofos, grandes riquezas, e atos heroicos. Quem diz o contrário odeia o país.

  4. Não directamente relacionado, mas já me perguntei o que seria se o célebre David Ricardo tivesse nascido e trabalhado por cá. Ele e muita gente talentosa da comunidade que foram para outros países (ou eram descendentes das pessoas que tinham sido expulsas).

  5. Não fosse a chacina e expulsão dos judeus, e hoje em dia seríamos o dobro ou triplo do país que somos hoje em dia. A igreja católica atrasou-nos muito

  6. Há um pequeno monumento/memorial deste evento em frente à igreja de São Domingos na baixa de Lisboa.

  7. Fodasse o gajo não sabia estar calado e dizer “sim sim granda milagre vejo mesmo Jesus e os pastorinhos ali naquele reflexo de espelho”

    Mas a sério, a crueldade humana não tem limites

  8. Ninguém:

    “Gajo de Alfama”: Judeus? Era matá-los a todos!

    População: Não precisas de dizer mais nada.

Leave a Reply