Trabalhadores precisa-se. Nos olivais, o chão está “solado de azeitona” porque não há ninguém para a apanhar

17 comments
  1. Mais uma moedinha, mais uma voltinha..

    TLDR: “Jaime Barardo, sócio-gerente da Quinta do Pizão, no Cadaval (zona Oeste), diz que, mesmo oferecendo **um salário acima do ordenado mínimo (não especifica quanto)** (…)”

  2. Pois, provavelmente o tal Barardo tem filhos, mas como os mesmos devem ter um canudito não os quer ver a “vergar a mola” por uns patacos, até parecia mal, que vergonha.

    Por isso, quer ele que sejam os filhos dos outros a apanhar a tal azeitona.

  3. O problema não é esse. O problema é que a apanha da azeitona só dura menos de um mês por ano. Ele que vá para lá com a família dele.

  4. Que noticia ridícula, com uma máquina para abanar as árvores e uns 5 ou 6 trabalhadores faziam o trabalho todo e nem eram precisos tantos. O problema aqui é sempre o mesmo, o empresário português não sabe e não quer inovar o que difere muito dos outros productores no resto da Europa devido à fraca instrução ou falta de vontade em procurar por informação.

  5. Quando houve ajuda da UE em vez de fazer moradias e comprar o Jipe de ultima geração tinham apostado na inovação, já à maquinas fazem tudo só precisas de um par de trabalhadores para controlar.

  6. Eu vou ao talho e peço 1kg de carne

    “São 10€” diz o talhante

    “Ah, desculpe, mas só posso pagar 8€” – respondo eu

    Saio do talho de mãos a abanar.

  7. Mentira! Há muita azeitona no chão, porque este ano ocorreu uma produção histórica e não há maneira de tratar tantos resíduos. A carga poluente destes resíduos é 200 a 400 vezes superior ao do esgoto doméstico. Investiram em plantação e lagares e esqueceram-se do resto. Há leis ambientais a cumprir. Quem pode, tem enviado camiões de resíduos para tratar em Espanha. Os outros, não tem outra alternativa senão deixá-la no chão.

    Uma fonte: [https://www.publico.pt/2021/12/13/economia/noticia/sector-azeite-colapsar-devido-excesso-producao-azeitona-1988176](https://www.publico.pt/2021/12/13/economia/noticia/sector-azeite-colapsar-devido-excesso-producao-azeitona-1988176)

  8. Dêem incentivos decentes que as pessoas aparecem… ou arranjem um robot que faça isso e paguem a manutenção

  9. O problema de Portugal é que ainda existem muitos trabalhadores que se sujeitam a este tipo de ordenados para fazer trabalho escravo. Isto é válido tanto para a agricultura como para outras áreas.

    Depois estes artigos são encomendados para espremer um pouco mais a mão de obra barata a ver se 700 paus conseguem aliciar mais alguns distraídos.

    Se tivessem falta mesmo a sério subiam os ordenados é simples. O UK é disso exemplo com o seu grandioso tiro no pé chamado Brexit que correu com os profissionais desta área de lá para fora.

    https://metro.co.uk/2021/09/24/cabbage-pickers-offered-62000-salary-by-veg-firm-amid-uk-staff-shortage-15311969/

  10. Pago acima da média normalmente quer dizer duas coisas:
    -paga mais 5 ou 10 euros q o salário minimo;
    -paga 1000 euros mas não tens folgas e não tens horário e basicamente só não trabalhas as 8h que estás a dormir.

  11. Proprietários vão buscar os filhos, netos, primos, tias, primas e a família toda e vão lá eles fazer o trabalho OU, paguem decentemente e ofereçam condições.

    “UTACOSPARIU!!!”

Leave a Reply