Ómicron “é o fim da pandemia” e “o melhor é deixar o vírus disseminar-se”, defende Pedro Simas – CNN Portugal

25 comments
  1. Como é evidente não sou “expert” na matéria mas sou levado a concordar com esta abordagem.

    O vírus deve estar a “estabilizar” na sua forma; boa transmissibilidade mas menos efeitos graves na maioria dos infectados, um pouco mais ou menos como o vírus da gripe.

  2. Devemos dar ouvidos aos especialistas ou aos especialistas? Assim a pandemia fica uma grande confusão.

  3. Há empresas a fechar, na minha todos os dias há alguém a telefonar a dizer que fez um auto-test e deu positivo se isto continuar assim também paramos já ando a fazer 12 sobre 12 e as minhas folgas estãomais curtas, a estupidez é que de 11 só 2 têm sintomas leves o resto sem sintomas, depois têm de marcar PCR e está tudo cheio, entre tanto marcas um antigénio que também demora, já há países a reduzir os isolamentos dos assintomaticos, ou mudamos os parâmetros ou o país vai colapsar, a cura começa a ser pior que a doença.

  4. Bem, isto seria o ideal e uma ótima notícia. Mas até que ponto os políticos concordariam em pleno com isto e não gostariam de manter umas tantas restrições?

  5. Para quem está há duas horas na fila para levar o reforço da Jansen e ainda tem pelo menos mais 45 minutos de espera, é grande incentivo ouvir que acabou a pandemia.

  6. O CDC já reduziu o período de quarentena para 5 dias, cá pelo Reddit e pelo Twitter está a ser um escândalo, o CDC está no bolso dos grupos económicos! Quando é para ouvir mais restrições toda a gente bate palmas, porque é seguir a “ciência“, quando a ciência indica que o melhor é simplesmente não fazer nada, já que qualquer medida não draconiana é inútil, cai o Carmo e a Trindade. A DGS devia ter tomates e retirar este teatro todo.

  7. É isso q se quer, que vá ficando mais fraco até ser a tal “gripezinha”, para já o que interessa é ir-lhe cortando as vazas com as precauções necessárias

  8. Porque ha pessoal que nao gosta do simas? Ele é que é mesmo virulogista os outros que falam sao professores de saude pública ou infeciologistas.

  9. Até tendo a concordar com deixar esta variante se propagar, mas o que este homem diz é só ridículo.

    Ele quer deixar de confinar quando estás infetado, deixar de testar e rastrear, fingir que de repente a pandemia já não existe!

    Relembro que ainda temos pouca informação sobre esta variante. Temos muito poucos dados sobre o quão menor é a sua severidade, especialmente numa população envelhecida como a nossa.

    Podemos começar a discutir estes cenário de fim da pandemia, mas não falemos com tantas certezas, se faz favor.

  10. Malta: mais importante do que ouvir a pessoa A ou B, mesmo que sejam pessoas formadas na área, é esperar por decisões e recomendações dos órgãos competentes para as tomar.

    Esses órgãos, como a DGS e o ECDC, não só ouvem dezenas de especialistas que os aconselham directamente, como lêem centenas/milhares de artigos científicos sobre o tema. Além disso, não ligam só à virologia, mas também aos outros aspectos da pandemia como a saúde mental ou o impacto na saúde de uma quebra na economia. Ou até se temos Linha Saúde 24 ou SNS para aguentar o que seja pedido deles.

    Por isso, **CALMA**. Nada de conclusões precipitadas. Se isto for de facto o fim da pandemia, começaremos a saber daqui a umas semanas quando os internamentos/mortes não subirem muito. Mas ainda é cedo (e é por isso que DGS/ECDC/CDC ainda não mudaram as suas recomendações).

  11. Não é novidade nenhuma.

    Todas as pandemias deste tipo acabaram desta forma.

    A quantidade de gente enxovalhada, insultada e banida da Internet por ter afirmado em voz alta o que Pedro Simas disse não tem fim.

    Aliás, parece mais um ponto onde os “nagacionistas” vão acabar por ter razão.

  12. Posso tar com uma moca do caralho, mas o Pedro Simas tá-me a parecer bué parecido com o multimilionário do Não Olhem Para Cima

  13. Obviamente que para os histéricos do covid isto não pode ser.

    Este aqui também é negacionista e essas merdas…

  14. As minhas dúvidas são:

    Qual é a vantagem? Visto que podemos voltar a apanhar Covid daqui a 6 meses.

    Não existe o risco de ficar com sequelas no futuro?

    Não vai dar ao mesmo, visto que vai aparecer outra variante pior?

  15. Estou chocado com o número de comentários que parecem querer que a pandemia, restrições e comportamentos antissociais e antidemocráticos continuem. Parece que se apaixonaram pelo roleplay de estarem num jogo post apocalíptico, e só vão descansar quando a maioria da população se sentir tão miserável como eles.

Leave a Reply