Hospital Innovation Challenge envolve dois hospitais portugueses, dois em França e um hospital da Eslováquia. Submissão de propostas até 31 de julho.
O Health Cluster Portugal lançou o Hospital Innovation Challenge, uma iniciativa que tem como objetivo acelerar a inovação tecnológica no setor da saúde e aproximar start-ups e PME dos desafios reais enfrentados por hospitais europeus de referência.
Esta iniciativa, organizada no âmbito dos projetos TEF-Health e DigiHealthPT EDIH, e que decorre em parceria com o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o EIT Health Innostars, consiste na apresentação de soluções inovadoras para responder a desafios reais de âmbito clínico ou administrativo colocados por cinco hospitais europeus parceiros do TEF-Health: a Unidade Local de Saúde de São João, no Porto; a Unidade Local de Saúde de Coimbra; o Grenoble University Hospital, em França; o CHU Rennes, em França; e o Martin University Hospital, na Eslováquia.
Numa primeira fase, hospitais europeus de referência foram convidados a submeter desafios clínicos ou administrativos. Nesta segunda fase, start-ups e PMEs portuguesas poderão eleger um dos desafios propostos e apresentar uma solução baseada em tecnologia, nomeadamente nas áreas da Inteligência Artificial (IA) e da Robótica.
As propostas apresentadas serão avaliadas por um júri composto por representantes destes hospitais. Além de proporem a solução para responder ao desafio, as empresas terão oportunidade de interagir diretamente com os representantes dos hospitais e assim melhor conhecerem o ecossistema europeu de inovação em saúde.
As seis soluções selecionadas serão apresentadas na Conferência internacional Innovating Health Together (IHT), organizada pelo Health Cluster Portugal, que decorre entre os dias 28 e 29 de outubro, no Super Bock Arena Congress Center, no Porto.
O prazo para submissão de propostas termina a 31 de julho de 2025.