Garrano é um equídeo Nativo do Minho e Trás-os-Montes, em Portugal, é um dos grandes herbívoros, desempenha um papel fundamental na prevenção de incêndios rurais, consumindo material combustível em grandes áreas

9 comments
  1. O principio ecológico de “rewilding” tem grande potencial em Portugal, que tem grandes zonas rurais despovoadas e com tendência para aumentar. Se não se prevê uso humano nessas áreas deve-se apostar nesta tendência de restaurar os ecossistemas ao estado mais natural possivel e a introdução de espécies, nomeadamente grandes herbivoros faz todo o sentido. Em Espanha até há quem fale na reintrodução do bisonte Europeu, que faz o mesmo papel dos garranos e consome quantidades enormes de biomassa vegetal, prevenindo os incêndios.

    vale a pena dar uma vista de olhos https://rewildingeurope.com/

  2. Nunca tinha pensado neste papel destes animais. Sempre que os encontro, gosto de parar uns segundos, ao longe só a observar.
    Também é comum ver vacas, ovelhas e cabras, acredito que o papel que desempenhem seja idêntico.

    Falta mesmo é avistar um lobo eheh

  3. Olá de além mar,

    Srs. fiquei curioso, os garranos tem ou tiveram alguma utilidade doméstica, como no uso do arado, montaria e afins, ou é como as zebras, são importantes para o ecossistema, biologia, mas para fins humanos, são ornamentais?

  4. Eu vejo consumidores de material de fotossíntese e produtores de gás metano. Já agora, se não houvesse a mania de cobrir o país de pinheiro e eucalipto, e se a malta limpasse e arasse o terreno como a lei manda (95% de mato é privado) , não haveria motivo de preocupação com este tipo de fait divers.

Leave a Reply