…As VaCiNaS NãO FuNcIoNaM…

28 comments
  1. Boa, acabem com as restrições então, parem de se basear apenas em números de casos (que com a testagem massiva do natal obviamente que iriam explodir desta forma) e aprendam que já estamos na fase de “viver com o vírus”.

  2. Isso são os números que eles querem que vejamos… não temos forma de saber se são reais. Querem culpar tudo nos não vacinados, mas não podemos confiar, porque eles querem é levar os resistentes mais fracos a vacinarem-se. Enquanto puder lutar, não me calarei…

    Já dizia Orwell, “quem controla o passado, controla o presente. Quem controla o presente, controla o futuro.”

    /s (caso não fosse óbvio)

  3. Acho que o sucesso da vacinação em Portugal apenas provou que nós somos mais do que um pequeno país no oeste da Europa, somos 10M mas valemos por 10mM… orgulho enorme em ser português

  4. Positividade de 9% no ano passado indica que houve muitos casos por diagnosticar.

    É altamente provável que a variante agora dominante, a Omicron, cause menos doença grave que a alfa que acho que era a dominante na altura.

    As vacinas hão de funcionar, mas houve muita coisa que mudou desde então.

  5. Os 104% de internados por infectados levam me a crer que estão a comprar os infectados numa semana com o número de pessoas que se encontravam internadas na mesma semana – e estas poderão ter sido internadas em semanas anteriores.

    Anyway, as vacinas funcionam, está à vista.

  6. Só isto não quer dizer muito. É perfeitamente possível pensar que temos uma variante mais infecciosa mas menos mortífera. Se queres fazer um argumento sobre as vacinas, dados sobre a sua eficácia fazem muito mais sentido.

  7. Tendo em conta a discrepância de número de testes, seria interessante mostrar a relação entre internados, UCI e óbitos.

    Para além disso também seria interessante mostrar a percentagem de vacinados em cada uma delas.

  8. Eu acredito totalmente que as vacinas funcionem mas a variante omciron infeta mais mas não é tão grave, logo a comparação não pode ser feita diretamente como estás a fazer

  9. Acho que é mais expressivo se puseres as variações de óbitos etc em vezes, em vez de diferença de pontos percentuais. Por exemplo:

    Óbitos: **15x menos**

  10. Atenção que comparar os casos de hoje com as mortes de hoje é um mau princípio, as mortes de hoje são sempre os casos de há uma semana atrás ou ainda mais no passado. Não estou a negar a conclusão de que as vacinas funcionam, mas a comparação não deve ser feita assim

  11. Teoricamente se fizéssemos tantos testes como no ano passado teríamos uma média de 1500 casos por dia

  12. A variante Omicron é mais transmissível e menos mortífera que a Delta, só por si. Isso não está refletido nessas colunas. Essa diferença não é toda devida às vacinas.

  13. Eu alinho 100% nesta análise que propões mas ocorreu-me uma questão: será que o facto de a variante omicron ser muito mais ligeira (apesar de mais contagiosa) não influencia este resultado?
    Não me venham chamar anti vacinas. Eu assim que pude fui vacinado e fiz pressão a todos os que conheço para o mesmo. Estou mesmo curioso, apenas.

  14. Isso não significa nada… Ovelhas que seguem a vacinação são mansos! Vou mas é abolir o flúor da minha dieta para me proteger contra o covid!

  15. É por isto que eu não percebo porque raio as pessoas querem mais restrições e passam a vida a dizer “isto qualquer dia fecha tudo outra vez”.
    Tendo em conta estes números, nada justifica novo confinamento, miúdos voltarem a ter aulas em casa ou mais restrições. Não há nada mais que se possa fazer por isso não podemos andar aqui sempre às voltas. É utópico estar à espera de zero casos por isso há que seguir com a vida para a frente.

  16. Posso dizer que o número de infectados em 2021 está muito por baixo, conheço imensa gente que está auto-confinada porque apanhou corona, que não comunicou ao SNS porque os sintomas estão ligeiros e a linha está entupida, eu incluído.

    Sinceramente, nesta fase, acho que se pode cagar nesta pandemia que já tem tudo alguma imunidade das vacinas e o próprio vírus está mais ligeiro, vai ser só mais uma fonte de constipações a partir de agora.

Leave a Reply