Há mais de um ano que têm aparecido muitos destes insetos no prédio onde moro incluindo o meu apartamento. Alguém mais informado me consegue explicar de onde vêm e como melhor posso erradicar esta espécie da face do planeta?

23 comments
  1. São bichos da prata. Também conhecidos como bichos do papel. Eles andam dentro das paredes em todo o lado e gostam de destruir e agruparem-se em coisas feitas de papel, cartão e afins.

    Não sei livrar-me deles. Mas como nem são assim tão chatos eu simplesmente mato-os quando vejo e pronto.

  2. Eu tinha muitos num apartamento em lisboa e enchi a puta do chao todo com um daqueles sprays para matar bichos, varias vezes. E resultou bastante bem, deixei quase de os ver dps disso.

  3. Eles são atraídos pela humidade. Talvez seja boa ideia investir num deshumidificador, principalmente ao fim do dia porque eles são nocturnos.

    Existem daquelas armadilhas para bichos rastejantes, baratas e afins. Atraem-nos, ficam presos e morrem lá. Será que funcionam nestes?

  4. Eu tinha muitos no sótão. Comprei umas tiras de papel com cola que atraem insetos e meti junto à parede (onde eles andam mais) e passado uma semana deixei de os ver.

  5. Há um insecticida chamado biokill que trata deles e não voltam durante bastante tempo. Há vários biokill, tens que comprar aquele que inclui esses insectos. Não é tóxico para animais de sangue quente.

  6. São “silver fish”, inofensivos e não causam grandes danos.

    Se os quiseres eliminar, a estes e quaisquer outros insectos, a resposta é “ácido bórico”. Apesar do nome é um pó e é inofensivo para humanos e animais de companhia. Não é tóxico ao contrário da maioria dos insecticidas comerciais. Espalhas um bocado e ao fim de algum tempo começas a ver os resultados porque eles não morrem logo e acabam por levar para os ninhos.

  7. Lido regularmente com insectos indesejáveis na minha horta e aprendi que estes seres vivos são extremamente sofisticados. Não é possível erradicar uma espécie de insectos face do planeta, sobretudo aqueles que nós consideramos “pragas”. Eles arranjam sempre uma forma de prosseguir o seu ciclo de vida.
    Recomendo que em vez de tentar alterar as coisas chatas que existem no mundo à tua volta concentrares essa energia para tentar aceitar que o mundo à tua volta tem coisas chatas.

  8. Além do papel, como toda a gente mencionou, comem cabelos e pele morta. Em minha casa aparecem quase sempre na casa de banho e à noite. Aspirar a casa de banho muito bem pode ajudar, pois remove alguma da fonte de alimentos, mas eu acho quase impossivel livrares-te deste animal.

  9. Fácil. Compra um gato. A minha gata fica num frenesim e mata logo. Quantos mais destes melhor, ajuda a preservar o espírito selvagem do meu bicho.

  10. Em minha casa havia-os em todo o lado.
    Apartamento dos anos 70.
    Notei que eles se metiam entre os rodapés, sobretudo, então comprei massa de tapar frinchas, das que vêm em boiões, e tapei todos esses burcaos pela casa toda.
    Dá trabalho, mas eles ficam sem sítio para se esconder.
    Voltei a ver uns dentro de um armário de loiças, e fiz o mesmo.
    Eles estragam algumas coisas, livros, alguma roupa, tudo o que tenha celulose ou fibras naturais…

  11. Tens de tapar os buracos que possam existir na casa de banho (provavelmente). Eles não fazem nada mas a solução é mesmo tapares buracos

Leave a Reply