Rui Rio, líder do PSD em debate com João Oliveira, líder parlamentar do PCP. Um debate que ganha interesse pela ausência inesperada de Jerónimo de Sousa, que se encontra hospitalizado.

**Stream em directo:** [**https://sic.pt/direto/**](https://sic.pt/direto/)

^(Todos os debates televisivos serão acompanhados por Event Posts dedicados a cada um destes. Por favor, mantenham os vossos comentários acerca dos debates dentro destes Event Posts, de forma a evitar a proliferação de tópicos semelhantes. Participem de forma construtiva e optem sempre por argumentos invés de insultos. Em contexto eleitoral e político, a equipa de moderação dará pouca margem a desvios às regras.)

**^(Um compêndio de todos os Event Posts dos debates eleitorais, AMAs e Programas Políticos pode ser encontrado nas)** [**^(Megathreads Amarelas.)**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/otv78r/megathreads_amarelas/)

^(Bons debates, tanto na TV como aqui.)

29 comments
  1. O salário mínimo na Alemanha é de 4000 euros? Espero que o Jerónimo recupere rapidamente, mas o João Oliveira é muito melhor a debater

  2. Não quero estar a ser mau, é apenas uma observação que estou a fazer. Não pensam que o João Oliveira é muito parecido às máscaras com óculos redondos, bigode e sobrancelhas felpudas. Nada contra o senhor e o partido que ele representa mas não consigo deixar de ver.

  3. “Não o posso deixar avançar mais na questão económica, porque há outros assuntos” – embora o assunto que ela foi sugerir tenha sido das pensões, esta frase resume muita coisa…

  4. Independentemente do Programa do PCP e das suas propostas, vê-se claramente a diferença entre o Jerónimo e o João Oliveira, concretamente em debate. O PCP precisa, ASAP de mudar de líder, se quiser atrair malta mais nova ou outros. O discurso do Jerónimo está muito lento e, com todo o respeito, acabado (só fala de pensões).

  5. Confesso que não sabia que o PCP defende a saída da União Europeia… Como é possível querer tal coisa, quando são eles e as suas ajudas que nos conseguem manter minimamente estáveis….

  6. Discordo quase por completo com as ideias do PCP mas O João Oliveira enterrou bem o Rui Rio. A forma como o colou ao PS foi muito inteligente.

  7. O PCP se não quer afundar-se tem de mudar rapidamente de líder para o João. Que diferença abismal mesmo contra um Jerónimo em boa forma.

    Os dois são muito opostos e cada um fez o seu papel mas o joao teve muito melhor, bons soundbites para levar para casa, boas tacadas ao PS, bem a desviar votos do PSD para o PS, bom no geral.

    O rio mais uma vez foi para uma conversa tranquila. Não marca pontos, não adianta muito, também não perde.

  8. Não concordo nada com a interpretação que foi dada da frase do João Oliveira sobre “quem está descontente com o PS não subir reformas, não aumentar os salários, etc… não a vale a pena votar no PSD”. Vejo muita gente a achar que ele estava a dizer algo do estilo “mal por mal, mais vale ficar na mesma” e um apoio implícito ao PS, mas eu acho que ele estava a dizer “se estão descontentes com o PS, votem mas é no PCP”

  9. Não acham que devíamos ter debates sem ser com os líderes apenas dos partidos? Porque não ter a mortagua em alguns debates?

    Este debate só mostrou que há gente mais competente em debates que até os próprios líderes.

  10. A Clara de Sousa continua mesmo muito mal ao quebrar o ritmo dos debates. Eu até a acho boa pivot e simpática e tal, mas para isto não serve.

    – A questão da sucessão do PCP é irrelevante para estas legislativas (é irrelevante no geral porque o PCP nunca muda para o bem e para o mal).

    – Depois corta um debate interessante sobre as diferenças ideológicas para um modelo económico para introduzir a questão das pensões. É claro que toda a gente vai dizer que quer aumentos de pensões! O que interessa saber é a visão dos partidos para o crescimento da Economia a fim de alcançar esses objectivos sociais. E era exatamente isso que eles estavam a discutir antes da Clara interromper!! Não é nas questões sociais de base que PCP e PSD divergem mas sim nos meios para atingir esses fins. Isso sim gera um debate interessante.

    – No fim mais 2 min desperdiçados com a pergunta de porque é que a Assembleia não se preveniu para as eleições em pandemia.

  11. A sucessão da liderança do pcp parece ser cada vez mais provável ser entre o João Oliveira e o João Ferreira. O Ferreira tem um discurso mais refinado e, na minha opinião consegue passar uma melhor imagem do partido. O João Oliveira tem um discurso bastante mais pobre mas ganha pontos pela aparente autenticidade, talvez também ajudada por um denotado sotaque alentejano. O discurso do PCP feito pelo Jerónimo não me soa mal para quem teve uma vida política ativa tão longa, atravessando uma ditadura e experienciando a condição de operário. Ouvir o mesmo discurso na boca de “jovens” soa de forma péssima, o que acrescentará dificuldades em captar eleitorado jovem. O fim do PCP tem sido anunciado frequentemente ao longo de muitos anos e ainda não se confirmou, mas já tenho poucas dúvidas que caminhará para a irrelevância. Reconhecendo que foi um partido fundamental no combate ao salazarismo e o quão corajoso era ser comunista nessa altura, mas atualmente, essa já não é uma luta e mesmo como trunfo está a perder força, à medida que a demografia joga contra eles. Assim que o PCP perder expressão a nível de autárquico, principalmente nos seus bastiões da margem sul do Tejo, como se confirmou nestas últimas eleições em que não recuperaram Almada, pouco haverá a fazer. Para mim, dss coisas que mais me causa repulsa em votar neles são os seus posicionamentos a nível internacional. Enquanto tiverem que prestar vassalagem aos camaradas do resto do mundo, não condenando regimes ditatoriais, terão muita dificuldade em impor-se minimamente.

  12. Rui Rio tem uma prioridade, baixar o IRC, vai continuar a ajudar os amigos empresários, pelo menos é honesto, aumento das pensões de miséria só com a economia a crescer muito mais, 10% ao ano seria suficiente? O PSD vai ser mais uma vez massacrado nas urnas.

Leave a Reply