Inércia da Polícia Municipal.

Inércia da Polícia Municipal. from portugal

41 comments
  1. 5 anos num gulag da Coreia do Norte era um mimo para um consumidor de oxigénio deste.
    O policia municipal precisa de ter melhor preparação para estas situações.
    Tem que entrar com pés juntos para imobilizar estes palhaços.

  2. Em muitos sítios isso já é motivo para, o mínimo, uma valente cacetada no gajo…. Agora isto? 😀
    Ainda ouvi alguém “chama a policia” 😂

    Mas ja agora, a polícia não anda sempre aos pares para evitar esse tipo de situação?

  3. Falta melhor preparação para o polícia, mas também mais meios. Estar sozinho não é nada abonatório e aqui vê-se o porquê.

    Pelo menos fez bem em não escalar desnecessariamente a situação, usando uma arma de fogo, que o tipo não iria ficar intimidado pois sabe bem que a polícia municipal não pode usar sem mais nem menos uma arma de fogo, talvez levando ao polícia a escalar a situação para impor autoridade, o que poderia ser fatal.

    Uma situação de merda para o polícia, sem dúvida. E uma enorme falta de respeito pela autoridade por aquele merdas.

    Ainda bem que filmaram, para verem como a polícia muitas vezes tem de agir com as mãos, pés e até boca tapada.

  4. Armas menos que letais devem ser usadas nestas situações!

    Mas parece que o Sr Polícia Municipal não tem qualquer formação em lidar com confrontos.

    20.000 volts no lombo ou um piri piri nos olhos resolviam a coisa

  5. e agora entendemos o porque de os criminoso fazerem o que querem. Nao ha problema, depois a policia larga essa frustracao em malta cumpridora e cidadaos que respeitam as normas.

  6. Portanto um polícia municipal serve apenas e só para passar multas a quem não pagou o bilhete de estacionamento?

  7. So para ver se eu entendo, então mas um policia municipal não é basicamente um fiscal/vigilante?

    [https://www.lisboa.pt/cidade/seguranca-e-prevencao/policia-municipal](https://www.lisboa.pt/cidade/seguranca-e-prevencao/policia-municipal)

    Não me parece que as funções deles passem por detenções ou intervenções por isso aqui não se pode dizer que exista inércia. Simplesmente a pessoa não desempenha essa função nem tem preparação para esse tipo de funções.

  8. Para quem é produtivo e cumpridor existem uma infinidade de organismos e agentes cuja função é lembrar e vigiar de que continua produtivo e cumpridor.

    Para quem não é produtivo e nem cumpridor existem uma infinidade de organismos e agentes, cuja finalidade é compreendê-lo, auxilía-lo (sem julgar), proporcionando-lhe o máximo de apoio e conforto possível.

    Tudo pago pelos produtivos e cumpridores.

    Aproveito para lembrar que será necessário pagar mais, pois os orçamentos de todas as estruturas de auxílio revelam-se invariavelmente insuficientes.

  9. Senão era:

    *”Polícia Municipal agrediu violentamente um jovem e está a causar controvérsia nas redes sociais devido ao possível uso abusivo de autoridade”*

    ^(Mas tenho um amigo na polícia de intervenção que ia gostar de apanhar um gajo destes à frente.)

    **Quanto ao Sr. Agente:**

    • Esteve muitíssimo bem em não ter escalado a situação tendo em conta as circunstâncias em que se encontrava. Não é responsabilidade da Polícia Municipal lidar com este tipo de situações, neste caso é chamar a PSP, EPRI, ou GNR. A Polícia Municipal tem como missão elevar o bem-estar do município, garantir segurança e o cumprimento das normas municipais. Não tem propriamente preparação para este tipo de situação como terá um militar da GNR, ou um agente da PSP.

  10. O actual clima político em que vivemos hoje torna situações como estas ainda mais constrangedoras para qualquer força de autoridade.

    Mesmo que tenha tido alguma formação em imobilização e/ou treino para resolução de conflitos, o agente tem de regular também as suas emoções e a força com que age.

    Adiciona a isso os factos de que, hoje em dia em qualquer espaço público, tens sempre alguém “armado” com uma câmara pronta para gravar o pior que possa acontecer com as autoridades e o clima de descontentamento com as autoridades em geral neste país ajuda a pintar sempre uma imagem negativa das mesmas.

    Se o homem agisse mais agressivamente, ou como alguns aqui dizem, taser no bucho, queria ver os que diziam depois que não havia necessidade de o ter feito e que foi brutalidade policial..

  11. Chamar a esta malta de polícia, é um erro. São meros fiscais de trânsito. Fiscal municipal seria mais adequado.

    O valentão que vá tentar a sua sorte com dois agentes da PSP, ver se faz o mesmo.

  12. A função dos policias municipais não é a mesma dos outros “polícias”. Eles nem sequer tem formação em defesa pessoal porque não é essa a função deles.

  13. Infelizmente para o agente em questão, é assim que se tem que reagir no caso de uma pessoa que atente contra ele. Se o agente retaliar pode levar processo disciplinar ou ser levado a sair da polícia municipal. Quem poderia actuar aqui e levar o cidadão ao chão e até deter seria a GNR ou PSP. O que o OP e o agente podem fazer é levantar um auto sobre o que a pessoa fez (o agente faz o auto, o OP serve de testemunha).

    A polícia municipal pode ter porte de armas, se a câmara assim o decidir. No entanto, é um tipo de polícia que foi criado com o intuito de confirmar que as regras são cumpridas, e portante desconfio que neste caso mesmo com arma o agente não fosse disparar, para evitar processo disciplinar. Sim, é uma polícia um bocado básica nesse aspecto e é muito fácil que um cidadão faça queixa de um agente municipal e esse leve com consequências pesadas.

    A título de exemplo, a minha mãe uma altura estava a andar de carro na cidade e fecharam uma rua onde ela precisava de entrar para ir para casa. Não fecharam num dia especial nem avisaram, foi para uma obras. Ora por lei é preciso que a câmara avise com pelo menos 24h de antecedência o fecho da rua (hoje em dia com Facebook isso é mais facilitado, à época costumavam pôr papéis nas ruas afectadas). Nisto vem um agente da polícia municipal mandar parar o carro e explica que tem que dar meia volta e seguir e a minha mãe explica que precisa de entrar naquela rua e que não foi avisada do fecho. O agente diz que avisaram, a minha mãe perguntou por que meios. O homem não responde e a minha mãe afirma claramente que vai passar na mesma, por ser o caminha para a casa dela (a rua tinha já uma grade, a minha mãe ia passar à volta dela). O agente não tem mais argumentos, meteu-se à frente do carro e a minha mãe quase o atropelou. Porquê? Porque assim ele seria uma vítima. A minha mãe parou a tempo, mas pediu nessa altura que se identificasse. Ele relutantemente identificou-se e a minha mãe começou a desabafar que percebeu a jogada dele mas que ele também percebe o que está mal ali, que a rua não devia ser fechada sem aviso e que os moradores da rua apesar de tudo têm de ter meios de aceder à casa, etc (ela aos berros xD). Aí ele só se calou, deixou-a passar e pediu desculpa. Porquê? Porque a partir do momento em que pedes a um agente para se identificar, ele sabe que podes fazer queixa dele.

    Não dando razão à minha mãe, porque penso que nenhuma das partes esteve bem, mas isto só mostra o quão pés e mãos atados estão os polícias municipais.

    Deixo aqui o artigo que define a polícia municipal, para quem quiser: https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=227&tabela=leis&so_miolo=

  14. um salva de palmas para o senhor policia, nao era eu que levava e ficava parado, so de ver ja me apetecia espancar o socio

  15. Há aqui muita malta sem noção da realidade, o que é normal. A polícia municipal do Porto e Lisboa são agentes da PSP em comissão de serviço.

    O que estamos a ver aqui é SIM um agente da PSP. Que foi “emprestado” pela PSP à câmara de Lisboa para prestar uma comissão de serviço na polícia municipal (ganha-se mais).

    O agente em questão teve formação de defesa pessoal, tem formação em tiro e técnicas de intervenção policial, algemagens, etc. Mas o que acontece é que a idade já pesa e o mesmo não carrega gás pimenta, bastão, algemas… Apenas e só a arma. Obviamente que ao final de uns turnos/gratificados sabe bem andar mais levezinho, mas se as coisas correm para o torto (como aconteceu) e as técnicas de mãos livres não funcionam, só tinha a arma. E obviamente que não quis escalar assim a situação, e “pôs-se a jeito”. As pessoas também decidiram gravar em vez de o ajudar…

    Na minha opinião é um misto de impunidade que se vê na sociedade face à perda de autoridade dos elementos policiais que representam o estado vs a má atuação do agente da PSP.

  16. O mais triste aqui é ver um verme insultar e agredir um PM por saber que ele não pode fazer nada para se defender.

    Aqui só via a hipótese, o homem ter entrado no carro e de alguma forma chamar a PSP para o ajudar.

    Há qualquer coisa em ver um homem já de alguma idade numa posição tão vulnerável que me deixa profundamente triste.

    Mais triste ainda porque o homem foi humilhado, e isso pesa.

    Espero que recupere psicologicamente desta situação , isto é asqueroso de se ver.

  17. Se fosse na américa tinha havido uns pew pew pew e o senhor pontapé já cá não estava. Não pode haver um meio termo? Não dava para o agente mandar uma cacetada bem dada ao gajo?

  18. *”Ah mas não vimos o que aconteceu antes para justificar isto. Não podemos estar a julgar só o que aparece no video. De certeza que a vitima fez por merecer a porrada”*

    É isto que se diz sempre neste videos, não é?

  19. ” tu não te metas ” diz a gaja.

    Infelizmente, é um dos nossos grandes problemas como sociedade.
    E eu não falo do alto do meu cavalo moral, porque provavelmente também não teria coragem de me meter.

  20. Man, sou só eu que tenho vontade de dar uma carga de lenha nesse filho de 30 putas?!

    Fodam se vocês e o politicamente correcto! Coitado do homem! Imagina o filho desse polícia a ver isso?

    Imagina a carga emocional de abuso que esse homem vai ter que suportar. Por ser polícia e não fazer nada.

    Coitado do senhor.

  21. LOL fez me lembrar os GNR’s que não fizeram nada e o resultado foi o cigano atropelar 2 pessoas. que país de merda. cheio de estrutura e capital humano ineficiente.

  22. If this was the US there would have been 15 cops surrounding him, he could’ve had a police dog released at him or been shot.

  23. Para mim a lei devia ser alterada e o agente poder utilizar a arma para se defender… se está a ser agredido tiro nos gajos. Acho que estamos a chegar a uma situação complicada em Portugal, as forças policiais não são respeitadas e cada vez têm menos capacidade de fazer cumprir a lei, a justiça é muito leve ou não funciona e cada vez mais a criminalidade está a aumentar e a ser mais violenta.

Leave a Reply