Aumento dos combustíveis é “inevitável” e “vai doer”, alertam ambientalistas

25 comments
  1. Criação de uma rede de transportes públicos mais eficiente ❌

    Criação de uma rede de ciclovias ❌

    Cidades com limite 30 e medidas de acalmia de trânsito eficazes ❌

    “Imposto” em nome do ambiente ✅

    Cidades como Braga, Aveiro e Porto estão anos e anos atrás nas medidas de transporte coletivo/ mobilidade suave. (Também porque não dá votos)

    Obviamente que no interior não haverá para já densidade populacional suficiente para estas medidas.

    E mesmo em Lisboa há muitos velhos do Restelo, a começar pelo presidente do ACP que diz que as bicicletas são boas para passeio mas não para deslocações diárias. Inclusive em redes sociais o mesmo diz: “cada vez mais os carros vão andar as ciclovias e não há polícia que os pare”. Como é que uma pessoa que faz estas declarações é meses mais tarde chamada para falar numa reportagem sobre mobilidade suave?

  2. Não me importava de pagar o valor dos combustíveis tal como estão se todo os cêntimos cobrados em impostos sobre os mesmos, fossem aplicados única e exclusivamente em planos de alternativas de mobilidade e não servirem de porquinho mealheiro para td e mais alguma coisa.

  3. Sou todo a favor de mover a economia para um modelo mais verde, mas tal só vai acontecer de uma forma sustentável se a transição “doer” o mínimo possível.

    Aplicar modelos de transição de países bem mais ricos a Portugal não é exequível. A Noruega só tem os indices de eletrificação da mobilidade porque tal mudança é sustentada pelo maior fundo soberano do mundo… alimentado pelo petróleo do mar do norte.

    Portugal sendo um país pobre, com baixo poder de compra, não é justo exigir aos portugueses que passem fome de modo a que o governo possa dizer aos parceiros internacionais que estamos a transitar para uma economia verde. Porque a realidade vai ser mesmo essa, as famílias vão ter que começar a fazer sacrifícios para poder comprar gasolina e irem trabalhar.

  4. Eu trabalho a 25km de distância do meu trabalho e vivo em casa dos meus pais porque lol, o que é ter uma casa?

    Como é que estes idiotas esperam que eu viva?

    Que gaste 2 horas a andar de bicicleta só para ir trabalhar?

    Que pague 200€ em gasolina só para ir trabalhar?

    Que alugue uma casa mais perto do trabalho e gaste 2/3 do salário?

  5. esta-me a custar entender o que é que os ambientalistas têm a ver com o valor absurdo que pago de impostos.

    ​

    Mas uma vez a velha logica tuga de mudar o foco do problema.

    Como antigamente se dizia: desconversar.

    ​

    e para os ofendidinhos: sim, o ambiente é importante e sim o preço vai ter tendencia a subir, etc… mas não é essa a questão do momento.

  6. Porque é que os ambientalistas acham sempre que são moralmente superiores? Que não vão ser afetados por isto? Será que entendem como funciona uma cadeia de produção? Será que acham que o abacate que compram no supermercado é plantado e colhido no meio da cidade onde vivem?

  7. Podemos culpar os políticos, as empresas, a globalização ou o que for mas a verdade é que é muito pouco provável que com este sistema económico consigamos evitar um colapso ambiental e social.
    Eu tive uma cadeira que se focava em políticas ambientais e quase todas as políticas ambientais são deste género. Nada apelativas e não resolvem a raiz da questão.
    Podemos concordar que o nosso impacto tem de ser o mais sustentável possível nos próximos anos.
    Também podemos concordar que hoje em dia a maioria dos humanos vive numa economia de competitividade e crescimento infinito em que todas as entidades (nações, empresas, indivíduos, ideias, etc.) competem entre si.
    Isto significa que actualmente qualquer tipo de controlo é praticamente fútil porque se a premissa do nosso sistema económico é o consumo e crescimento seria preciso um mega estado que se gere fora de ideologias e não um estado corruptivel e relativamente incompetente com políticos de carreira actuando dentro do capitalismo.
    Esse modelo híbrido não é suficiente, vai doer ao cidadão comum e vai fazer com que uma minoria de ricos fiquem mais ricos e a maioria fique mais pobre.
    A pergunta a “como vamos controlar o nosso o impacto” só tem 3 possíveis respostas:
    1- os humanos criam novos sistemas logísticos para coordenar os seus recursos eficientemente e fora de ideologias.
    2- Uma ideologia vai fazê-lo de acordo com as suas narrativas (actualmente seria capitalismo, consumismo, competição com a fiscalização do estado). Esta é a estratégia actual.
    3- Um estado eco autoritário tentaria controlar o nosso impacto a todo o custo.

    Vejo muitas pessoas a criticar o governo com críticas válidas o que é bom, mas no entanto a acreditar que há soluções para nos tirar deste buraco em que nos encontramos sem mudanças drásticas.

  8. …Sim, por isso é que uma das estratégias mais populares para converter uma população a passarem a usar veículos elétricos, bicicletas e transportes públicos é aumentar os impostos em veículos de combustíveis fósseis e usar esse dinheiro para diminuir os custos (quer por subsídios, quer por redução de impostos) e investir nessas alternativas. Temos 60% de impostos nos combustíveis, onde estão o outro lado da balança? Incentivos para veículos elétricos? Construção de infraestrutura para veículos elétricos, nomeadamente carregadores, e bicicletas? Melhoria de transportes públicos?

  9. Se os carros elétricos fossem oferecidos mais de 90% da população não podia usalos, pelo simples facto que vivem em apartamentos sem garagens que não permitem o carregamento dos mesmos.

  10. E que tal, wait for it

    A gente fazer exploração de gás e petróleo em Portugal e wait for it again, usar esse dinheiro para reduzir o imposto sobre combustíveis e pagar para o investimento “verde” em Portugal. Este sendo energia nuclear?

  11. Vou então viver para a casa desses ambientalistas já que sem carro não posso ir trabalhar e pagar as contas, que tal?

    E já agora onde estou, transportes públicos são uma miragem. O que é “transportes públicos”??

  12. Sim, sim. Este aumento dos combustíveis e afins é mesmo porque estão preocupados com o ambiente…

  13. Então e se nós, já que nao somos ricos, adiássemos essa transição para ser mais suave, em vez dessa mentalidade da terrinha de “o vizinho tem então eu também tenho de ter” e depois endividam-se para comprar, so que sendo governos, sempre podem cobrar mais, so que isso só vai piorar a qualidade de vida e depois quero ver quando nao houver hipótese mesmo nenhuma de comparecer ao trabalho porque nao há transportes e o combustível está caro. Vais a pé? Boa sorte, pra mim ir a pé de casa ao trabalho são 5h. Não vou perder 10h da minha vida para ir trabalhar mais 9 (8 + hora de almoço) sobram 5h para sequer dormir quanto mais fazer o resto.

    Ah, e em 90 por cento do país, os transportes são autocarros. Autocarros que usam o mesmo combustível do carro. Logo adivinhem quem vai aumentar os passes já pro ano?

  14. Acho que pessoal de bom senso vê que a subida dos combustíveis é geral. Queixas no Brasil, USA e Canadá é ao molhe.

    Mas isso faz com que a carga fiscal seja para encolher os ombros? Ainda não entenderam que pagamos como os Alemãs mas com 1/3 do salário médio? E não, não é culpa da subida de preços, é intenção do governo. Com Espanha aqui ao lado, com preço mais baixo, e ainda andamos com rodriguinhos a volta deste assunto.

    2 afirmações podem ser simultaneamente verdade:

    Sim, o preço irá continuar a subir, em todo globo. Seja por termos chegado ao pico de exploração de petróleo, seja porque Covid.

    Sim, os impostos são um alto problema para um país com a nossa economia.

    Já disse isto aqui N vezes, se o governo reverter a taxa de carbono de 2020, não aumentar em 2022, e retirar o adicional no ISP, sao 12 cêntimos a menos.

    Este governo acha que a obesidade se resolve comendo mais.

  15. Eu compreendia tudo isto se não houvesse uma taxa por eu ter painéis solares no meu telhado, e se os imposto criados por este governo para abastecer os carros a eletricidade nao fossem tão altos e exagerados, financeiramente em Portugal não há qualquer benefício em investir um pouco mais num carro a eletricidade ou numa casa mais sustentável, o argumento de que temos de aumentar os impostos no carbono é excelente e eu concordo com o mesmo, discordo é que se aumente o imposto em tudo o que supostamente são medidas de apoio ao ambiente.

Leave a Reply