Nao entendo qual é a alternativa… pesar maçãs uma a uma? Comprar aquelas redes e andar a pagar o peso delas?

by saposapot

20 comments
  1. Portanto vou ter de imprimir uma etiqueta para cada maçã? Acho que um saco leve era mais ecológico mas pronto… há que sacar mais dinheiro ao contribuinte, não é?

  2. Vegetais todos no mesmo saco (de rede), na caixa que os dividam e os pesem fora do saco. Se dá trabalho a quem não tem culpa? Sim, mas só é comido quem quer.

  3. Caixas de self service estão desgraçadas. E nem todas as caixas suportam pesagem.
    Governo empurra com uma taxinha

  4. Haja paciência, qual era o grande problema desses sacos? Eu não vejo os rios em Portugal entulhados de plástico, ao contrário de certos países. Esses sacos ou eram reciclados ou iam parar às lixeiras. É que além de serem indispensáveis nos supermercados dão jeito depois em casa. Mais uma vez, a “proteção do ambiente” implica sempre fortes inconveniências, senão não estamos a fazer nada aos olhos dos governos.

  5. Não esquecer que isto entra em vigor ao mesmo tempo que acaba o IVA Zero para doer a dobrar quando for comprar maçãs. E os 4 cêntimos certamente vão pagar IVA a 23%, portanto realisticamente é uma taxa de 5 cêntimos.

  6. Já uso desses sacos há algum tempo, não é nada de outro mundo. Pesas a fruta e metes no saco, a etiqueta colas num papel que normalmente têm por lá, se não tiverem o papel colas no saco e depois tiras.

  7. A alternativa é levar sacos/embalagens de casa.

    Opinião pouco popular já vi…mas embora não goste de taxinhas a verdade é que os supermercados é que são os culpados porque desenvolveram sistemas em que quem faz o trabalho de pesagem e pagamento é o cliente.

    No mundo rural o que se faz é num saco mete-se as maçãs as peras os pêssegos os tomates por cima e tá feito.

    No supermercado até bananas o pessoal embala! Um saco, duas bananas, chegam a casa saco no lixo. Qual foi a utilidade do saco? Segurar e etiqueta do preço…

    Mais chato é no peixe e carne. Reconheço. Mas vão ver como parecem alternativas. Quando foi os sacos de compras que passaram o estado também estava à espera de uma grande receita para o fundo ambiental e a verdade é que quase não se vendem.

    A ver que resposta os supermercados vão dar, agora já não têm desculpa para não aceitar que o pessoal traga embalagens de casa como tem acontecido…

  8. Pesagem self-service em caixa self-service: não é um problema. É pesar na própria caixa e colocar no saco cada tipo de produto (as maças, as couves, as batatas)

    Pesagem self-service em balança na zona dos frescos: pesar cada tipo de produto, tirar a etiqueta, colocar em local vísivel (uma aba de uma caixa de cartão é top) e depois “picar” essas etiquetas na caixa (seja self-service seja com assistente). Os produtos vão para o saco das compras\carrinho\outro.

    Pesagem por assistente em caixa: colocar cada tipo de produto no tapete, minimamente agrupado e deixa-lo fazer a pesagem, colocando depois no saco das compras\carrinha\outro.

    ​

    Não vejo grande mal. Nada diz que os items individuais têm de estar ensacados individualmente por grupo\tipo (um saco de maças, outro de peras, outro com cebolas, outro de couves, etc) embora perceba que tal seja mais conveniente.

    ​

    Isto é daquelas alterações que parecem horríveis mas o impacto no dia-a-dia é mínimo.

  9. Medidas possíveis: Governo implementa obrigatoriedade de sacos de papel nos supermercados para a fruta/legumes/peixe/carne.
    Ou Governo proíbe simplesmente o uso de sacos de plástico leve, obrigando os consumidores a trazerem sacos de casa, ou, em alternativa, terem de comprar um saco de papel na caixa para levar os produtos.
    Medida que o Governo acha viável: TAXAR ESSES INIMIGOS DO MEIO AMBIENTE! TAXAR! TAXAR! TAXAR!
    Que bonecos estes socialistas.

  10. Maldito Passos Coelho e as suas taxas e taxinhas a mandado da TROIKA !

  11. Ou seja: vamos consumir o mesmo número de sacos, mas eles vão ser menos leves.

  12. Uma taxinha de merda para mostrar à europa que continuamos a ser os maiores no controlo do plástico. Temos esta tendencia tão portuguesa de mostrar orgulho no que mais degrada as condições de vida do cidadão comum.

    No fim, vão emporcalhar as passadeiras das caixas e tornar ainda mais miserável o trabalho daquela gente.

  13. Lá se foram os sacos, grátis, do papel higiénico com cocó.

  14. Maltinha tenho uma dica para todos voces , eu costumo fazer e já enriqueci com este pequeno truque que eles não querem que tu saibas.
    Nas compras , compra uma embalagem de sacos do lixo e usa esses sacos para levar as compras …..

    Wow such consept much gainz …

    A verdade é que o valor dos sacos ja era diluido no valor do peso da fruta e agora vamos pagar os sacos em dobro , Obrigado PeÊ-se

  15. Problemas de primeiro mundo. Que eu saiba as maçãs não precisam de estar dentro de um saco para serem pesadas. Não queres pagar o peso do teu saco, retiras as maças de dentro do saco quando as colocas no tapete ou balança, e voltas a guardar depois de terem sido pesadas. É assim tão difícil?

  16. Não pretendo fazer publicidade, mas não é o Mercadona q tem sacos q são compostaveis? Isso é q se deveria generalizar (se não estiver enganado)

  17. A alternativa é teres sacos de papel como há, por exemplo, nos Estados Unidos. Aliás, não percebo porque não existem cá há mais tempo.

Leave a Reply