
Ola a todos,
Para vos dar um pouco de contexto: Eu vivo no Reino Unido ha quase 10 anos e como e obvio nao leio (ou vejo) noticias sobre Portugal todos os dias. Contudo, nos ultimos dias sempre que vou ao site da RTP Play, o unico assunto abordado no telejornal e a jornada mundial da juventude.
No sabado passado (29 Julho) enquanto estava a cozinhar decidi assistir ao jornal da tarde da RTP e sem exagero, o assunto da JMJ teve direito a aproximadamente 60 minutos do total da emissao e maior parte das pecas referiam coisas do genero “peregrinos estao a chegar a Portugal de todo o mundo”, “o que acham de Portugal?”, “Ucraniana diz que gosta muito de Portugal”, “peregrinos cantam o hino da JMJ”, “Banda da Paroquia venceu o hino da JMJ”, etc.. ou seja, foi um jornal da tarde com um bom monte de nada.
Link : [https://www.rtp.pt/play/p11140/e707917/jornal-da-tarde/1168301](https://www.rtp.pt/play/p11140/e707917/jornal-da-tarde/1168301)
Infelizmente para mim isto parece um circo sem fim. Nada se discute, nao se informa, nao se fazem questoes de fundo do que realmente interessa.
Ainda neste mesmo jornal da tarde um secretario de Estado afirmou sorridente que existem “5 milhoes de portugueses nesse mundo fora e que os portugueses sao grandes seres humanos e muito apreciados nos paises de origem”. Contudo ninguem lhe perguntou como e que um pais tem o equivalente a 50% da sua populacao a viver fora? porque que isso acontece?
​
by nunoluz
17 comments
Acho que sim.
Eu e a minha esposa ,por exemplo, fomos ontem a um concerto da Norah Jones e ninguém por lá, que nós víssemos, rezou uma avé Maria hehehehehe.
A jornada do quê?
olá, o benfica jogou e perdeu 2-1 o sportem ganhou 3-0.
Bastava os canais equilibrarem as notícias com análise do impacto real a nível de supostos ganhos com todos os gastos que estão a ser tidos. E também mostrarem impacto real de tantas limitações no trânsito, transportes e nos estacionamentos, etc, com relatos reais de pessoas que viram o seu dia a dia afetado pela negativa. Isto porque pelo que me parece basicamente que as notícias tem sido apenas unicórnios e arco-íris.
Por-se em causa o que não parece fazer sentido, simplesmente.
Preocupa-me por exemplo as esquadras por este país afora que poderão ficar desfalcadas por terem agentes destacados para o evento. Hospitais e bombeiros igualmente.
E depois mais tarde, daqui a uns tempos faziam o update ao tema com números reais para se avaliar o que realmente isto traz ao país, a todo o país e não só aos crentes.
Estou curioso para ver qual o desfecho desta notícia abaixo, se acabarem por se safar até dá jeito toda esta maluquice constante à volta das JMJ. Se for o caso quero ver se passa a notícia principal ou se passa despercebido no meio das JMJ, smokescreen and all, just sayin… Esperemos que não.
https://eco.sapo.pt/2023/07/31/bes-advogado-dos-lesados-espera-pronuncia-de-salgado-e-restantes-arguidos/
Não.
vives no UK. passa-se mais alguma coisa por aí quando há algum evento real importante?
a não ser que faças um post destes todos os meses, então é u manifesto exagero dizeres que não se informa nada. Por outro lado, um dos maiores eventos do mundo vai acontecer nesta semana. Querias que se falasse do quê?
Não esta semana as notícias vão ser sempre sobre isso, já enjoa e ainda mal começou
Existe. Subida dos combustíveis de forma significativa. Paga contribuinte.
Normal, é por isso que os políticos gostam tanto de megaeventos. Adjudicam-se centenas milhões em obras sem grande critério ou transparência, e depois ainda se andam a pavonear por lá. É bom para a economia de curto prazo, insuflam indicadores de crescimento, mas não é investimento estrutural, terminada a festa ficam as contas para pagar.
Mas agora são as JMJ mas poderia ser outra coisa qualquer, um evento desportivo, etc. Basta lembrar o Euro2004 e do quanto se esturrou e como o país entrou depois numa ressaca que ainda não recuperámos até hoje.
RTP. – Rádio Televisão da Propaganda
OP, já assisti a dias inteiros de notícias onde só se discutiu a invasão da academia do Sporting, a prisão do BdC ou um tipo que levou um computador de um ministério. 1h de notícias sobre um evento que vai juntar tanta gente como as JMJ não me parece nada de mais. E isso vindo de alguém que vive no Reino Unido que tem das maiores indústrias de lixo jornalístico parece-me um bocado…tonto.
Não. Somos um país pequeno, só pode haver um evento com destaque. Não é como lá fora.
Ainda agora ao meio dia, à mesa comentei isso, cheguei ao ponto de ter de mudar de canal pra canais de filmes dado o ridículo: “1000 autocarros a caminho de Fátima”, “Apresentação do programa de eventos”… 1001 notícias sem qualquer conteúdo! Entendo que seja um grande evento, mas ha necessidade de ter 99% do destaque de notícias? E notícias sobre a política interna, economia? O estado retirou a suspensão do imposto de carbono ao mesmo tempo que apresenta excedente orçamental… GALP com lucros records, casos do governo em esquecimento…
Até parece estamos a viver num paraíso…
crianças a serem violadas
mas como assim ha pessoal com menos de 60 anos q ve noticias? Li na internet q o papa vinha a pt e pensei 2 segundos sobre isso e dps continuei a minha vida.
Nao sei como e no Reino Unido mas em Portugal nenhuma das pessoas da minha faixa etaria liga a televisao pra ver algo q n seja streaming ou canais de TV estrangeiros
Pão e circo, meu amigo. Pão e circo.
Sempre se desviam as atenções dos problemas bem reais sem uma solução à vista que a população média enfrenta.