
Olá a todos,
Sou aluno no ISEG. Como tal, na plataforma da universidade tenho acesso a um motor de busca que me permite ver o curso que cada aluno fez, ou os cursos em que um determinado aluno esteve inscrito. Assim, caso se queira, dá para ver quem não conseguiu completar o curso a tempo, ou quem desistiu de um mestrado para ingressar noutro, etc.
No outro dia, apenas por curiosidade, resolvi pesquisar o nome do Pedro Nuno Santos do PS na plataforma, pelo que me deparei com isto. O Pedro Nuno Santos, de facto, concluiu a licenciatura em economia no ISEG, mas após isso matriculou-se em 3 mestrados, pelo que presumo que mudou de mestrado 2 vezes, sendo que não conseguiu concluir um dos mestrados no tempo devido (presumo que tenha sido a sua escolha final, o mestrado de economia e políticas públicas). Em todas as pesquisas que fiz, não vi ser atribuído em nenhum lado o grau de mestre ao Pedro Nuno Santos, e não me parece que, caso ele tivesse mestrado, perderia a oportunidade de estampar isso no seu currículo, na tentativa de sobreapreciar as suas competências.
Penso que o percurso académico de qualquer indivíduo não é a única coisa importante no seu percurso (e como tal, para avaliar a sua eventual capacidade de ser eficaz na ocupação de cargos públicos e políticos). Qualquer um tem o direito de estar indeciso quanto ao seu futuro, mas neste caso, e tendo em conta o currículo do Pedro Nuno Santos, tanto na passagem pela empresa do pai (que se não me engano é a sua única experiência no mundo empresarial, e no setor privado), como no seu papel enquanto ministro das infraestruturas e da habitação, que também tem bastante que se lhe diga. Tendo em conta o que referi, penso que o seu percurso académico, juntamente com o seu pobre e duvidoso currículo clarifica o quanto da gestão da economia portuguesa, e de políticas públicas, ele realmente percebe.
Quero só deixar claro que não digo isto na tentativa de favorecer nenhum outro partido específico, ou qualquer outro candidato a líder do PS em específico, mas sim para tentar mostrar a outras pessoas a incompetência do Pedro Nuno Santos para estar num cargo como líder do PS, ou eventualmente de primeiro-ministro. Não seria assim tão crítico, caso se tratasse de outra pessoa, e noutra situação que não a concorrência para líder um dos principais partidos políticos nacionais.
Por fim, peço que me corrijam caso tenha errado algum dos factos que referi aqui.
PS: penso também que, independentemente do indivíduo, mudar de mestrado 2 vezes, e mesmo assim não concluir a tempo a escolha final de mestrado é, no mínimo, bizarro.
by Xibinhu
4 comments
Não percebo o teu problema; ter um currículo manhoso e duvidoso é um requisito obrigatório para se ser ministro/primeiro-ministro/assessor/deputado.
> O Pedro Nuno Santos, de facto, concluiu a licenciatura em economia no ISEG, mas após isso matriculou-se em 3 mestrados, pelo que presumo que mudou de mestrado 2 vezes, sendo que não conseguiu concluir um dos mestrados no tempo devido (presumo que tenha sido a sua escolha final, o mestrado de economia e políticas públicas).
Há uma diferença entre não conseguir ou não querer.
Quando fiz o mestrado, diferentes colegas abandonaram a meio por diferentes motivos – abriu uma vaga no mestrado que queria e mudou, logo no início; foi pai; mudou de emprego para um cargo que exigia mais disponibilidade temporal; perceberam que não era aquilo que queriam; acho que foram estes os motivos, na altura – todos tinham capacidades para o finalizar, simplesmente optaram por não o fazer.
Este gajo pesqui-pasta.
O PNS pode não ter perfil académico, mas é um excelente profissional! É doutorado na escola da vida em corrupção e aldrabice, com muita experiência profissional que o demonstra. Qualquer um pode contactar o PS e comprovar.