
Então antes de tudo vale dizer como sempre que sou lusodescendente, e assim aprendi a conduzir em França. O meu rant sobre os códigos sai de uma situação que vivi hoje.
Assim HAQ portugueses e franceses não têm as mesmas regras no código no tema da circulação nas rotundas. Em França aprendi que, numa rotunda com duas vias, [a via exterior tem que ser utilizada para sair à direita e em frente](https://www.maif.fr/files/live/sites/maif-fr/files/images/conseils-prevention/la-route/reglementation/art-carrefour.png), ficando a via interior para sair à esquerda e voltar para trás. E hoje, numa situação prática (não conduzo muito por aqui), um carro à minha esquerda quase bateu o meu enquanto estive na via exterior para sair em frente, porque parece que em Portugal só se usa a via exterior ao momento de sair da rotunda.
Mas porque diabo ainda não temos harmonização destas regras? Assim só pode ser normal termos acidentes a acontecer com condutores estrangeiros. E ao pesquisar na internet parece-me que Portugal fica bastante isolado nesta maneira de conduzir, desde que Espanha, UK e Alemanha também fazem como os franceses.
by lodewijk_vdb
8 comments
O mais curioso é que Portugal gosta de copiar quase tudo que se faz no resto da Europa, no entanto, chegaram ao tema das rotundas e decidiram inventar para serem diferentes ou não sei.
Na maior parte das rotundas faz perfeito sentido ficar na via mais à direita para sair na 1ª e 2ª saída.
Com isto, as rotundas funcionavam muito melhor se o pessoal se dignasse a usar piscas, não só o pisca da direita para sair mas também o pisca da esquerda quando estão a contornar.
Vai a Espanha, as parte de dentro das rotundas estão todas por pisar.
Pelo menos em França tem bom senso de usar a faixa interior de vez em quando.
Já os espanhóis, cada vez que apanho um pela frente, sei que vai dar a volta à rotunda pela faixa exterior.
Portugal, por uma vez na vida, está correto. Via de fora utilizada apenas para sair da rotunda.
A europa deu prazos muitos largos para implementar as regras como estão hoje, então há muita malta que aprendeu de maneira diferente e que continua a fazer como aprendeu
Não sei se estou certo ou errado, mas tirando se for na primeira saída faço a rotunda sempre por dentro. Vem daqueles ensinamentos de tios e pais que fazer por fora desgasta mais os pneus, e honestamente é mais fácil para mim entrar para dentro do que andar ali as curvas
Em Portugal usa-se a via exterior entre a penúltima e a última saidas*
Se ias seguir em frente e o outro ia sair para a direita do teu ponto de vista, então o outro estava errado, seja de acordo com a lei portuguesa seja com a dos outros países, visto que o outro devia ter mudado para a via exterior antes de passar por ti.
Para mim era implementarem a rotunda turbo sempre que possível.
[Como aqui](https://media.arcadis.com/-/media/project/arcadiscom/com/blogs/north-america/united-states/brian-moore/2020/bringing-the-turbo/bringing-the-turbo-roundabout-to-the-us—header.jpg?rev=d41d4910e487411b8043a9a46d8d56df).