[https://sicnoticias.pt/economia/2023-10-09-IRS-deve-baixar-mais-do-que-o-previsto-em-2024-55c15882](https://sicnoticias.pt/economia/2023-10-09-IRS-deve-baixar-mais-do-que-o-previsto-em-2024-55c15882)

O valor ainda não está fechado, mas o comentador da SIC Luís Marques Mendes diz que o Governo quer antecipar o calendário que tinha definido em abril. “É um alívio fiscal bem maior do que aquele que tem sido referenciado”.

**O IRS deve baixar mais do que o previsto no próximo ano. O Governo tinha confirmado uma redução de 525 milhões de euros. Mas afinal o corte poderá chegar aos mil milhões de euros.**

Como a SIC já tinha avançado, o desagravamento deve ir até ao sétimo escalão e, em alguns casos, também as taxas podem baixar.

>“Vai bastante além dos 500 milhões, pode até ser na ordem dos mil milhões, ligeiramente mais ou menos, dependendo de algumas condições. Portanto, é um alívio fiscal bem maior do que aquele que tem sido referenciado”, afirma Luís Marques Mendes.

O valor ainda não está totalmente fechado, mas o comentador da SIC diz que o Governo quer antecipar o calendário que tinha definido em abril.

>”O Governo tem a intenção, ao que eu apurei, de antecipar valores que estavam previstos para 2026 e 2027. O valor final deve estar a ser fechado nas próximas horas”.

* [Salário mínimo vai mesmo subir para 820 euros em 2024](https://sicnoticias.pt/economia/2023-10-07-Salario-minimo-vai-mesmo-subir-para-820-euros-em-2024-a3b1ec6d)

## OE entregue amanhã no Parlamento

Até porque o executivo tem até esta terça-feira para entregar o [Orçamento do Estado](https://sicnoticias.pt/especiais/orcamento-do-estado) (OE) na Assembleia da República. No documento estará prevista a atualização dos escalões de IRS.

Ao que a SIC apurou, o desagravamento pode ir até ao limite máximo do sétimo escalão. Ou seja, deve beneficiar quem recebe até 50 mil euros anuais, cerca de 3 mil e 600 euros por mês.

Para as empresas, também estão previstas medidas e incentivos para aumentarem os salários em pelo menos 5%, como ficou definido no reforço do acordo de rendimentos, assinado este sábado entre Governo e parceiros sociais, em que só a CIP e CGTP ficaram de fora.

Nesse documento, e também no OE, estará previsto que os empregadores que no próximo ano apliquem esses aumentos distribuam os lucros pelos trabalhadores.

O valor é equivalente a um salário base e nunca ultrapassa aos 4.100 euros. Esse pagamento fica isento de IRS e de TSU, mas não se aplica a acionistas.

by lou1uol

6 comments
  1. Estou fora, como é costume. Já cansa esta descriminação. Para quê ter um trabalho mais qualificado quando posso ter um que dá menos trabalho e recebo o mesmo à pala de medidas como esta?

  2. E que impostos vão aumentar ou inventar para compensar?

  3. > O IRS deve baixar mais do que o previsto no próximo ano

    > em alguns casos, também as taxas podem baixar

    bem, já estou a ver que sou “rico”, ainda vou ter de pagar mais

    imba descem uma pequena percentagem da taxa de IRS, “comida” pela inflação e mais apoios e aumentas nas despesas de IRS

  4. Isto é tudo muito zero mas sem ver as tabelas e comparar com as atuais não me diz nada.

  5. Eu tenho a certeza que o Governo vai baixar o IRS a quem pouco ou nada paga.

    Não era 55% (ou whatever) pago pelo 5% de topo? Passa a 60%

    Entretanto podemos sempre ver o pessoal qualificado a emigrar 🙂

    Edit:

    >O valor é equivalente a um salário base e nunca ultrapassa aos 4.100 euros. Esse pagamento fica isento de IRS e de **TSU**, mas não se aplica a acionista

    Que eu saiba a distribuição de resultados fica sempre isenta de TSU…

Leave a Reply