Está confirmado, o polígrafo anda no r/portugal.

29 comments
  1. É o que eu digo: postar no Reddit é a nova versão do “chama a CMTV”. Afinal, é mais fácil vir cuscar o Reddit do que fazer jornalismo a sério

  2. Carga fiscal da Suíça: 22%

    ROTFL.

    A tacanhez de quem fez aquele gráfico é tal que não percebeu que na Suíça paga impostos federais, cantonais e municipais.

    Mas para quê estragar uma boa narrativa com a realidade.

    Depois, é preciso umas aulas de geografia. Para o autor desse gráfico, que até se sabe quem foi, a Grécia é Europa Ocidental, mas outros países da UE mais a oeste, como a Croácia, Polónia, Eslovénia, Eslováquia não.

    Não encaixava na narrativa.

  3. Eu já vi o “Anda a circular nas redes sociais” ser complementado com imagens aqui do sub

  4. É recorrente, p. ex. os videos que aparecem de vez em quando no Jornal da Noite, tipo assalto aqui, ou violencia ali, apareceram aqui primeiro.

  5. Andou no instagram também. Aliás, tive de andar a explicar porque é que aquele gráfico não fazia sentido.

  6. Alguém viu o gráfico que eles disseram que mostrava que as gasolineiras aumentaram abruptamente a margem de lucro durante a pandemia? E depois o gráfico mostrava que desde o primeiro semestre de 2020 que as gasolineiras não aumentam as margens (aumentaram abruptamente mas em 2018 é 2019).
    Eles disseram que a notícia era verdadeira mas o gráfico (que mostraram) prova que é falso!

    Outra foi a do chega que diz que a malta do rsi tem de ir trabalhar. E eles “provaram” que mais de metade dos beneficiários não pode ir trabalhar ou porque não tem idade ou porque por terem mais de 50 anos não podem limpar mato nem reabilitar e manter edifícios.
    O meu pai tem 65 anos e é pedreiro.
    Atenção que não estou a defender o chega. O polígrafo está um bocado sectário. Falaram da IL e do cotrim para darem uma não notícia (mas que o liga ao rendeiro). Mostram BE e PCP a ajudarem o PS em tudo (basicamente como se o PS só fez merda por causa do BE e PCP que se abstiveram e votaram a favor dos orçamentos). O chega a do rsi. Do PSD que foi por culpa do Rui Rio que acabaram os debates quinzenais. Na Alemanha não houve greve contra o aumento do preço dos combustíveis.

    Quanto ao PS querem aumentar o imposto do tabaco, bebidas alcoólicas (menos o sagrado vinho e a Santa cerveja), e bebidas açucaradas, que penso que toda a gente (até eu que fumo) são minimamente a favor (talvez não nesta altura mas nada disto deixa de ser luxos).

    Desculpem o rant. discordam? Concordam? Fico cada vez mais frustrado com os tentáculos que chegam a todo o lado.

  7. Alguém explica a lógica da “Europa Ocidental”?
    Grécia? Malta?
    Acho que vou ter de aprender geografia de novo.

  8. isso é partilhado nas redes sociais por todos os minions da Iniciativa Liberal. é a bíblia deles, essa página do mais liberdade

  9. A minha pergunta é mais geral e é simplesmente: quem “fact checks” o “fact checker”?

    Estas cadeias de verdade, que se citam de forma cruzada e circular ao ponto de quase não se saber a origem exacta do facto, são por definição inquestionáveis e acima de qualquer escrutínio?

    Por exemplo: quantas vezes assistimos ou lemos uma notícia em que se diz *”de acordo com um estudo recente…”* e esse artigo e autores nunca são mencionados explicitamente; ou *”de acordo com os especialistas da organização X…”* e os nomes dos especialistas não se conhecem nem parecem interessar – o importante é diluir o autor do facto numa hierarquia de credenciais institucionais acima de qualquer aparente escrutínio.

    Os detalhes essenciais geralmente perdem-se no sensacionalismo do artigo do jornal. E no caso da TV, no perdem-se no “sound byte” de 120 segundos do noticiario, que supostamente não tem tempo para aprofundar a notícia, mas no seguinte bloco de informacao pode gastar 10 minutos a falar de algum vinho ou de um hotel qualquer no Algarve.

  10. Toda a gente devia ler este artigo. O problema cá é o quanto se sobrecarrega de impostos a classe média, e as borlas que se dá aos mafiosos de cima, com as taxas de evasão fiscal preocupantes que temos.

    Ainda há pouco saíram os Pandora Papers, e estão vários tugas implicados, mas parece que vai continuar tudo na mesma, com a impunidade de sempre.
    Há que criar melhores e mais eficazes mecanismos de combate a esta realidade.

    https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/os-mitos-da-carga-fiscal-449335

  11. O problema do Pilógrafo é que a carga fiscal não se calcula assim. A carga fiscal inclui *todos* os impostos, sejam eles diretos, como o IRS/IRC, ou indiretos, como o IVA, ou o ISP.

    A carga fiscal em Portugal é bem mais baixa que 41%, é 34,6% ([estimativa INE 2020](https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=472471995&DESTAQUESmodo=2))

    Além disso nem toda a gente em Portugal é solteira e sem filhos, diria mesmo qua só uma pequena minoria o é.

    É que uma coisa é dizer “a carga fiscal direta para pessoas solteiras sem filhos” é 41% e outra, bem diferente é dizer “a carga fiscal em Portugal é 41%”. A primeira afirmação é talvez verdadeira*, a segunda é falsa.

    Contas feitas, a avaliação à avaliação feita pelo Pilógrafo é: ERRADO.

    *-Sinceramente não percebi como é que o Pilógrafo conclui que a carga fiscal direta para pessoas solteiras sem filhos é 41% olhando apenas para a tabela do rendimento médio líquido.

  12. O facto do poligrafo ter sido comprado pela Impresa ou lá como se chama a empresa, perde toda a credibilidade qd comenta certos artigos de politica. Se tas comprado, tas alinhado com os interesses corporativos.
    Feliz natal

  13. Mas essa carga fiscal não é a percentagem dos impostos em relação ao PIB? O que é que isso tem a ver com pagar muitos impostos? Só quer dizer que grande parte das nossas receitas são impostos.

    Porque não colocam antes a taxa efetiva de IRS que neste momento é de 17%?

    Num país que pouco ou nada produz, que não tem matérias primas ou grandes exportações, parece me obvio que grande parte da receita publica seja o IRS. E também relembrar que a maior subida de %IRS sobre o PIB foi feita pelo governo de Passos Coelho o que não deixa de ser curioso. É a medida mais eficaz para controlar o endividamento publico.

  14. Nós somos o Leste da Europa Ocidental e não tarda vamos ser ultrapassados por eles. Estou farto desta precariedade, às vezes dói nos ossos pensar num futuro em Portugal

  15. O pessoal realmente não percebe o quão rápido a informação viaja hoje em dia, pois não?

    Até é provável que o post não tenha sido original de que quer que tenha posto aqui… O que tendo em conta a imagem pixelizada parece ser o caso. Portanto o que te leva a crer que o viram aqui?!

Leave a Reply