
Resumindo o artigo da NASA que cito como fonte, existe estudos científicos que explicam o impacto climático na sismicidade relacionada com a água. A gestão humana da água, por exemplo, como quando armazenada em barragens, pode também desencadear sismos. E já aconteceu na Barragem de Oroville, na Califórnia, onde uma série de sismos ocorreram após variações no nível de água do reservatório.
[(fonte)](https://climate.nasa.gov/news/2926/can-climate-affect-earthquakes-or-are-the-connections-shaky/)
As alterações climáticas que estão a derreter os pólos ou originando inundações extremas, consequentemente aumentando o nível de água da Terra e alterando a sua distribuição, pode acelerar o movimento das placas tectónicas, devido a pressão extra exercida sobre a crosta terrestre, propiciando terramotos.
Respondendo a este [post](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/16e2ld0/posts_tão_pouco_esforçadinhos_que_até_dá_pena/) do u/Em_cada_voto_igualdd
A pressão pode não ter efeitos imediatos e apenas acelerar o choque entre as placas. Quando um terramoto ocorre, as placas tectónicas envolventes estabilizam e um terramoto não volta a acontecer nessa zona durante algum tempo, não estou a falar de réplicas, as réplicas fazem parte do processo de estabilização. O gráfico que apresentaste demonstra que tens um aumento gradual entre 2007 e 2011, estabilizando até 2021. No passado, este período de tranquilidade era mais longo e com menos ocorrências.
​
**tl;dr:** As alterações climáticas aumentam o nível da água sobre a Terra, esse aumento origina pressão sobre as placas tectónicas acelerando a ocorrência de terramotos.
by Anoktear