Dois projetos que totalizariam mais de 900 habitações para a classe média perderam a viabilidade económica com a proposta de alteração do IVA na reabilitação urbana, que colocou o tributo destas empreitadas em 23%, revela o presidente da APPII. IDE em queda é explicado em parte pela incerteza legislativa em torno da habitação.

[Mil fogos e 220 milhões de investimento imobiliário travados no Porto com ‘Mais Habitação’ (jornaleconomico.pt)](https://jornaleconomico.pt/noticias/je-diaria-mil-fogos-e-220-milhoes-de-investimento-imobiliario-travados-no-porto-com-mais-habitacao/)

by camisola_amarela

6 comments
  1. A culpa não é do Mais Habitação nem do Governo PS, a culpa é do Passos, ou algo deste género.

  2. Viabilidade económica.. Ou não da lucro suficiente?

  3. Ou seja, fazendo matematica base, os 220 milhoes investidos daria um valor de 250k por habitaçao ( claro que ha outras tipologias mais caras etc ). para recuperarem a “viabilidade economica” teriam de carregar mais dos 23% de IVA, alem da margem de lucro, que podemos dizer que seria no minimo uns 10/15%, ou seja dos 250k teriam de ser vendidos a cerca de 350/400k. Fazendo estas contas de merceeiro, onde é que isto seria para a classe média ?

Leave a Reply