Covid-19: Portugal regista novo máximo diário de casos e 19 mortes

11 comments
  1. Neste momento devemos ter cerca de +30k casos diários. Conheço imensas pessoas que deram positivas ou tiveram sintomas, e não vão ao apocalipse do PCR. Ficam em casa 10 dias.

    Estou curioso se é esta semana que Portugal atinge a saturação.

  2. já esperado. muita gente deu positivo em auto-testes e só segunda feira conseguiu ir fazer o PCR. isto mostra todo o acumulado do fds natalicio.

    amanhã devemos descer um bocado os casos, palpite meu.

    Foi claro no nosso grafico qd a omicron cá chegou e agora está em força. esperemos q a ministra se engane pq 30 mil casos diários já começa a meter ‘medo’ para os hospitais.

  3. Comparado ao ano passado, obviamente que os números de positivos não importa muito quando o número de mortes ainda é muitíssimo inferior. Agora a questão que coloco é: e se atingirmos 200k em Janeiro. Será que o número de mortes acompanha e chegamos a novamente 80 mortes/dia? Aí já fecha?

  4. Noutras notícias, há um ano estávamos com 80 mortes diárias e 7000 novos casos.

    A vacina está a funcionar e a omicron, com uma taxa de infeção superior, mas uma taxa de doença grave 70% inferior, tornaram o vírus endémico. Neste momento, tudo o resto é pânico. Para ilustrar isto, um número: 3331. Foi o número de mortos causados pela gripe em 2019. Dividido por 365 (o que ignora a sazonalidade da doença) dá uma média de 9 mortes diárias. Se contarmos só com os três meses do inverno, são 37. Estão a morrer menos pessoas por covid do que morreram com gripe em 2019 (que por si só já tinha sido noticiado na altura como um ano anormalmente pouco mortal no que toca à gripe). E a mortalidade vai diminuir ainda mais com as terceiras doses e com o aumento da preponderância da variante omicron.

  5. Uma pergunta por curiosidade a quem já teve covid ou tem alguém próximo que já teve. Como é que sabem que estão a entrar na fase final dos sintomas? Eu estou vacinado, dose de reforço, acusei positivo recentemente. Passei de 38.5 de febre para 36 de um dia para o outro e tirando um tossir a cada 3 horas só tenho mesmo o nariz entupido. No sns não me explicaram quais são os sinais a ter em conta ou o tempo que devo esperar até fazer novo teste.

  6. Quem entrega estes dados à comunicação social podia passar um filtro de média móvel pelos dados com uns 7 pontos porque Portugal tem uma grande variação num período semanal. Antes de ontem era na casa dos 3000, ontem 17000. O pessoal só olha para os números mais altos quando a média apenas desses 2 dias seria cerca de 10000 diários. São números assustadores. Se a ideia era lançar o pânico, atingiram o objectivo.

  7. Eu já disse e mantenho: tem que se dar menos atenção aos infectados, havendo uma tendência de doença menos grave como tudo indica estar a acontecer.

    Mas para isso temos de mudar as regras “do jogo”. Temos de reduzir o isolamento de vacinados, como está a acontecer nos USA:

    https://www.cnnbrasil.com.br/saude/cdc-reduz-tempo-de-isolamento-e-quarentena-para-quem-tem-covid-19-nos-eua/

    Contudo, este número alto de infectados está a provar uma desordem dos sistema:

    1- SNS24 mal funciona com tanta afluência, é um problema porque quem precisa de atendimento que não covid, já ficou a arder.

    2- pela falta de atendimento do sns24, já houve correria aos hospitais de pessoas com sintomas leves, por falta de opções.

    3- encher hospitais com pessoal sem saber o que fazer é tudo menos o que se quer.

    4- com tanto isolamento, já deixou de haver acompanhamento de infectados.

    5- as pessoas tendem a cagar e andar se não conseguem apoio das linhas de saúde.

    Ou mudamos o paradigma dos isolamentos e as regras se adaptam, ou não é sustentável ter muitos casos e ignorar os mesmos.

Leave a Reply