
Revolta sobre o futebol na comunicação social portuguesa
Revolta sobre o futebol na comunicação social portuguesa from portugal

Revolta sobre o futebol na comunicação social portuguesa
Revolta sobre o futebol na comunicação social portuguesa from portugal
43 comments
Isto é tão verdade.
Por favor partilhem isto.
Eu adoro futebol e gosto de ser informado.
Mas é demais.
Completamente. Já enjoa.
É futebol como se tivessem a falar de guerra e é covid como se tivessem a falar de lepra.
E pela não-reacção do jornalista, pareceu-me que ele próprio concordou com a Maria de Almada…
#marianunesforpresident
Mas isto serve para todos os tópicos da comunicação social, principalmente com a pandemia que já não se aguenta tanto spam.
Se a senhora podia desligar a televisão ou mudar de canal ou fazer outra coisa qualquer? Sim claro que podia, tem todo o direito a fazer, e como se diz “quem não gosta, que ponha na beira do prato”.
No entanto, ela diz uma boa verdade. O foco e obsessão com o futebol em TODOS os canais principais portugueses, em todos os canais de notícias e comunicação social em Portugal acaba por ser demais. De cada vez que acontece qualquer coisinha de nada relacionada com o futebol, quer seja um jogador lá fora, quer seja alguém a mudar de clube, alguém a ter um filho, alguém a comprar uma casa ou um carro por 3 milhões, tudo, e digo mesmo tudo, para e dá destaque a essas mesquinhices. Torna-se repetitivo, torna-se cansativo, e muita gente já está farta da mesma coisa.
Sim, pode-se mudar de canal. Sim, pode-se ver outros tipos de conteúdo e entretenimento. Sim, pode-se fazer outra atividade. Mas acho que os canais nacionais ouvirem isto não é só bom, como também necessário, para que eles vejam que as pessoas estão a ficar fartas, que as pessoas não querem ouvir sempre as mesmas lengalengas do costume.
“Após ouvirmos o feedback dos nossos telespectadores, decidimos reduzir significativamente a duração dos nossos segmentos sobre futebol. Iremos retomar esta reportagem sobre Jorge Jesus após quinze minutos de anúncios…”
É futebol e corona, sempre a mesma coisa.
Programas de televisão vivem de audiências. Se os Big Brothers da vida estão há 20 anos na TVI é porque há quem os veja. O mesmo com estes programazecos de merda sobre futebol.
Audiência é audiência, seja o Zé bêbado do café que só gosta de programas de bola, seja a Maria que já está farta, mas que até se atrasa para ter oportunidade de ligar para lá.
Videozinho viral sobre um programa de bola? Até já devem estar a fazer reuniões de gestão de crise no Edifício Impresa.
Se não quando foi um PM a queixar-se mudaram, imaginem a dona Maria.
Não gosto de futebol (nada contra com quem gosta claro), não vejo estes programas, não dou audiências a estes programas.
Simples.
Provavelmente os canais a falar disto têm espetadores, logo é óbvio que falam de futebol e as suas polémicas, mas é a minha opinião, só vê quem quer. A mulher tem razão mas também pode apagar a televisão o mudar de canal.
Futebol é o ópio do povo português. Focam-se mais na bola do que noutros assuntos mais importantes.
Um autêntico pão e circo.
A não contestação do pivô diz muito sobre a opinião dele, os jornalistas não gostam disto, por eles faziam outro tipo de conteúdo mas os diretores de televisão é que ditam o que passa, infelizmente a sociedade quer ver este tipo de “informação” caso contrário as audiências ditariam o contrário, a nossa sociedade está podre.
Quando ouvi falar que a CNN Portugal ia ser 24h/dia pensei logo para mim: “Mas sobre quê estes filhos da puta vão falar?”
Eu digo-vos uma coisinha, eu não era jornalista nem pago ao meu peso em ouro, morria de tédio, de insignificância existencialista passado um mês.
Ide trabalhar caralho, cambada de esteios, coitado de quem é reformado e tem de levar com esta merda sempre que liga a televisão, já sei o porquê do meu avô olhar para uma fogueira.
Sendo um enorme fã de futebol, concordo plenamente com a senhora, ontem por causa do Jesus só se falava de uma coisa, foi ridículo.
O que me mais irritou foi a CNN, de forma geral não era grande fã de a marca vir para Portugal e estava mesmo a ver que ia ser só um rebranding da TVI24 (que é o que acabou por acontecer), mas pensava que pelo menos iam passar menos tempo no futebol, mas não, continuam na mesma. Até acho que acabam por serem piores que os outros canais
Concordo, ontem foram mais de 20 minutos seguidos no início do jornal do meio-dia da sicn só à custa desta novela do Jesus… santa paciência!!
u/savevideo
Eu amo futebol e nunca irei ver estes programas de merda.
Além disso, nem são programas de futebol. São programas sobre a bola. Nenhum dos iluminados percebe ponta de futebol. Estão lá para defender o seu lado e fazer a sua propaganda. Infelizmente esta merda dá audiências.
Para quem goste mesmo de futebol, o Canal 11 é a melhor lufada de ar fresco de sempre.
Uma pessoa sã
Engraçado é quando volta e meia passam reportagens a falar das pessoas estarem horas a fio nas redes sociais, a jogar ou a serem nerds de star wars como se fosse algo obsessivo.
Depois acontece este circo.
Telejornal da RTP2, é o que vos tenho a dizer. 30min e directos ao assunto.
Nada de 1:30 se encher chouriços.
A TV portuguesa é um loop infinito de fanfarrice politica, corona, futebol e pimbalhada. Todas estas coisas em excesso fazem mal, e como a TV portuguesa é só isto então é preciso ter alguma moderação e não consumir estes conteúdos em doses industriais. Se eu ouvir uns 15 minutos de TV como barulho de fundo por dia já chega e sobra, mais do que isso é masoquismo e ficamos revoltados como a senhora.
Fds ela violou a imprensa portuguesa toda. Respect
É o Portugal que temos.
A maioria das pessoas deve ter pensado que a mulher era louca, quando na verdade é a única com noção. Eu não vejo noticias. Apenas servem para manipular as mentes dos menos inteligentes (80% de Portugal).
Tudo esta transformado num Big Brother.. até os jornais. Quem lá aparece e é convidado a opinar não é o mais inteligente, mas sim aqueles que fizeram “generosas ofertas” ou então filhos de “Mellos”. Interessa é populismo para as pessoas ficarem coladas ao ecrã.
Lembro-me de há uns tempos ter ido ver os telejornais de RTP, SIC e TVI para ver quanto tempo era dedicado ao futebol (e foi num dia após ter havido um Porto-Benfica e o Sporting também ter jogado). Em nenhum dos telejornais o tempo dedicado a futebol foi superior a 4 minutos e em todos os casos as notícias apenas deram após 45/60 minutos do início do telejornal. Ou seja, na esmagadora maioria dos casos os telejornais dedicam tempo muito reduzido ao futebol (e outras modalidades desportivas).
Mas por outro lado, quando se interessam por um tema relacionado com futebol esgotam-no até à exaustão e sem grande qualidade. Quando a seleção joga (piorando em Mundiais e Europeus) ou quando acontecem situações como a do JJ ontem é inacreditável o tempo que se perde em notícias e análises sem qualquer tipo de valor. Mesmo os programas que temos são muito fracos (tirando os do canal 11) e os de qualidade (como a Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio ou Grande Área) têm muito pouca relevância.
A partir do momento em que a abertura do telejornal inicia com a notícia do JJ acho que não há muito mais a dizer. Com tanto tema para noticiar, acho impressionante que isto seja cabeça de cartaz.
Num vídeo, dois pólos diametralmente opostos de opinião xD
Subscrevo na íntegra ao que senhora disse.
Umas das razões pela qual já nem ligo a TV
RTP 2 ou Euronews (há uma versão em Português) e seguir em frente.
A dualidade do homem, Maria e Fernando Santos
À conta do fanatismo sobre futebol deixei de ver jornais na TV. Tenho as actualizações no telemóvel num agregador de notícias, onde sigo alguns jornais e pronto.
Santana, és tu?
https://youtu.be/MpB1Ydko4NU
Na mouche
Esta mulher tem coragem para dizer algo que muitos (inclusive eu) pensam.
O futebol hoje em dia é um lixo e um dos grandes culpados é a CS.
PS: Gostei bastante do excerto final. Oh, a ironia
Ainda bem que a deixou falar e não cortou a ligação. É a triste verdade, jogador x vai para aquele clube, clube estrangeiro tem 3 portugueses e um luso-angolano, Jorge Jesus espirrou para um lenço de seda. Já chega, já enjoa.
Ontem ao almoço, todos os Canais de informação as 13h da rtp1 até à cmtv estiveram a dar 30 min sobre o Benfica. Adoro futebol mas por amor de Deus. Ninguém aguenta.
Merda de nojo que me meteu ontem.
De manhã a falarem disso. Almoço a falta disso. Jantar a falar dessa merda.
Puta que pariu.
Eu sei que praticamente toda a gente tem mais canais, mas para quem não tem, ter todos os canais nacionais grátis a falar da mesma merdice todo o dia enjoa.
Props para a senhora. É assim que se faz chegar a mensagem aos meios de comunicação e não a chorar no Reddit.
Este jornalista tinha o poder para cortar a voz à senhora e não o fez. Acredito que muitos deles sejam contra este tipo de comunicação. Props para ele
Concordo a 100% com a senhora, mas, há uma coisa que raramente é mencionada neste tipo de discussões e que acho relevante – na minha opinião, um dos principais motivos pelos quais os noticiários são tão obcecados com futebol deve-se ao facto de mais de 90% da população portuguesa apoiar apenas 3 clubes. Ou seja, qualquer notícia que envolva um destes clubes envolve logo directamente 20%-30% de toda a população portuguesa. Ou se estivermos a falar de um clássico tipo Porto-Benfica estamos a falar de cerca de 70% da população portuguesa que está emocionalmente investida nesse jogo.
Não há noticiários especiais sobre o derby Braga-Vitória ou Portimonense vs Farense. Porque a nossa obsessão nacional não é com o futebol em si, mas sim com esses 3 clubes específicos. Se tivessémos uma cultura que priviligiasse o apoio ao clube local, como em Inglaterra ou Alemanha, não haveria este problema. Enfim, mais um sintoma do centralismo doentio que assola este país.
Não estou sozinho. Obrigado à Maria de Almada. Possivelmente o meu melhor momento de 2021 foi ouvir a Maria.
Esta senhora devia ser consultora dos programas de informação de TV.
O que esta senhora sentiu, eu senti precisamente o mesmo. Raramente vejo TV durante o dia devido a estar a trabalhar, mas ontem passei o dia todo de cama porque estava doente, para ser menos deprimente deixei a TV ligada para ir fazendo barulho enquanto tentava descansar (apesar de não estar a olhar para a TV). Mas ontem durante TODO O DIA e em todos os canais de “informação” estiveram a falar repetidamente sobre o Jorge Jesus. Mas quando digo todo o dia, foi mesmo TODO O DIAAAA…. Até à casa do Jorge Jesus eles foram, e quando passavam a imagem para a rapariga repetia exactamente a mesma notícia “Jorge Jesus depois de bla bla pôs o lugar à disposição”… Ouvi comentadores a dizer exactamente o mesmo umas 8 vezes repetidamente durante todo o dia.
Esta senhora, em poucas palavras expressou na perfeição a realidade do jornalismo português, eu não diria melhor do que esta senhora disse. 👏👏👏
Fonix!
O que faz falta às RTPs, SICs etc desta vida é o grande Diácono Remédios.
Sempre que uma reportagem sobre futebol demorasse mais que 2 minutos, ele devia aparecer por trás do pivot…
“Ó meuz amigos zz zzz. Istoz não é jornalismo de qualidade ahzzzz. As notíciass são mais que futebol. Zz. (desaparece da câmara e volta a entrar)
Não havia.. necesssidade!
Agora desligai as televisões zz zz e passai tempo com as vossas famíliass zz, longe do futebol. zz zzz”
… e depois começava a melga Shop na CNN.
Compreendo-a perfeitamente.
Eu não gosto de futebol, e por causa da exposição forçada constante quando era criança, na realidade odeio futebol. O que não acontece com outros desportos, porque não me são enfiados pela garganta abaixo todos os dias, o dia todo.
Baseada e vermelhopilada