Estágio remunerado obrigatório impede psicólogos de exercer

5 comments
  1. Há quem se disponibilize para devolver salário sob a forma de donativos. Ordem conhece casos e apela à denúncia às autoridades.

    Centenas de diplomados em Psicologia estão impedidos de exercer a profissão por não encontrarem entidades disponíveis para lhes pagar o estágio profissional, como determina a lei. Desesperados por uma oportunidade, há jovens a aceitar estratagemas como devolver esses montantes às instituições onde estagiam, sob a forma de donativo, para poderem concluir a formação.

    “Além da questão moral, essa prática é ilegal e deve ser comunicada à Ordem dos Psicólogos (OPP) e ao Ministério Público”, recomenda Tiago Pereira, vogal da direção nacional da Ordem, que confirma a situação. “Já houve denúncias e esses protocolos foram cancelados.”

  2. Talvez se não fossem remunerados seria mais fácil… A OPP não muda porque não quer, é melhor não receber durante 9 meses e depois arranjar trabalho do que ficar 2 ou mais anos à procura de um estágio para o ano júnior

  3. Quando não há regulação na formação, com adequação às necessidades do país, forma-se em excesso e depois muitos têm de mudar de profissão. Engraçado que estão a transformar Medicina neste pântano.

  4. Este título está esquisito, pois dá a entender que o problema está na necessidade do estágio ser remunerado, podendo a solução passar por deixar de o ser, o que não é aceitável. Se não temos instituições que paguem estágios, também não vamos ter quem pague psicólogos já com o estágio feito.

  5. O “estágio” devia acabar. Existe um salário mínimo por algum motivo e as pessoas já produzem o suficiente para ganhar mais que isso. Mesmo estágios de verão por menos do salário mínimo não sei se será ideal porque na maioria dos casos vão sempre fazer trabalho que deveria ser remunerado se não houvesse estagiário

Leave a Reply