
Olá, você pode ajudar? Estou a tentar contactar pessoas em Portugal que possam ajudar na concretização de um conceito para uma zona residencial naturista em Pedras d’el Rei, perto de Tavira.
Sou de origem escocesa, mas me aposentei cedo por motivos de saúde. Eu desenvolvi uma preferência pela [vida naturista](http://www.fpn.pt) desde que me aposentei. A minha casa é agora perto de Tavira, Algarve, naquela que foi a primeira vila turística do Algarve (chamada Pedras D’el Rei). Fica a 15 minutos a pé da praia naturista oficial da [Praia do Homen Nu](http://www.fpn.pt/praias_naturistas.html), no Parque Natural da Ria Formosa. Pedras D’el Rei é também um local de importância histórica, pois é o local exato da antiga cidade romana de [Balsa](https://pt.wikipedia.org/wiki/Balsa_(Lusit%C3%A2nia)), uma das maiores cidades da antiga província romana da Lusitânia. Existe também uma oliveira cuja idade se estima em cerca de 2.000 anos (entre as 4 árvores mais antigas de Portugal).
A aldeia de Pedras d’el Rei parece ter sido projetada e construída por uma empresa francesa, o Club Méditerranée, na década de 1960 como o primeiro aldeamento turístico construído em Portugal, compreendendo cerca de 700 propriedades residenciais privadas de várias tipologias. A subsidiária portuguesa do promotor francês parece ter sido comprada por uma família portuguesa nas décadas de 1970 ou 1980, uma família que desde então explora um negócio “turístico”, mas age em contradição com a lei portuguesa (cobrando a proprietários privados os custos de exploração seus negócios familiares). Estou a trabalhar para resolver esta anomalia legal, que deverá incluir a Câmara Municipal de Tavira a cumprir a sua obrigação legal de assumir a propriedade dos espaços verdes da vila. O n.º 1 do artigo 18.º do [Decreto-Lei n.º 448/91, de 29 de Novembro (que aprova o regime jurídico dos loteamentos urbanos)](https://dre.tretas.org/dre/36350/decreto-lei-448-91-de-29-de-novembro) prevê “convénios de cooperação, ou contratos de concessão de uso privativo do domínio público municipal”, que julgo poderem ser compatíveis com uma prática naturista área de habitação, de acordo com a [Lei 53/2010 de 20 de Dezembro (Regime da prática do naturismo e criação de espaços naturistas)](http://www.fpn.pt/docs/LEI_53_2010.pdf).
A proximidade de Pedras d’el Rei a uma praia naturista espetacular e oficial (e um clima que permite o naturismo todos os meses do ano) torna-o ideal para a criação de uma área residencial naturista oficialmente regulamentada, que pode trazer benefícios sociais, culturais e económicos para a área local. Tenho uma ideia de que cerca de metade da aldeia de Pedras d’el Rei poderia ser designada como área residencial naturista oficial.
Acho que a legislação portuguesa é compatível com a criação do meu conceito, talvez inédito em Portugal (uma área naturista oficial entre residências particulares).
Estou procurando ajuda para tornar meu conceito uma realidade. Sei que há muitas questões a considerar e procuro contactos que possam ajudar e aconselhar. Estou anexando um esboço em uma captura de tela do Google Maps do meu conceito, com uma área residencial naturista proposta e um possível calçadão naturista até a praia naturista marcada. Entre em contato comigo se estiver interessado neste conceito ou puder ajudar a superar quaisquer obstáculos legais, sociais, políticos ou burocráticos.
Infelizmente ainda não sei português, então tenho que traduzir tudo para o inglês. Eu gostaria de aprender português, mas meu problema de memória de curto prazo dificulta o aprendizado de idiomas.
5 comments
What would this imply? Ria Formosa is one of the Seven Natural Wonders of our country, it should be preserved and not have any further developments on it, specially if they imply building stuff. We have enough of that in Barlavento, which is nothing but a tourist trap. Sotavento has natural beauty that must be preserved, not sold out to foreign and tourism interests.
contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2F14defqw%2Fvoc%C3%AA_pode_ajudar_com_essa_ideia_can_you_help_with%2Fjopv5fw%3Fcontext%3D3 “Clica aqui se achares que esta correção está errada!”) [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml “Experimenta o meu corrector ortográfico automático!”)
Please dont
Ajudo é a não concretizar essa ideia peregrina.
[removed]