
Não tenciono fazer disto um texto muito longo então vou tentar resumir.
Ontem eu e os amigos encontrámos um golfinho morto na costa da praia ao lado de Vieira. A nossa primeira reação foi ligar ao 112, que disse-nos para ligar para o 1820 que acabaria por não atender e custar 0.80€.
Ligamos para a autoridade marítima e (não entendi muito bem a atendedora) disseram-me que não dava no fim de semana e para ligar à capitania da Vieira, cujo número não aperece em ligar algum online. Ligamos para a policia maritima de peniche, não atenderam e a da Nazaré (somos jovens, não tínhamos ideia de para quem mais ligar) foi para uma mensagem gravada a listar situações e números para marcar de acordo com a mesma.
Apareceu uma família que nos ajudou ao também ligar para diversos números (incluive a capitania da Vieria) ou não atenderam ou disseram basicamente, ok.
Tivemos de ficar à espera no total 2h até Bombeiros voluntários aparecem e traterem do assunto (mais tarde um centro de reabilitação marítima tratou do animal) e por isso ficamos agradecidos mas não atendo como é que os outros serviços todos foram inúteis.
Nós também somos jovens como disse antes e não somos da zona por isso se calhar algo nos escapou, mas esperamos 2h para uma coisa tão básica que nem era assim tão séria…..
Resumo: encontramos um golfinho morto e serviços nacionais mostraram-se inúteis execepto bombeiros voluntários e um centro de reabilitação.
by Stunning_Pause4941
1 comment
Parece que ele está bastante ferido no mandíbula inferior e na barbatana esquerda, deve ter sido algum acidente bem grave com uma embarcação.
Quando o encontraram já estava morto? Se sim, não há pressa, era apenas cadáver.
Se não, podiam ter ido buscar baldes de água, mantê-lo húmido e tentar com uma manta trazê-lo para o mar.
Em relação à prestação de serviços do estado, [escrevi isto](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/15b4ofr/esp%C3%ADrito_tuga/) há pouco tempo.
Edit: sem querer ser macabro, observar o osso cortado na barbatana, demonstrando que os cetáceos (golfinhos, orcas, baleias, etc.) são mamíferos e não peixes. Aquele osso é um resquício evolutivo dos dedos que nós mesmos possuímos.