Texto retirado da nauta de 29/06/2024: https://nauta.beehiiv.com/p/quem-paga-o-euro2024
Ah, o EURO2024, a competição de mais alto nível no que toca ao desporto rei na Europa!
A competição onde 11 jogadores vivem e morrem por uma nação, onde se dão a conhecer ao mundo os grandes talentos da próxima geração e onde se criam as lendas que a inspirarão!
A competição onde toleramos os Conceição… seja o pai a fazer um hat-trick contra a Alemanha no EURO2000, ou o filho a salvar-nos da Chéquia.
Mas então, se o EURO é o tudo por tudo, afinal o que está em jogo? Qual é o prémio e quem é que o ganha, na realidade?
Vamos lá!
Primeiro o prémio:
O EURO2024, organizado pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA), irá oferecer um total de 331 milhões de euros em prémios divididos da seguinte forma:
Prémio de participação – 222 milhões de euros, 9,25 milhões para cada federação (participam 24, nesta fase final);
Desempenho na competição – 109 milhões de euros, oferecidos a cada federação dependendo dos seus resultados na frase de grupos e eliminatórias. O país vencedor poderá arrecadar um total 28,5 milhões de euros, no total.
Mas os prémios não são só para as nações participantes, a UEFA irá distribuir até 240 milhões de euros aos clubes de futebol cujos jogadores participam no euro, dependendo do número de dias cujos jogadores participam no torneio e ainda outros fatores.
E então, quem paga isto tudo?
A resposta é simples: o espetáculo!
Seja o Ricardo a defender sem luvas o último penalty dos ingleses e a marcar ele próprio o penalty seguinte, acabando com a participação dos bifes no EURO2004, ou o miúdo Cristiano Ronaldo a chorar após a derrota histórica contra a Grécia na final desse mesmo torneio, é inegável que o espetáculo é épico. Que o diga o Éder, que os…
Bem, não importa. O que importa é que o espetáculo atrai olhos (muitos) e isso atrai dinheiro (muito). Resumidamente:
Direitos de media – os direitos de diretos de televisão e streaming renderam 1,135 mil milhões durante o EURO2020. Este ano essa receita será superior;
Patrocínios globais – Booking, BYD, Coca-Cola, Adidas, LIDL… Se tens visto mais regularmente publicidades destas empresas é porque tens visto o EURO, e acredita que o acesso ao teu campo de visão não foi barato;
Bilheteiras, hospitalidade e licenças – foram vendidos cerca de 2,5 milhões de bilhetes para os jogos, que necessariamente implicam também receitas de hospitalidade.
Para além dos jogos, o merchandising que podes comprar é, se for oficial, licenciado pela UEFA, gerando receitas.
Depois de abatidos os custos da realização do torneio, a UEFA distribui então as receitas restantes (cerca de dois terços) para o seu programa HatTrick, beneficiando todas as 55 federações da UEFA.
Este programa, uma das maiores iniciativas de solidariedade na história do desporto, já resultou num investimento total de 2,6 mil milhões de euros desde o EURO2004, quando surgiu.
O próximo ciclo do programa, após o EURO2024, irá acrescentar uns previstos 935 milhões à conta, nada mal!
Portanto, não te sintas mal por ver a bola, coisinha sexy!
Esta festa do futebol alimenta a sustentabilidade do desporto rei na Europa, garantido que continuamos a ter epopeias tugas nas próximas décadas! 🇵🇹 🇵🇹 🇵🇹
by weighedllama213