
Qual a vossa opinião sobre os jornalistas que conduzem os debates das Legislativas?
Eu tenho uma opinião não muito boa da Clara de Sousa e do João Adelino Faria. Muito opinadores e fácil de ver de que lado estão. Fazem questões e interrompem de seguida os candidatos. Parece que querem se assumir como um dos protagonistas do debate…
A melhor surpresa pela positiva, é a jornalista da Sic Noticias que esteve no debate entre o Livre e o Bloco de Esquerda. Rosa Oliveira Pinto [https://www.rtp.pt/play/p9787/legislativas-2022-debates-sic-sic-noticias](https://www.rtp.pt/play/p9787/legislativas-2022-debates-sic-sic-noticias)
12 comments
Não são jornalistas, são comentadores basicamente.
A jornalista da SIC notícias também esteve bem no BE vs Chega.
>Eu tenho uma opinião não muito boa da Clara de Sousa e do João Adelino Faria. Muito opinadores e fácil de ver de que lado estão. Fazem questões e interrompem de seguida os candidatos. Parece que querem se assumir como um dos protagonistas do debate…
Se fossem entrevistas, as perguntas deles até me pareceram boas, mas para debates é isso que dizes, tentam ter um protagonismo excessivo, em vez de deixar os candidatos falar.
>A melhor surpresa pela positiva, é a jornalista da Sic Noticias que esteve no debate entre o Livre e o Bloco de Esquerda. Alguém sabe o nome dela?
Rosa de Oliveira Pinto
A pior coisa que vi foi o gajo que estava a moderar o debate entre o CDS e o PAN dizer: “Mas podem interromper se um ao outro!”
A partir desse momento foi um circo. Que era exactamente o que ele queria.
Em geral os moderadores querem circo e que eles falem nas intrigas políticas. Tudo para obter audiências.
As medidas de cada partido nas diferentes áreas e quais as vantagens e desvantagens de cada uma, pouco ou nada são faladas. Era para isto que deveriam servir os debates.
Para além do curto espaço de tempo que impossibilita desenvolver qualquer raciocínio menos superficial. Ou sequer falar de uma única área por inteiro, mesmo que superficialmente.
Vale tudo, desde falácias completamente evidentes até a ataques pessoais e não deixar os outros falar. Um verdadeiro circo.
Genericamente são muito fracos. Penso que tentam uma moderação muito à americana que acaba por ser sempre demasiado tendenciosa.
Na minha opinião, o objectivo de um moderado deveria ser ser esquecido. Ou seja, nós não devíamos saber quem era o moderador porque ele conseguiu deixar toda a atenção nos candidatos.
A Rosa de Oliveira Pinto também gostei bastante porque lá está, foi moderadora e não opinadora. Os outros deixaram a sua opinião pessoal transpôr. Eu não queria entrar por este caminho, mas dá a entender que deixaram o ego sobrepôr ao profissionalismo que devem ter. O que é pena, pois acho a Clara e o João bons pivôs, o que só mostra que têm tudo para fazerem um bom trabalho se quiserem.
A Rosa Oliveira Pinto tem sido espetacular em todos os debates que dirigiu até agora. Bastante profissional, fazendo questões importantes, equilibrando o barulho e não deixando ninguém fugir às perguntas, atirando mesmo à cara e apertando com eles. A forma como ela geriu a arrogância normal do AV foi perfeita, deixando-o ser como ele é mas sem ser demasiado. Sem duvida absoluta que a gostava de ver mais vezes, tanto como pivô como moderadora.
Clara de Sousa é uma excelente pivô mas absolutamente péssima como moderadora e não sei porque razão insistem em meter em tudo o que é do canal principal da SIC. Its okay to just do one thing, ela não precisa de fazer piruetas e loops, deixem ser apenas pivô porra.
O João da RTP matou-me com o “Podem interromper se um ao outro!”, o debate foi um circo de merda com a Inês do PAN sempre a ser interrompida a meio de frases pelo Chicão a armar-se em galo.
>Eu tenho uma opinião não muito boa da Clara de Sousa e do João Adelino Faria. Muito opinadores e fácil de ver de que lado estão. Fazem questões e interrompem de seguida os candidatos. Parece que querem se assumir como um dos protagonistas do debate…
Clara de Sousa não faço ideia, mas João Faria, tal e qual o que dizes. Tanta vez que quero ouvir o candidato e lá vai ele meter o bedelho onde não é chamado e a meter palavras nas bocas das pessoas, parece que querem tramar quem estão a entrevistar, não sei se para ultraje para terem mais visualizações se por motivação política atrás de portas.
>A melhor surpresa pela positiva, é a jornalista da Sic Noticias que esteve no debate entre o Livre e o Bloco de Esquerda. Rosa Oliveira Pinto
Sei pouco dela, só a vi nessa entrevista, mas também gostei muito dela, deixava-os falar, o que disse não pareceu ser enviesado, pareceu ter flexibilidade conforme o contexto da situação (não sei quanto é das perguntas pré-escritas, quanto é moderação e adaptação por parte dela) e e parece que tentou fazer o que pode conforme as possibilidades, neste caso estando a referir a tão pouco tempo com os 25 minutos.
também não gosto nada da moderação destes debates mas a Rosa de Oliveira Pinto, a que mencionaste, até me impressionou pela positiva
Não sou da área de comunicação social , mas como apreciador de conteúdo informativo , o jornalista não deve ser protagonista, deve só lançar as bases e deixar a história e os debates desenvolverem se por mérito de quem o faz . Tenho pena que hoje em dia o jornalismo como o do Sir Trevor McDonald esteja a desaparecer . Lembro dele ter feito uma reportagem de investigação sobre a pena de morte nos EUA e notava – se isso , ele foi para ouvir e aprender , não para dar a opinião dele .
É assim, o único que vi das legislativas, que foi o do André ventura e do Rio. Não notei diferença no comportamento que também vi nos debates das presidenciais, interrupções sem fim, falar por cima uns dos outros, não saber controlar os intervenientes, e mandar bitaites e perguntas absurdas ao longo do debate já curto. Sim é um facto que provavelmente um debate com o Ventura não é o melhor exemplo, mas do que me recordo das anteriores, não me acredito que os comportamentos se tenham alterado.
Acho que a Clara de Sousa ficou traumatizada com um dos debates que fez com o Ventura nas presidenciais (acho que com a Marisa Matias) em que até acabou a bufar por não conseguir controlar aquilo, e desta vez está a tentar compensar e a ser super interventiva, não deixando ninguém dizer nada