“Vamos em frente, vamos acelerar Portugal”, começou por dizer Rui Rocha no seu discurso após o anúncio dos resultados.
“Este resultado confirma o que sempre soubemos: o partido está unido em torno de um programa político praticamente consensual e em torno de uma liderança, de um projeto para mudar Portugal”, continuou.
Rui Rocha disse ainda encarar este resultado “com humildade”, reconhecendo que “há certamente coisas a melhorar” e críticas deixadas ao longo desta convenção que devem ser consideradas.
O líder do partido afirmou também que não existe melhor local do que uma convenção de liberais para “passar a certidão de óbito às políticas identitárias, ao ‘woke-ismo’, paz à sua alma”.
No entanto, considerou “a liberdade de expressão um valor sagrado” e defendeu que limitá-la “é limitar o próprio pensamento”.
O liberal reeleito deixou também palavas acerca da segurança, frisando que sem esta não existe liberdade. “Portugal é um país seguro, mas também é certo que há certos tipos e criminalidade, certas zonas do país onde tem havido dados algo preocupantes”, declarou.
Os resultados da eleição foram anunciados no Pavilhão Paz e Amizade, em
Loures, onde termina este domingo a IX Convenção Nacional da IL.
“A Iniciativa Liberal vai estar ativa na discussão sobre a segurança em Portugal e vamos fazê-lo à nossa maneira, com factos e soluções”, disse Rocha, adiantando que dia 12 de fevereiro, no debate no Parlamento, o partido vai apresentar um conjunto de medidas “que visam dar mais segurança aos portugueses”.
Além desta proposta, Rui Rocha indicou ainda que a IL vai avançar com uma “proposta de revisão do regime de sanção acessória de expulsão do território, em caso de reincidência ou de serem cometidos crimes graves”.
Rui Rocha é reeleito para um segundo mandato de dois anos à frente do partido, depois de ter sido eleito pela primeira vez em janeiro de 2023. Na altura, tinha obtido 51,7% dos votos, derrotando Carla Castro (44%) e José Cardoso (4,3%).
Entradas e saídas na IL
Na lista à Comissão Executiva com que se apresentou a estas eleições, Rui Rocha propõe uma renovação de perto de um terço dos membros efetivos (36%) da direção do partido, com nove entradas e igual número de saídas. O número de membros que a compõem mantém-se, no entanto, exatamente igual (25), assim como a proporção de mulheres (24%).
Entre as personalidades que entram na Comissão Executiva de Rui Rocha está a líder parlamentar da IL e agora candidata presidencial, Mariana Leitão, que sobe ao cargo de vice-presidente.
De saída está o deputado Bernardo Blanco, até agora vice-presidente do partido, que já tinha afirmado que pretendia deixar a direção (que integrava desde 2019), invocando motivos pessoais, tendo apresentado nesta convenção uma lista ao Conselho Nacional da IL.
Esta foi apenas a segunda vez na história da IL em que houve uma disputa interna pela liderança do partido, depois de, em 2023, Rui Rocha ter ganho as eleições internas com 51,7% dos votos, derrotando Carla Castro e José Cardoso.
c/ Lusa