Abstenção na Europa

21 comments
  1. Agora espera pela grandiosa tríade de muitos em isolamento+malta com medo de se infetar+ possivelmente mau tempo, junto à já elevada abstenção…

  2. “Se contabilizarmos o valor da participação eleitoral utilizando como referência o número de residentes com idade de voto, não-estrangeiros em Portugal, concluímos que em 2019 a participação eleitoral nas legislativas foi de 62% em território nacional em vez de 54% como dizem os números oficiais. Se pensarmos nas Presidenciais de 2020, a participação real em território nacional foi 52% em vez dos oficiais 45,5%. São cerca de oito pontos percentuais em ambas as eleições, o que constitui uma discrepância elevada. O que os dados dos censos mostram é que atingimos uma abstenção técnica demasiado grande para uma democracia consolidada.” in [https://www.publico.pt/2021/12/28/opiniao/opiniao/sobrestimacao-abstencao-portugal-1990039](https://www.publico.pt/2021/12/28/opiniao/opiniao/sobrestimacao-abstencao-portugal-1990039)

  3. Introdução do voto obrigatório era uma medida, como a Bélgica e o Luxemburgo têm e funciona muito bem lá, pois são países prósperos onde se o governo faz merda, rapidamente é substituído. Aqui não faltam crises com o Cabrita e o governo atual ainda continua lá.

    Assim quem se queixa do governo já não tem desculpa para dizer que “ah o meu voto não ia mudar nada”.

    Tudo o que impede os portugueses de votar é pura preguiça, nada mais. Na sociedade atual, o voto devia ser obrigatório, nem que fique nulo ou em branco. O que se lutou pela democracia devia ser, a meu ver, exigido.

    Tanta merda com o 25 de Abril para mais de metade do país acabar a não ir votar é grande ironia. Curioso como o 25 de Abril continua a ser amplamente celebrado quando os portugueses nem se dignam a usufruir do que foi ganho nesse dia.

  4. Não votam não racham lenha. Devíamos era dar prioridade aos votos em branco, esse é o voto de protesto. Abstenção é dizer que prescinde do voto.

  5. > Por esse motivo, e tendo em conta que é previsível que este comportamento se acentue à medida que nos aproximamos das eleições de 30 de janeiro, e depois de um período de reflexão e debate interno, decidimos bloquear as publicações referentes ao projeto “+factos”.

    🤔

  6. Em pleno século XXI porque é que ainda não há voto online? Aposto que ajudaria bastante no que toca à abstenção.

  7. É porque o povo anda bem informado e sabe que não pode mudar o sistema, pois, os políticos são todos uns ladrões gananciosos, com políticas sociais de efeite.

  8. Vamos executar o mesmo trabalho de estatística, mas desta vez em volta do Big Brother. Estou curioso.

Leave a Reply