Este tema não é novo, todos estamos habituado a ir as compras e ver a quantidade de produtos com alto conteúdo de açucar, gordura ou sal, e as vezes com pouca força mental lá colocamos alguns no nosso carrinho, ou até a generalidade das compras são por norma esses produtos. Claro que aqui o consumo com moderação dos mesmos é impertivo, mas sabemos que nem sempre isso acontece.

As pessoas são livres de consumirem o que quiserem, a saúde é delas e provavelmente o efeito em terceiros não é tão grave como o tabaco, mas isto inevitavelmente irá sobrecarregar o nosso sistema de saúde.

Nos últimos anos tem havido alguns mecanismos para indicar ao utilizador produtos que façam melhor ou não a nossa saúde (exemplo do Nutriscore, apesar das suas falhas). Também Já temos algumas taxas sobre produtos (bebidas?) açucarados, mas até que ponto não deverimos ir mais longe, e começar a remover por exemplo uso de animais nestes produtos, especialmente “desenhados” para as crianças como foi o caso do México, entre outras medidas?

Obivamente não quero colocar o mesmo tipo de imagens dos maços de tabaco nestas embalagens, mas algo que claramente indique ao utilizador que está a consumir um produto não saúdavel será preciso para aumentar o factor de indecisão aquando a compra do mesmo.

Que medidas têm colocado em prática para diminuir o consumo destes produtos na vossa vida? Que medidas acham que deveriamos adoptar para que toda a gente consiga ter uma alimentação melhor?

Por último, deixo aqui o documentario da DW sobre este tema, [https://www.youtube.com/watch?v=myv7yydtCKc](https://www.youtube.com/watch?v=myv7yydtCKc)

by speeddragon

4 comments
  1. Se formos a deixar de comer tudo o que tenha açúcar, gordura ou sal, então não comemos nada. Até porque o nosso corpo precisa desse tipo de substâncias. O segredo é consumi-las de forma moderada aliada a uma dieta saudável e exercício físico (é um clichê mas é verdade)

    E o problema nunca será não haver avisos nos produtos. As pessoas sabem perfeitamente o que estão a comprar, mas tal como o tabaco, ignoram e consomem na mesma. No máximo, deveria haver uma certa educação em relação a termos como “sem açúcares adicionados” que as pessoas transformam em “sem açúcar”

    Outro argumento são os preços exageradamente altos de alguns alimentos ditos saudáveis (que muitas vezes seria mais saudável comer o plástico do produto do que o produto propriamente dito).

  2. Que parvoíce de conversa. Deixa o Estado estar quietinho que é o melhor que eles fazem.

  3. Vai resultar tão bem quanto as imagem no tabaco.

    Quem fuma, não vai deixar de fumar. Não é como se não soubesse o mal que faz.

  4. Ui onde te vais meter….imagina se metem uma foto de uma moçoila gordalhufa. Cai tudo em cima…

Leave a Reply