Estátua de Ronaldo em Goa causa protestos por ligação ao colonialismo

12 comments
  1. Invasão e conquista Indiana de Goa: 1961

    Nascimento do Ronaldo: 1985

    Ah sim! O Cristiano Ronaldo! Aquele ícone do colonialismo português!

    Só não gostam da estátua porque ele é português. Podemos dizer que é racismo?

  2. É curiosa a reacção dos goeses para com os portugueses. O imperialismo inglês decimou a india. Mas não se vê movimento contra os ingleses. Em Goa existe um grupo de “freedom fighters” contra Portugal. Acho que isto tudo possa ser devido à política de descolonização portuguesa? Não sei. Mas acho curioso esta relação entre Goa-Portugal.

  3. Afinal parece que o complexo da colonização perdura ao longo dos tempos. Já vai sendo tempo de as pessoas pensarem em coisas mais importantes do que discutir a colocação de uma estátua, seja ela de quem for num determimnado local. Se não querem a estatua do Ronaldo não a mandem fazer. Se a querem façam-na e coloquem-na.
    Mas, por favor deixem de considerar o colonialismo como o mal para todos os problemas que os agora paises não conseguem resolver.
    Já chega.
    A situação é parecida com a decisão parola de muitos locais em Portugal que, após a revolução de 1974, desataram a mudar os nomes das ruas só por que os nomes se referiam a figuras do regime anterior.
    A historia é feita de tudo o que acontece ao longo da nossa existência.
    Não é por a tentarmos tapar que ela passou a não existir.

  4. A anexação ilegal de Goa, por aquele estado imperialista que diz não o ser, foi uma das razões pela qual nunca levei a Índia a sério. Para além de destruírem ativamente Goa com as suas remessas de colonos para assimilarem os nativos gradualmente -substituição demográfica e cultural

Leave a Reply