Eu sei que é preciso construir casas, mas não dava pa recuperar esta em vez de destruirem pa construir um tipico empreendimento urbano? Isto é numa vila, o que não falta é terrenos

by Ok-Industry120

16 comments
  1. Segundo o PCP fica demasiado caro a manutenção de património arquitectónico.

  2. Eu conheço essa casa, é em Amares não é?

    Edit: estive a ver alguns detalhes, erro meu, acho que não é a mesma casa que eu pensava.

  3. Se calhar fica mais caro tentar recuperar do que deitar abaixo e fazer novo

  4. Por muito que perceba o teu ponto de vista, e nalguns casos concordo com isso.
    Mas neste caso, essa casa vai ser recuperada? Há quantos anos está abandonada?
    Quem vai pegar nisso e com que objetivo?
    O novo projeto vai abrigar várias famílias. Esse palacete recuperado apenas abriga uma família abastada.

  5. qualquer obra de construção civil é projetada e construida tendo em vista durar um certo tempo. Por exemplo uma casa normalmente tem um horizonte de vida de cerca de 50 anos. Ao fim deste tempo e caso não tenha sucedido nada excepcional como um terramoto ou derrocada ou algo assim, deve-se fazer uma avalização estrutural do edifício e daí das duas uma: Ou se fazem obras de reparação e/ou conservação por forma a assegurar a sua estabilidade por mais 50 anos por exemplo ou então chega-se à conclusão de que é preferível demolir e reconstruir.

    Por um lado, acho mal ter que se deitar abaixo património arquitectónico como é esta casa exemplo mas na verdade este tipo de casas e respectivas quintas faziam parte de uma época em que só os ricos lá viviam e o resto da população vivia em condições que hoje vemos nos países do terceiro mundo.. passava-se fome e frio para que o patrão vivesse numa casa destas com uma quinta enorme por trás para poder dar uns valentes passeios depois do almoço para ajudar a fazer a digestão…

    Prefiro que se deite abaixo e se construa um empreendimento onde em vez de um patrão possam viver uma dúzia de famílias.. DESDE QUE NÃO SEJA PRA DEPOIS VENDEREM UM APARTAMENTO T1 POR 250 000 EUROS.

  6. Tens semelhantes na região de Aveiro (arte nova) que foram quase todas restauradas há uns 10-12 anos atrás por iniciativa da câmara municipal. Algumas passaram a servir de junta de freguesia, biblioteca, etc.

  7. Se destruírem essa casa para construir esses apartamentos é um crime.

  8. O progresso é um crime imparável que vive da impunidade. Ninguém acha isso verdadeiramente belo: Santiago Calatrava mora numa casa colonial, Norman Foster mora num paço renascentista em Gilly, Oscar Niemeyer morou numa casa barroca em Brasília… Vivem de enfiar merda para comermos enquanto se deliciam com paços charmosos e ricos em vivacidade!

  9. Não sei qual é o problema. Claramente que mantém a traça original. /s

  10. não vejo o problema… é uma casa, provavelmente abandonada ou em vias disso com muitas desse género… se ninguém quer uma coisa dessas não se há de deitar abaixo pq ?

  11. Quadrados brancos sem alma. Quadrados brancos sem alma. Quadrados brancos sem alma.

    Recuperar esses edifícios é muito dispendioso e às vezes até é quase impossível. As estruturas já estão muito deterioradas por falta de manutenção durante décadas.
    É mais fácil (e barato) destruir e fazer de novo.

    Depois, com o estado da construção em Portugal, fica mais rentável construir vários apartamentos para serem vendidos a preços inflacionados que recuperar uma casa cuja conversão albergar várias habitações é difícil. Isto é, quer se rentabilizar ao máximo aquele espaço de construção. Não há nada mais rentável que construir quadrados.

    Infelizmente acha-se que este tipo de construção é o “moderno”. Não há nada mais aborrecido numa cidade que a repetição destes edifícios estéreis.

Leave a Reply