> Os jovens que recebem até mil euros por mês (que são dois terços do total) vão apenas beneficiar em 55 euros por mês. **Mas um jovem que recebe cinco mil euros (que está no oitavo escalão) vai beneficiar em mil euros por mês.**
5.5% vs 20%. Será que dava para equilibrar a balança um bocadinho? 6% vs 19.5%? 10% vs 15.5%?
E os outros acima de 35? Não podiam tambem alargar um bocadinho o cinto?
Uma coisa é clara: não podem dizer que PS e PSD não têm diferenças.
Sem classificar o mérito das propostas mas é claro que o PSD está a fazer medidas para agradar à classe média-alta e alta, tal como foi a proposta de descida de IRS e agora esta forma de fazer o IRS jovem. A minha teoria é q querem captar o voto da malta jovem de IT que fugiu para a IL. (que btw, esta proposta até é melhor que a flat tax da IL)
O que este senhor diz é obviamente verdade. Já a medida do PS pecava por isto pq na realidade os jovens são corridos a 1000™ e descer o IRS nesse caso a diferença será sempre pouca, serão uns euritos. Para meter mais dinheiro no bolso dos jovens, a coisa tem de ser feita de outra forma, se é feita pelo IRS vai sempre ter este problema.
Esta medida ao ir até um escalão tão alto permite uma poupança em valor absoluto bastante notória que causa realmente uma diferença brutal.
Obviamente que os mais ‘ricos’ também pagam mais IRS e quando há aumentos também sofrem mais, mas há aqui um meio termo que podia ter sido proposto mas não foi. Até porque os escalões mais altos beneficiam sempre, mesmo que o apoio seja só até ao 5º escalão por exemplo.
Por outro lado, as empresas vão-se adaptar e vão é começar a pagar menos aos jovens pq com o IRS mais baixo, o líquido fica igual. Até porque n podes ter 2 pessoas na mesma posição e uma por ter 36 anos ganhar mt menos q outra.
Por fim, isto pouco interessa porque isto vai entrar no OE2025 que dificilmente será aprovado. Até porque com medidas destas, facilmente a oposição mostra a injustiça delas.
O PS não fode nem deixa foder.
Nada de surpreendente. O caráter progressivo dos impostos é um dos poucos princípios basilares que o PS ainda conserva mais ou menos estável dentro das suas convicções económicas originais.
Se o limite fosse 3000 mil, iam pegar nos 3 mil. Se fosse 2 mil, era os ricos dos dois mil.
Tudo isto é ridículo. A esquerda em Portugal sai do aumento de salário mínimo e são um desastre completo.
Mas que chumbem, força, mostrem a todos os jovens o óbvio. O interesse nestes é pouco e o foco estará sempre nas reformas.
Se não seguramos os jovens que ganham bem, este vão contribuir para os impostos e as reformas dos alemães, Suécia, holandeses, ingleses, etc. é normal que quem ganhe mais poupe mais com a redução, mesmo que esta seja progressiva. Não ganhamos nada por premiar quem ganha o smn e ostracizar quem ganha acima da média. Essa é a massa crítica que trabalha em sectores que criam emprego, que exportam, que fazem r&d e que contribuem para os impostos e segurança social, além de que é dinheiro que volta a entrar na economia nacional (são estas pessoas que gastam em restauração por exemplo).
Podemos criticar o PS por não ter feito mais na redução de impostos, mas aqui têm inteira razão. Um jovem que ganhe ordenados dessa grandeza, vai ter ainda mais para poupar e investir, enquanto que a geração mil euros não vai sair do mesmo com este alívio fiscal.
“Benefício”? O dinheiro já é meu por direito, o estado é que passa a beneficiar menos do meu trabalho.
E por essa ordem de ideias, quem ganha o salário minimo é o maior beneficiado, nem sequer paga.
Eu pessoalmente acho bem continuar a deixar ir embora os jovens com salários mais altos. Isso sim, é socialmente justo, progressivo, e bom para a economia. /s
Posso estar errado, mas nas últimas eleições os piores resultados da AD não foram junto dos reformados e das população activa com rendimentos baixos? Os primeiros votam essencialmente PS os segundos Chega. A AD em vez de se focar em conquistar os votos de quem deixou votar neles, está à procura de manter os votos de quem neles já vota e quem joga para o empate, geralmente, perde.
Mantendo o foco na habitação, não deveriam antes ter feito um simplex para facilitar a nova construção com impostos mais baixos, licenças mais baratas e rápidas, etc.. Algo que toda a gente no país pudesse usufruir?
E relativamente aos salários, porque não isentar as empresas que praticam salários altos em vez de incentivar os salários baixos com estas medidas. Sim porque acabaram de dizer a todos os empregadores, nem precisam aumentar ninguém porque em 2025 todos os vossos empregados jovens e com maior tendência a trocar de emprego vão levar um aumento patrocinado pelo Estado.
Chumbem as medidas. Sem os velhos, daqui a 10 anos o PS desaparece.
Portanto a solução do PS não é fazer com que jovens com rendimentos baixos tenham uma isenção maior (isso é impossível visto que já pagam IRS baixo). Eles querem é que os jovens com rendimentos altos tenham uma isenção menor apesar de descontarem muito mais em IRS. Assim já não há desigualdades.
Típico PS a nivelar por baixo.
Para um país cada vez mais pobre
É só incompetentes, de tantos motivos para reclamar da proposta, até nisso conseguem errar.
Ideia revolucionária e completamente impensável: peguem em todo este dinheiro que querem dar aos jovens aos policias aos professores, sei lá mais quem, e baixem o IRS A TODA A GENTE. Eu diria que todos pagarão IRS, TODOS serão beneficiados.
O PS nas últimas eleições ficou taco a taco com a IL no eleitorado jovem … com posições como estas, corre o risco de alienar por completo este eleitorado. Já na descida geral de irs, o PS considera que quem ganha 2000 euros e rico e não merece qualquer descida de impostos. Infelizmente à esquerda portuguesa gosta e de nivelar tudo por baixo
Quanto a medida em si, sim quem ganha mais e mais beneficiado. Mas a ideia é mesmo essa, quebra o paradigma de sermos um país de salários miseráveis e reter pessoal qualificado e com salários altos. É a única forma da economia portuguesa dar o salto.
Além disso, vários estudos apontam que, a medida que as pessoas envelhecem, a probabilidade e emigrarem decresce exponencialmente, daí isto ser focado em jovens até aos 35.
Pois, baixar impostos só beneficia quem os paga.
No entanto, o PS também é contra baixar os impostos para os salários mais baixos para pessoas de todas as idades. A IL já propôs 15% para todas as pessoas que ganhassem até metade do salário de um deputado, e o PS votou contra.
Eu não sou necessariamente contra a medida, mas eu acho que é tapar o sol com a peneira. É uma solução temporária que só vai atacar os sintomas do problema em vez de os resolver.
O problema não é que nós pagamos muitos impostos, é que pagamos muitos impostos para os ordenados que recebemos. Se o ordenado mínimo subir, a carga fiscal deixa de ser um problema.
A intenção é atrapalhar o governo, não importa quão boa a medida seja para o povo. Filhos da curta.
Um IRS para privilegiados, um universo diminuto. São necessárias políticas para os portugueses e não para minorias de portugueses. Felizmente quem ganha mais de 3 mil euros não pode estar asfixiado por impostos em contrapartida daqueles que ganham mil ou mil e quinhentos euros, nessa altura esses já não respiravam há bastante tempo.
A progressividade dos impostos é o que sustenta a sociedade, caso contrário a desigualdade levará ao caos e a uma mudança de paradigma democrático. Uma sociedade desigual não é sustentável no mundo ocidental.
Temos de ter presente que o tempo de governação para minorias já acabou há décadas, apenas a desinformação ou a falta de informação ou capacidade de entender a informação sustenta governos para minorias.
o próximo passo deveria ser um imposto fixo de 15% para todos (como na República Tcheca)
Eu acho que se deve dar mais dinheiro a quem ganha 3000 limpos do que a quem ganha 1000 limpos…
😁
Espero que a maioria ache esta posição revoltante.
isto para mim é só insultuoso, pensar desta forma é insultuoso.
vai na linha do IRS para lá do 5º escalao.
Ganhar 3000 euros devia ser um objectivo da classe media portuguesa. mas hoje! nao é daqui a 10 anos.
Facilitado via fiscal pelo governo, mas estamos a ver a linha sempre assente no mesmo, no SMN.
Assim nao da e espero que esta linha de pensamento seja penalizada.
A questão é que nem é só para salários maiores. Num salário de 1000 euros um cidadão ia poupar outro salário com esta proposta.
Olá **Ok-paint74**!
Já tinhamos saudades das tuas enxurradas de posts à lá bot do PS.
Bem vindo de volta!
Quem precisa de jovens quando podem simplesmente deixar entrar os imigrantes todos que vão fazer trabalho escravo e beijar a mão de quem os “acholheu”?
Se os ordenados baixos não contribuem para o IRS queriam o quê? Ora foda-se, cambada de hipocrisia. Enquanto todos usarem e comerem e só uns é que pagam isto nunca vai para a frente.
Claro que é contra, querem um país de dependentes.
Um jovem que ganhe perto do percentil 90% na sua faixa etária não ganha o suficiente para viver sozinho e sustentar uma família em Lisboa mas para estes parasitas são “os mais ricos”.
30 comments
Este PS nem fode nem sai de cima pqp
Previsível, o chega vai fazer o mesmo.
> Os jovens que recebem até mil euros por mês (que são dois terços do total) vão apenas beneficiar em 55 euros por mês. **Mas um jovem que recebe cinco mil euros (que está no oitavo escalão) vai beneficiar em mil euros por mês.**
5.5% vs 20%. Será que dava para equilibrar a balança um bocadinho? 6% vs 19.5%? 10% vs 15.5%?
E os outros acima de 35? Não podiam tambem alargar um bocadinho o cinto?
Uma coisa é clara: não podem dizer que PS e PSD não têm diferenças.
Sem classificar o mérito das propostas mas é claro que o PSD está a fazer medidas para agradar à classe média-alta e alta, tal como foi a proposta de descida de IRS e agora esta forma de fazer o IRS jovem. A minha teoria é q querem captar o voto da malta jovem de IT que fugiu para a IL. (que btw, esta proposta até é melhor que a flat tax da IL)
O que este senhor diz é obviamente verdade. Já a medida do PS pecava por isto pq na realidade os jovens são corridos a 1000™ e descer o IRS nesse caso a diferença será sempre pouca, serão uns euritos. Para meter mais dinheiro no bolso dos jovens, a coisa tem de ser feita de outra forma, se é feita pelo IRS vai sempre ter este problema.
Esta medida ao ir até um escalão tão alto permite uma poupança em valor absoluto bastante notória que causa realmente uma diferença brutal.
Obviamente que os mais ‘ricos’ também pagam mais IRS e quando há aumentos também sofrem mais, mas há aqui um meio termo que podia ter sido proposto mas não foi. Até porque os escalões mais altos beneficiam sempre, mesmo que o apoio seja só até ao 5º escalão por exemplo.
Por outro lado, as empresas vão-se adaptar e vão é começar a pagar menos aos jovens pq com o IRS mais baixo, o líquido fica igual. Até porque n podes ter 2 pessoas na mesma posição e uma por ter 36 anos ganhar mt menos q outra.
Por fim, isto pouco interessa porque isto vai entrar no OE2025 que dificilmente será aprovado. Até porque com medidas destas, facilmente a oposição mostra a injustiça delas.
O PS não fode nem deixa foder.
Nada de surpreendente. O caráter progressivo dos impostos é um dos poucos princípios basilares que o PS ainda conserva mais ou menos estável dentro das suas convicções económicas originais.
Se o limite fosse 3000 mil, iam pegar nos 3 mil. Se fosse 2 mil, era os ricos dos dois mil.
Tudo isto é ridículo. A esquerda em Portugal sai do aumento de salário mínimo e são um desastre completo.
Mas que chumbem, força, mostrem a todos os jovens o óbvio. O interesse nestes é pouco e o foco estará sempre nas reformas.
Se não seguramos os jovens que ganham bem, este vão contribuir para os impostos e as reformas dos alemães, Suécia, holandeses, ingleses, etc. é normal que quem ganhe mais poupe mais com a redução, mesmo que esta seja progressiva. Não ganhamos nada por premiar quem ganha o smn e ostracizar quem ganha acima da média. Essa é a massa crítica que trabalha em sectores que criam emprego, que exportam, que fazem r&d e que contribuem para os impostos e segurança social, além de que é dinheiro que volta a entrar na economia nacional (são estas pessoas que gastam em restauração por exemplo).
Podemos criticar o PS por não ter feito mais na redução de impostos, mas aqui têm inteira razão. Um jovem que ganhe ordenados dessa grandeza, vai ter ainda mais para poupar e investir, enquanto que a geração mil euros não vai sair do mesmo com este alívio fiscal.
“Benefício”? O dinheiro já é meu por direito, o estado é que passa a beneficiar menos do meu trabalho.
E por essa ordem de ideias, quem ganha o salário minimo é o maior beneficiado, nem sequer paga.
Eu pessoalmente acho bem continuar a deixar ir embora os jovens com salários mais altos. Isso sim, é socialmente justo, progressivo, e bom para a economia. /s
Posso estar errado, mas nas últimas eleições os piores resultados da AD não foram junto dos reformados e das população activa com rendimentos baixos? Os primeiros votam essencialmente PS os segundos Chega. A AD em vez de se focar em conquistar os votos de quem deixou votar neles, está à procura de manter os votos de quem neles já vota e quem joga para o empate, geralmente, perde.
Mantendo o foco na habitação, não deveriam antes ter feito um simplex para facilitar a nova construção com impostos mais baixos, licenças mais baratas e rápidas, etc.. Algo que toda a gente no país pudesse usufruir?
E relativamente aos salários, porque não isentar as empresas que praticam salários altos em vez de incentivar os salários baixos com estas medidas. Sim porque acabaram de dizer a todos os empregadores, nem precisam aumentar ninguém porque em 2025 todos os vossos empregados jovens e com maior tendência a trocar de emprego vão levar um aumento patrocinado pelo Estado.
Chumbem as medidas. Sem os velhos, daqui a 10 anos o PS desaparece.
Portanto a solução do PS não é fazer com que jovens com rendimentos baixos tenham uma isenção maior (isso é impossível visto que já pagam IRS baixo). Eles querem é que os jovens com rendimentos altos tenham uma isenção menor apesar de descontarem muito mais em IRS. Assim já não há desigualdades.
Típico PS a nivelar por baixo.
Para um país cada vez mais pobre
É só incompetentes, de tantos motivos para reclamar da proposta, até nisso conseguem errar.
Ideia revolucionária e completamente impensável: peguem em todo este dinheiro que querem dar aos jovens aos policias aos professores, sei lá mais quem, e baixem o IRS A TODA A GENTE. Eu diria que todos pagarão IRS, TODOS serão beneficiados.
O PS nas últimas eleições ficou taco a taco com a IL no eleitorado jovem … com posições como estas, corre o risco de alienar por completo este eleitorado. Já na descida geral de irs, o PS considera que quem ganha 2000 euros e rico e não merece qualquer descida de impostos. Infelizmente à esquerda portuguesa gosta e de nivelar tudo por baixo
Quanto a medida em si, sim quem ganha mais e mais beneficiado. Mas a ideia é mesmo essa, quebra o paradigma de sermos um país de salários miseráveis e reter pessoal qualificado e com salários altos. É a única forma da economia portuguesa dar o salto.
Além disso, vários estudos apontam que, a medida que as pessoas envelhecem, a probabilidade e emigrarem decresce exponencialmente, daí isto ser focado em jovens até aos 35.
Pois, baixar impostos só beneficia quem os paga.
No entanto, o PS também é contra baixar os impostos para os salários mais baixos para pessoas de todas as idades. A IL já propôs 15% para todas as pessoas que ganhassem até metade do salário de um deputado, e o PS votou contra.
Eu não sou necessariamente contra a medida, mas eu acho que é tapar o sol com a peneira. É uma solução temporária que só vai atacar os sintomas do problema em vez de os resolver.
O problema não é que nós pagamos muitos impostos, é que pagamos muitos impostos para os ordenados que recebemos. Se o ordenado mínimo subir, a carga fiscal deixa de ser um problema.
A intenção é atrapalhar o governo, não importa quão boa a medida seja para o povo. Filhos da curta.
Um IRS para privilegiados, um universo diminuto. São necessárias políticas para os portugueses e não para minorias de portugueses. Felizmente quem ganha mais de 3 mil euros não pode estar asfixiado por impostos em contrapartida daqueles que ganham mil ou mil e quinhentos euros, nessa altura esses já não respiravam há bastante tempo.
A progressividade dos impostos é o que sustenta a sociedade, caso contrário a desigualdade levará ao caos e a uma mudança de paradigma democrático. Uma sociedade desigual não é sustentável no mundo ocidental.
Temos de ter presente que o tempo de governação para minorias já acabou há décadas, apenas a desinformação ou a falta de informação ou capacidade de entender a informação sustenta governos para minorias.
o próximo passo deveria ser um imposto fixo de 15% para todos (como na República Tcheca)
Eu acho que se deve dar mais dinheiro a quem ganha 3000 limpos do que a quem ganha 1000 limpos…
😁
Espero que a maioria ache esta posição revoltante.
isto para mim é só insultuoso, pensar desta forma é insultuoso.
vai na linha do IRS para lá do 5º escalao.
Ganhar 3000 euros devia ser um objectivo da classe media portuguesa. mas hoje! nao é daqui a 10 anos.
Facilitado via fiscal pelo governo, mas estamos a ver a linha sempre assente no mesmo, no SMN.
Assim nao da e espero que esta linha de pensamento seja penalizada.
A questão é que nem é só para salários maiores. Num salário de 1000 euros um cidadão ia poupar outro salário com esta proposta.
Olá **Ok-paint74**!
Já tinhamos saudades das tuas enxurradas de posts à lá bot do PS.
Bem vindo de volta!
Quem precisa de jovens quando podem simplesmente deixar entrar os imigrantes todos que vão fazer trabalho escravo e beijar a mão de quem os “acholheu”?
Se os ordenados baixos não contribuem para o IRS queriam o quê? Ora foda-se, cambada de hipocrisia. Enquanto todos usarem e comerem e só uns é que pagam isto nunca vai para a frente.
Claro que é contra, querem um país de dependentes.
Um jovem que ganhe perto do percentil 90% na sua faixa etária não ganha o suficiente para viver sozinho e sustentar uma família em Lisboa mas para estes parasitas são “os mais ricos”.