
Nem sou gajo de postar muito no reddit, mas sinto que preciso deixar os meus 2 centimos sobre isto tudo como designer gráfico. Também meti um tl;dr no fim já que isto até ficou meio longo.
Antes de começar, acho que o logo podia estar melhor, sim. Não é o meu propósito estar aqui a defender a nova imagem gráfica. Trabalhando em design sei bem o que às vezes custa lidar com clientes, briefings, revisões e o diabo a sete. A ideia que temos pode ser completamente mutilada pela altura que chega à altura de entregar o projecto. Sinto é que as pessoas estão só a dizer mal para fazer parte do grupo dos que dizem mal. E isto tudo foca-se em dois aspectos: O preço do logo e o minimalismo, e nenhum deles é particularmente válido. Vamos começar pelo preço então.
**O preço**
O logo custou 74 mil euros. Dinheiro dos contribuintes, e todos nós de certa forma pagámos este novo logo. Meu deus, pagar 74 mil euros por um logotipo. O horror, o drama. A mim parece-me um preço justo, considerando a dimensão do cliente. [Logotipos são caros](https://www.brandcrowd.com/blog/famous-logos-and-how-much-they-cost/), e se seguirem este link podem ver que há coisas muito mais ‘escandalosas’. Nem todos são entidades públicas, mas também as há ali no meio, e com preços que compravam 10 dos nossos logos. Agora decidam-se – Querem pagar um trabalho realmente o que o trabalho deveria ser pago, ou querem dar 300 euros por um logo e queixar-se que nada é pago ao preço que devia ser pago e é por isso que tanta gente emigra? Só quero dizer com isto que deixem-se de merdas e piadas de “*olhem eu também fiz, quero 100k*”. É parvo e só mostra que não percebem um cu de como as coisas deveriam ser. Ou se queixam porque custou muito ou iam-se queixar porque “nem o governo paga como deve de ser” se tivesse sido barato.
**O design**
O design em si, é minimalista. Talvez demais, e é aqui que se calhar não gosto tanto. A bandeira está demasiado desconstruida. Mas honestamente, funciona. O [manual do logo](https://www.dgeste.mec.pt/wp-content/uploads/2023/10/RepublicaPortuguesa_BreveManual.pdf) existe e até aconselhava a darem uma vista de olhos. O logo funciona bem em tamanhos pequenos, em aplicações sobre imagem, cor, etc. Talvez também por ser tão simples, mas de certa forma consegue manter uma identidade gráfica que remete de certa forma para Portugal. Podia estar mais bem conseguido, de facto, mas criticar porque alguém conseguia fazer isto no paint em 5 minutos é dos argumentos mais parvos que já vi. Também faço o da BBC no mesmo tempo, são 3 quadrados com letras, é um mau logo? Posso fazer 3 rectangulos e roda-los uns 30º, e toma, logo da adidas. Deve ser um logo de merda então. Até a Microsoft são 4 quadrados. **A simplicidade de um logo não determina se é bom ou mau.** Nem todos os logos têm de ser uma coisa ‘super criativa’ e brincar com formas e conceitos. [Este logo](http://www.logoed.co.uk/wp-content/uploads/2015/09/d3382d45eb49d96a4eacc6875788d5df.png) por exemplo é fantástico. Mas imprimam isto a preto e branco em pequeno no canto duma carta que recebem em casa e fica uma merda, parece só um ‘&’ com qualquer coisa la pelo meio.
​
O meu ponto aqui é, critiquem o logo, força, mas façam-no pelo que interessa realmente criticar – A simplificação exagerada da bandeira e identidade portuguesa, o conjunto de formas e cores que consegue remeter para outras bandeiras ( México, Italia com um ~~sol~~ queijo, até Mali.. ), a perda de elementos tão Portugueses como as quinas/esfera armilar ( que se pode argumentar que ficam complicados em certas aplicaçoes do logo). Qualquer coisa. Mas post atrás de post a dizer “*ahah paint*” ou criticar o preço, já enjoa. Eduquem-se um pouco por favor.
​
**tl;dr -** O preço do logo é justo para a realidade deste tipo de trabalhos. O design simplista não é mau por ser simplista mas pela forma como simplificou. Fazer no paint não é argumento nem nunca deveria ser.
by heave_afar
15 comments
A minha critica é apenas esta. Porque mudar o logo e gastar dinheiro quando o antiga esta mais que bom. Vivemos num país que todos os anos pede dinheiro emprestado para pagar a despesa do estado. Todos os anos a divida sobe e hipoteca mais o futuro. O que o governo faz? Gasta quase 100k numa coisa insignificante que ninguém pediu. Não me fodam mas foi claramente para dar dinheiro e trabalho a alguem. Foi tacho.
Tou impressionado pah, mas se te convenceste a ti mesmo fico feliz.
Sem gozo, como exercício agr devias tentar dar uma perspectiva positiva no caso das gêmeas e sobre a bondade de Portugal <3.
É feio mas também acho que a malta está a exagerar um bocado. Acho que muito disto vem de uma certa ala política que está a tentar levar isto para o lado dos wokismos, politicamente correcto, etc. A mim o que me faz mais espécie é aquele espaço branco. Fica mesmo a parecer a bandeira do México e não a de Portugal.
Amigo, estás a perder o teu tempo. Vires aqui ou ao tasco da esquina explicar todo o trabalho que envolve design gráfico (que é muito mais que o logo) é igual.
Apesar da malta aqui se achar muito inteligente são iguais aos tasqueiros que acham que é tudo muito fácil de fazer e eles fazem igual mas mais barato.
Mais, nunca ligaram um chavelho ao logo mas agora, ai ui oh tio que tiraram os símbolos.
74k por um logo e o gajo diz que parece realista devido ao cliente que é LOL
Desde quando o preço e ditado pelo tipo cliente e não pelas horas de trabalho
Ridículo..
Se tivessem eliminado o espaço branco e simplesmente metido o “queijo” por cima do plano verde e vermelho tal como está na bandeira nacional teria ficado muito melhor e distinto de outras bandeiras. Ou ao invés do “queijo” (que representa a esfera armilar) podiam ter metido o escudo de armas minimalista que é, na minha opinião, bastante mais importante do que a esfera armilar.
Pagar para mudar para pior.
Não obrigado.
A sério que consegues justificar um gastode 75k em algo não necessário? Isto mostra bem que o estado é incompetente. Para quê mudar algo que estava bem? Não haverá outros problemas que pdoeriam beneficiar desta verba?
Mas alguém achava que era preciso mudar o logotipo?
Em vez disso podiam pôr mais uns trocos no porquinho da cultura, no porquinho da ciência e tecnologia ou no porquinho da saúde.
Um preço justo 74K? Que anedota, eu percebo que queiras defender o teu peixe, mas tás a viver numa realidade paralela!
>Logotipos são caros
Wow a ginástica mental que é preciso comparar uma empresa privada que pagou 30k por um e um governo que paga 70k dos nossos bolsos
Pqp é feriado vai ler um livro
Não.
É estupidamente caro e ainda por cima ficou uma merda.
Concordo com tudo o que o OP diz. Não sou designer gráfico, mas trabalho numa área similar, e concordo particularmente que “dizer que se faz aquilo em 5 minutos” é uma parvoíce.
Convido aqueles que tanto criticam a fazer um exercício: peguem numa folha em branco, peguem numa imagem da bandeira de Portugal impressa em vários tamanhos (imaginem um logo minúsculo daqueles que vêm no final da página) e experimentem gerar a vossa própria ideia para o logo. Será que conseguem desenhar os elementos que lá “faltam”? Se todos conseguimos fazer, então coloquem aqui as vossas propostas ao problema. E não se esqueçam de testar o vosso logo em fundos de várias cores.
Podia ser melhor? Creio que sim, mas não posso dizer isto com muita certeza sem experimentar…
O preço do logo é “justo” se tiver tudo o que deve associado:
– Manual completo de normas gráficas;
– Estudo e aplicação do logo e materiais nas mais diversas telas;
– Campanhas e ajustes associados;
– Materiais gráficos completos, incluindo motion graphic
– Acompanhamento durante um período de X tempo
– etc…
Mesmo com estes materiais todos, a simplicidade do logo é notável. O logo funciona, contudo acho que seria mais interessante o governo elaborar um concurso público onde designers poderiam submeter os seus projetos e ir a concurso, não gastando este valor absurdo. Daria oportunidade a designers menos conhecidos a criarem portefólio e talvez quem sabe até ganhar.
> A mim parece-me um preço justo, considerando a dimensão do cliente.
Ou seja, achas correcto pagares mais por um artigo porque o comerciante acha que tens cara de rico? A justiça do preço passa principalmente por todo o processo e tempo gasto a chegar ao produto final. Seja como for, para o preço pago acho muito mau valor já que o logotipo parece algo ajustado a marcas como Fisher Price, Chicco ou Early Learning Center. Nunca para um estado soberano.
Por outro lado, o que é criticado e questionado é a necessidade da despesa… não são poucos os casos onde o novo design dá merda porque a marca deixa de ser reconhecida. Claro que isso não é um problema para um Estado que pode tirar o que bem lhe apetecer de quem aí mora, mas o princípio pode ser usado nas criticas.
> É parvo e só mostra que não percebem um cu de como as coisas deveriam ser.
A meu ver mostra que as pessoas têm melhor gosto do que o Estado que aceitou isso como produto final… mas já que tu sabes da poda, explica e justifica-nos a todos como é que isto é uma obra de arte apenas ao nível de designers conceituados.
> Mas honestamente, funciona.
LOL Yeah… eu olho para aquilo e penso logo no estado Português…
> Também faço o da BBC no mesmo tempo, são 3 quadrados com letras, é um mau logo? Posso fazer 3 rectangulos e roda-los uns 30º, e toma, logo da adidas. Deve ser um logo de merda então. Até a Microsoft são 4 quadrados.
Todos estes exemplos remetem para um produto e logotipo que são marcas da empresa e transmitem o que pretendem transmitir correctamente… o da BBC está lá escrito. O da Adidas actual nasceu em 91 e o motivo (as três riscas) já vem de 71. Nota também que a Adidas tem designs de produtos icónicos e usava o novo logo no contexto de produtos conhecidos. O estado Português não pode fazer o mesmo.
O da Microsoft é ainda mais brilhante porque remete para o produto mais conhecido da marca. Este do Estado Português não faz nada dessas coisas e deita ao lixo elementos aos quais a maior parte das pessoas dá bastante valor.
> O manual do logo existe
E foi escrito após a criação do mesmo… gostei particularmente desta patranha no mesmo:
> Através da síntese formal, a nova imagem afirma-se também inclusiva, plural e laica.
Yeah… LOL Porque é que o anterior não era laico ou plural ou inclusivo?
O design simplista não é mau… mas este é uma merda e o preço pago por um trabalho de merda é o que faz com que as críticas sejam tão más.