São estas as prometidas velocidades do 5G? Centro de Lisboa com rede no máximo

29 comments
  1. 5G implementa principalmente mudanças de QoL.

    Por exemplo: latência, consistência com maior distância, mais dispositivos por torre, melhoria de comunicação quando em movimento (e.g. carro), etc.

  2. Quando disseram “mais velocidade” era do dinheiro extra a chegar mais rápido às operadoras, não era a net… pff.. vocês não percebem nada.

  3. Não te esqueças que a velocidade também depende de a velocidade máxima que a tua placa de rede consegue apanhar

  4. O importante é Portugal dispor de 5G, é irrelevante que as velocidades dos clientes se mantenham as mesmas, o importante é pagarem mais.

  5. Não sei quanto a ti mas no contrato da meo que foi feito aqui pra casa eles indicam uma velocidade mínima na internet, eu se fosse a ti via qual era se é que tem e reclamava porque podea ganhar algo com isso, elsa próprios diziam

    EDIT: sou burro esqueçam o OP disse 5G e eu confundi com WiFi 5GHz

    MESMO ASSIM deviam merecer compensação porque isso não se aceita

  6. Fiz um há pouco tempo com MEO e tive 143.27 de down e 8.47 de upload … ridículo

  7. Eu acho que o problema não é só do 5G. Por acaso sou Vodafone e não me posso queixar nunca deram muitos problemas, mas depois tenho amigos que são da MEO e então aí é que começam os problemas. Constantemente falta de velocidade tanto de upload como de download tornando impossível sacar qualquer coisa que seja mais pesado.

  8. Pergunta genuína: Mas essa velocidade não chega para 99.9% dos casos? Para que raio quero 500Mbps num telemóvel? Para gastar o plafond do mês em 5 segundos?

  9. Para ter grandes velocidades é preciso estar perto da antena. Mas isto já se sabe há muito, é assim em tudo.

  10. Infelizmente as velocidades variam muito consoante a distância às antenas, apenas um investimento massivo para aumentar a quantidade de antenas permitirá que se tenham velocidades máximas em todo o lado. E o facto de ser em Lisboa nem ajuda assim tanto já que existem mais obstáculos.

  11. O 5G vem em vários “sabores”. Neste momento o 5G em Portugal existe na configuração Non-standalone, em que os pontos de acesso 5G são usados em conjunto com a rede de acesso rádio e core do 4G. Nesta fase inicial é essa a configuração utilizada porque permite desde o dia 1 ter 5G aproveitando toda a infraestrutura 4G já existente. Isso dá-te velocidades ligeiramente superiores porque tens a parte de rádio de acordo com a especificação do 5G, mas não desbloqueia ainda todas as vantagens que virás a ter quando toda a infraestrutura for atualizada. À medida que as operadoras forem fazendo essas atualizações, aí sim se utilizará a configuração Standalone, em que as estações rádio 5G estarão ligadas ao Core 5G. Nessa altura já será possível utilizar todas as vantagens como a utilização do espetro nas bandas de frequência mais elevadas (o chamado mmWave), o network slicing, e outras, em que poderás esperar velocidades muito superiores. Isto é uma evolução gradual, como também aconteceu com todas as outras gerações.

  12. Hã? Qual é o problema? Que velocidade tinhas em 4g? Os 500mbps são velocidade máxima, achas mesmo que realisticamente vais conseguir _sempre_ essa velocidade? Parece-me bastante bom, sinceramente… Acho que o pessoal anda a ficar muito mimado.

  13. Só uma questão para os utilizadores mais hardcore:
    Qual a real vantagem do 5G, para além daquelas tecnologias que todos sabemos mas que apenas irão ser realmente usadas daqui a uns 10(!) anos?
    Ou seja, falando apenas de velocidade, ou até de latência, em que situação é que um utilizador consegue sequer usar 500/200Mbps num smartphone?

    Pergunta sincera, porque eu consigo ver Netflix 4k, descarregar 20GB de um cliente via Dropbox, ter a minha namorada a ver cenas no smartphone dela e raramente chego perto dos 500Mbps da fibra.

Leave a Reply