
Dois projetos que totalizariam mais de 900 habitações para a classe média perderam a viabilidade económica com a proposta de alteração do IVA na reabilitação urbana, que colocou o tributo destas empreitadas em 23%, revela o presidente da APPII. IDE em queda é explicado em parte pela incerteza legislativa em torno da habitação.
[Mil fogos e 220 milhões de investimento imobiliário travados no Porto com ‘Mais Habitação’ (jornaleconomico.pt)](https://jornaleconomico.pt/noticias/je-diaria-mil-fogos-e-220-milhoes-de-investimento-imobiliario-travados-no-porto-com-mais-habitacao/)
by camisola_amarela
6 comments
A culpa não é do Mais Habitação nem do Governo PS, a culpa é do Passos, ou algo deste género.
~~Mais~~ Menos Habitação
Mais uma implicação da guerra na Ucrânia
Viabilidade económica.. Ou não da lucro suficiente?
Ou seja, fazendo matematica base, os 220 milhoes investidos daria um valor de 250k por habitaçao ( claro que ha outras tipologias mais caras etc ). para recuperarem a “viabilidade economica” teriam de carregar mais dos 23% de IVA, alem da margem de lucro, que podemos dizer que seria no minimo uns 10/15%, ou seja dos 250k teriam de ser vendidos a cerca de 350/400k. Fazendo estas contas de merceeiro, onde é que isto seria para a classe média ?
“classe media”.