Aumentos salariais em 2022 ainda estão a ignorar a escalada da inflação

8 comments
  1. Somos dos piores da Europa em termos de literacia financeira, logo os empregadores sabem que podem aumentar abaixo da inflação, empregados todos contentes na mesma e empresa mete a diferença no bolso

  2. Inflação de 2.8%? Tentem mais 5 ou 6 %.

    Leiam o pdf do cálculo do INE:

    >O indicador de inflação subjacente é obtido do índice total excluindo os preços dos produtos alimentares não transformados e dosprodutos energéticos. Pretende-se com estas exclusões eliminar algumas das componentes mais expostas a “choques” temporários.

    [https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=538301210&att_display=n&att_download=y](https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=538301210&att_display=n&att_download=y)

    Isto é o PS a dizer: “Ssshhh não metam os combustíveis, a energia, a farinha, carne, arroz, etc,etc.”

  3. Na reunião anual da empresa para decidir os aumentos pediamos 3% mas lá os económicos da empresa soltaram a se sempre” mas esta inflação é temporária tomem las 1,1% que para o ano já melhora a inflação”

  4. O problema de Portugal, entre vários outros, que ajudam aos baixos salários é a falta de empresas com alguma dimensão. Temos muitas empresas de muito pequena dimensão que vendem para um mercado, no qual mais de 60% da população ganha pouco mais que o salário mínimo e 25% até só ganham o salário mínimo. O desemprego é muito superior aos 6,5% porque muitos desempregados estão em formação pelo IEFP e deixam estatisticamente de estar na condição de desempregados. Um empregador sabe que este ou aquele trabalhador não gostar do aumento salarial que saia que arranjam outros quantos a quere ganhar um valor semelhante. Muitos empregadores pensam assim e há gente desesperada para arranjar trabalho a ganhar mais que o salário mínimo porque muita da oferta no mercado é o salário mínimo. Havendo mais empresas a deslocar para Portugal mais pressão colocaria na procura de funcionários e pela lei da oferta e da procura os salários subiriam no entanto poucas empresas com dimensão pretendem vir para Portugal e por isso resta-nos pequenas empresas com pouca inovação, em setores pouco interessantes e com poucos postos de trabalho.

Leave a Reply