Fonte: [https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/defesa-de-ricardo-salgado-pede-suspensao-do-processo-por-diagnostico-de-doenca-de-alzheimer](https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/defesa-de-ricardo-salgado-pede-suspensao-do-processo-por-diagnostico-de-doenca-de-alzheimer)

​

De acordo com os documentos a que a Lusa teve hoje acesso, o requerimento, que deu entrada no tribunal em 14 de outubro, confirma os “sintomas de declínio cognitivo progressivo” já expostos num anterior requerimento submetido em julho e é agora atualizado com exames complementares realizados nos últimos meses e um relatório médico assinado na última terça-feira pelo médico neurologista Joaquim Ferreira.

“Após toda a investigação realizada, podemos agora concluir pelo diagnóstico de doença de Alzheimer. Este diagnóstico resulta da combinação da documentação de um declínio cognitivo progressivo e clinicamente relevante em múltiplos domínios cognitivos compatível com o diagnóstico de demência”, pode ler-se no requerimento apresentado pelos advogados Francisco Proença de Carvalho e Adriano Squilacce.

O especialista clínico que tem seguido o antigo presidente do Grupo Espírito Santo sustenta ainda que “Ricardo Salgado tem apresentado um agravamento progressivo das limitações cognitivas e motoras descritas” desde julho de 2021 e que “o quadro clínico de defeito cognitivo que apresenta atualmente, nomeadamente o defeito de memória, limita a sua capacidade para prestar declarações em pleno uso das suas faculdades cognitivas”.

Sublinhando que um contexto de stress ou ansiedade podem conduzir a um agravamento do estado de saúde do arguido, de 77 anos, os representantes do antigo banqueiro lembram que, para efeitos penais, esta patologia constitui uma anomalia psíquica e reforçam que a capacidade de defesa de Ricardo Salgado “está limitada, o que lhe impede de exercer este direito de forma plena” em tribunal.

“Se a restrição ou limitação da sua capacidade advém de anomalia psíquica (p. ex., doença de Alzheimer), então é porque, nestes casos, o processo não pode prosseguir, sob pena de violação do direito de defesa do ora arguido”, refere o requerimento, reiterando: “Em face da comprovada anomalia psíquica da Doença de Alzheimer diagnosticada ao ora arguido, (…) requer-se que V. Ex.ª se digne determinar a suspensão do presente processo”.

No entanto, e depois de recorrer a diversos exemplos de jurisprudência nesta matéria, os advogados de Ricardo Salgado alertam que se o tribunal entender que a existência de uma anomalia psíquica do arguido não determina a suspensão do processo então requerem que “seja declarada a inutilidade superveniente da lide e, consequentemente, o arquivamento do presente processo”, pela impossibilidade de o antigo banqueiro se defender.

Num último cenário, em que nem a suspensão nem o arquivamento são determinados pelo tribunal, os advogados do ex-presidente do GES defendem que “no limite, a execução de qualquer pena de prisão que viesse, eventualmente, a ser determinada (…) teria de ser imediatamente suspensa” perante o diagnóstico de doença de Alzheimer.

Após cerca de um mês de interrupção, a retoma do julgamento de Ricardo Salgado está agendada para esta sexta-feira, 22 de outubro, com as audições das últimas testemunhas (Jean-Luc Schneider, Alain Rukavina e Ricardo Gaspar Rosado de Carvalho), sendo que para esse mesmo dia estão já previstas as alegações finais.

Ricardo Salgado responde neste julgamento por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros no âmbito da Operação Marquês, do qual este processo foi separado.

32 comments
  1. Toda a gente sabe como progride o Alzheimer. Deixa te de coisas que a uns meses estavas ok.

    Faz a pena em casa, se tens Alzheimer está nesse direito

  2. Advogados de Salgado dizem… advogados de salgado dizem… advogados de salgado também dizem…. Médico que os Advogados contrataram diz…

    Está bom, está.

  3. a conveniência é fodida.

    ​

    o alzeimer foi o Karma…. contra toto o povo português por ter demorado tanto tempo a acodar para a vida…. so pode.

  4. Se é Alzheimer ou não em breve saberemos, mas se for há mais Karma nessa degradação lenta que na prisão domiciliária

    Não ando atras de punições, mas o que este homem fez lixou imensas vidas e acabou com possibilidades de tanta gente, tem de haver algo mais que a propria consciencia que impeça os banqueiros de brincar assim

    Alem do mais, a confirmar-se a mentira prova não só uma total ausencia de arrependimento e zero mudança na mentalidade geral daqueles iguais a ele

  5. Epa, sei que vale o que vale, mas o Dr. Joaquim Ferreira foi meu professor e, de todo um universo de senhores doutores, ele é dos últimos que eu esperaria que aldrabasse um relatório médico.

  6. Quem mais está com a sensação que estamos a ser outra vez sodomizados à bruta pelo Salgado com esta história? É uma palhaçada. Tem de ser julgado e, a ser condenado, ser dada a possibilidade de cumprir pena domiciliária. Com entrega do passaporte, obviamente.

    Há pouco tempo um guarda nazi foi a julgamento, e o homem já estava com 100 anos. Supõe-se que com 100 anos tem uma data de problemas de saúde, mas não foi por isso que não deixou de ir a julgamento.

    hashtagh OhSalgadoVaiParaOCaralho

  7. Advogados do r/Portugal: qual é o objectivo desta jogada? Se for balela será facilmente comprovado pedindo segundas, terceiras e quartas avaliações de outros médicos, ou não? É para ganhar tempo?

  8. Só devia ser aceite depois de provado que ele nem ao WC consegue ir sozinho, aceito uma gravação em vídeo do Sr. Ricardo a borrar-se todo numa fralda, nas redes sociais.

  9. Faz—me lembrar o meu primo que meia uma botija debaixo do pescoço para lhe subir a temperatura e não ir para as aulas.

  10. Aposto que com ou sem Alzheimer – e com ou sem demência – não se esquece do código de acesso à(s) conta(s) bancária(s)…

  11. Ora aí está a razão pela qual não se lembrava de nada.

    Se calhar devia mandar o contacto do médico ao Zeinal Bava com urgência. A Alzheimer é lixada quando a pessoa é nova.

  12. Sei (infelizmente) por experiência própria que Alzheimer é quase impossível de confirmar, do meio dos tipos de doenças cognitivas degenerativas que existem. Mesmo centros experientes de diagnóstico e imagiologia não conseguem dar esse tipo de certeza nem com anos de observação.

    Curiosamente, para este senhor foi super fácil e rápido chegar à conclusão que tem Alzheimer.

    É do caraças.

Leave a Reply