[https://www.dinheirovivo.pt/empresas/cp-nao-pode-ser-gerida-como-uma-reparticao-publica-diz-ex-presidente-nuno-freitas-14238220.html?fbclid=IwAR3TOFjaSpIdWQkDvPGA4NgQBJURGE3la25plZUgoChWrGt0aL9KIHWCNXM](https://www.dinheirovivo.pt/empresas/cp-nao-pode-ser-gerida-como-uma-reparticao-publica-diz-ex-presidente-nuno-freitas-14238220.html?fbclid=IwAR3TOFjaSpIdWQkDvPGA4NgQBJURGE3la25plZUgoChWrGt0aL9KIHWCNXM)

​

Alguns excertos que considero relevantes:

” “Quando falamos em dívida histórica, estamos a falar de dívida contraída, na sua grande maioria, para manter a prestação de um serviço público que a CP sempre foi obrigada a prestar pelo seu dono, nas condições por ele definidas, e sem a devida compensação por tal obrigação. Por isso, é importante que se concretize este saneamento”, afirmou.

Segundo referiu, “a seguir ao saneamento, também é necessário tirar a CP do perímetro orçamental do Estado, para que a gestão da empresa possa ser uma gestão profissional, eficiente e, acima, de tudo escrutinável”. ”

​

O Nuno Freitas diz que saiu uns meses antes do previsto por já ter cumprido o que se tinha proposto. Não terá sido por se ter apercebido das dificuldades que teria pela frente para mudar toda uma forma de estar numa empresa daquela dimensão?

2 comments
  1. Ele esteve lá quase a totalidade do seu mandato, por isso não sei se terá sido esse o motivo.

    A CP pode e deve crescer, como parte da solução para os transportes públicos e com excelência de qualidade. Também era bom aparecer mais players nessa área de forma a haver mais concorrência, desde que a CP possa ter a liberdade financeira que actualmente não tem.

  2. > tirar a CP do perímetro orçamental do Estado, para que a gestão da empresa possa ser uma gestão profissional, eficiente

    Ui uma empresa pública com gestão profissional e eficiente?! Quero ver.

    E depois para onde é que iam nomear os amigos? Ou colocar os 40% de trabalhadores militantes do PS.

Leave a Reply