Eu sei que o spin mediático e passível de indignação é imprevisível e por vezes parece obedecer a ciências ocultas, mas convém separar o trigo do joio, ou seja casos e casinhos como o disse que não disse a propósito do SIS, com casos verdadeiramente graves que a História julgará, como os incêndios de Pedrogão que **mataram 66 pessoas**.

O Público tem feito um [excelente trabalho jornalístico](https://www.publico.pt/2017/06/29/sociedade/noticia/governo-mudou-metade-do-comando-da-proteccao-civil-em-abril-1777307) sobre as alterações que o governo fez nesse ano na Proteção Civil, substituindo imensa gente por boys e girls do PS, para, julgo eu, poder controlar a narrativa na comunicação social, pois sabemos que esta adora explorar a tragédia. Mas quando contratamos gente “amiga e de confiança”, mas incompetente em tarefas críticas, as consequências podem ser catastróficas.

**Quem esteve em Pedrógão?**

Ao que o PÚBLICO apurou, o primeiro responsável pela operação foi o 2.º CODIS de Leiria, Mário Cerol, **um homem novo no comando,** **advogado**, comandante dos bombeiros de Alcobaça, uma vez que o CODIS Sérgio Gomes se encontrava hospitalizado com problemas de saúde. Contudo, a nomeação de **Cerol (em Fevereiro deste ano)** não está isenta de críticas. Foi escolhido para substituir Luís Lopes, afastado pelo CONAC. Acresce ainda que **este advogado tem ligações ao PS**, tendo sido mandatário da candidatura autárquica do partido em 2009.

[https://www.publico.pt/2017/06/29/sociedade/noticia/governo-mudou-metade-do-comando-da-proteccao-civil-em-abril-1777307](https://www.publico.pt/2017/06/29/sociedade/noticia/governo-mudou-metade-do-comando-da-proteccao-civil-em-abril-1777307)

11 comments
  1. LOL, não é só deste Gov., foi resultado da inércia de políticas públicas transversais à floresta, demografia e geografia (acrescentar os impactos das alterações climáticas a isso tudo) ao longo de décadas. Isto dito por quem percebe das temáticas (recomendo a lerem artigos do Prof. Domingos Xavier Viegas). Apontar a catástrofe de pedrogão ao governo da altura é apenas desonesto.

  2. Se percebi bem(pelas imagens e reportagens que vi na tv) parece que a zona de Pedrógão Grande , 6 anos depois , já estão prontos para voltar a arder..
    E se não estou em erro, este ano em termos de temperaturas para incêndios, vai ser semelhante a de 2017…
    Espero mesmo que não se repita..

  3. É verdade. Para mim ficou marcado como o caso que mudou para sempre a política em Portugal. Em qualquer outro momento no passado, muita gente teria-se demitido com vergonha, a começar pelo primeiro ministro. Aqui nada aconteceu, e para mim marcou o começo da falta de vergonha que vemos hoje em todo o lado. O chamado “já nem disfarçam” de hoje para mim começou com isto.

    Morre tanta gente, grande parte por incompetência, e vem um “vamos aprender com os erros”. 2 meses mais tarde, em Outubro, morrem mais pessoas, e vemos a mesma incompetência. Consequências? Nada disso. Penso mesmo que foi o ponto de viragem para o que se vê aí em Portugal ultimamente

  4. Isto é tudo culpa do blackout e dos mods.

    Esteve tudo a acumular posts de cáca nessa semana para agora debitar em tudo ao mesmo tempo. Lol

  5. Op desculpa, estás a falar de um caso extremamente relevante e depois culpas o governo com isso.

    Pedrogão é culpa do país como um todo. Desde o cavaco que promoveu os eucaliptos que tomaram toda a paisagem até ao último presidente da câmara que não se importou c a limpeza das estradas. – Falo de experiência que percorri aquelas estradas 1 mês antes dos incêndios de Junho. –

    O teu problema é que as alterações não são suficientes ou que não se está a dar em cima do governo? Pá é preciso ter paciência para o radicalismo. 🙄

  6. O OP é o mesmo gajo que anda a spammar que quer privatizar a CP e mandar ir foder com os sindicatos há 6 meses neste sub.

  7. Marcelo mostrou-se ai o que realmente e, um chefe de estado passivo sentado no sofa do canto com a selfie na mao enquanto o costa tranca quem quiser

  8. Agora vao inaugurar um monumento com pompa e circunstancia, provavelmente a obra deu para desviar mais uns cobres, e na inauguracao aproveitam para mais um pouco de propaganda.

  9. Morreram 66 nos fogos e morrem e vao morrer centenas com o que estão fazer ao SNS.
    Nos deixamos e eles fazem.

Leave a Reply