Pergunta honesta: por que motivo se diz que há falta de professores?

by lobodechelas

13 comments
  1. Qual era o tamanho da tua turma quando andaste na escola?

  2. A tua resposta está literalmente no gráfico e o facto de existirem menos estudantes não quer dizer que possas baixar tanto o número de professores.

  3. Já dei algumas aulas a profissionais, só precisei de ter o ccp, ganhava “bem” a hora naquela altura mas tinha muitas horas em casa perdidas para preparar as aulas, acabei por não seguir no segundo ano porque era recibos verdes e ia começar a descontar tanto que acho que alguns meses nem 500ia ganhar… aturar putos tbm não é nada fácil, especialmente nesta época em que vivemos.. o mundo evoluiu e a educação está estagnado há anos…

  4. Sempre bom ver gráficos lado a lado com o “eixo do y” com escalas diferentes. Ignorância ou completa falta de consciência. Se queriam analisar o problema que indicou usassem um rácio de número de alunos por número de professores ao longo do tempo.

  5. ​

    De 96 para 21 ouve uma redução de aprox. 30% de alunos no 1ªciclo

    Alguem sabe dizer se isto tem outra causa para alem da diminuição da natalidade?

  6. O problema da falta de professores não é regional? Vi numa noticia que na região de Lisboa havia falta de professores enquanto que no norte isso não era um problema. Se for assim o gráfico nacional não explica muito

  7. Primeiro, falta aí o número de alunos\professor.

    Falta também saber o número de professores em actividades lectivas… Nem todos os professores dão aulas 🙂 Ou nem todos dão aulas de forma permanente.

    ​

    Ao olhar para os dados assim até parece realmente absurdo dizer-se que faltam professores…

    ​

    Outra coisa: Mostra lá a idade média do corpo docente bem como o número de professores por escalão etário (pode ser em intervalos de 10 ou 15 anos…)

  8. Não venhas com lógica para falar de professores… Eles andam por aqui e não gostam disso.

    Não vais ter este post online muito tempo…

  9. Estes gráficos não dizem absolutamente nada.

    Quantas horas cada professor trabalha?

    Quantos alunos por turma?

    Quantas disciplinas ensina cada professor?

    Mas, respondendo à tua questão, há falta de professores porque não há professores suficientes para a quantidade de alunos.

    O ´número de professores pode aumentar, e mesmo assim a falta de professores aumentar. Basta tu deixares de ter um professor a dar 30h de aulas por semana e começares a ter três a dar cada um 6h de aulas por semana.

  10. Muitos estão velhos e doentes.. nem aulas dão.. outros fazem ronha…

  11. Além do que outros já responderam, nota também que além da redução do número de professores também tens um aumento da idade média dos que ainda são professores. Isto significa duas coisas: 1) os professores mais velhos têm menos carga horária, por razões de idade e de progressão na carreira; e 2) quanto maior é a idade média do grupo, maior será o número de profissionais a reformar-se por ano, o que significa que fácilmente se prevê uma falta de professores a prazo, mesmo nos sítios onde hoje exista um número adequado, mas todos 60+. Como um bom professor não se forma de um dia para o outro, significa que o momento para contratar os substitutos é algures há 5 ou 10 anos atrás.

  12. O número de escolas não reduz proporcionalmente face ao número de estudantes.

    Além disso, antes tinhas muitas escolas com turmas de 20 ou mais alunos. Hoje, muitas dessas escolas têm metade dos alunos, mas não têm metade das turmas. Para te dar um exemplo prático, quando andava no 5º havia 4 turmas, depois desceu para 3, para 2, e agora que o meu afilhado entrou no 5º, só há uma turma, com un 15 alunos (mesmo que passem a 7 para o ano, a turma vai continuar a existir).

  13. Ninguém acha estranho aquele pico ali no meio no nr de alunos para uma queda acentuada novamente?

Leave a Reply