Desconto uma quantia nada negligenciável do meu salário todos os meses e aos olhos do Estado sou considerada rica, estando bem longe longe disso.

Quando realmente precisei, não tive sequer acesso ao básico dos serviços de saúde. Não quis entupir a urgência (aliás acho que nem posso lá ir sem ligar ao sns24), liguei para o SNS 24, esperei uma hora, expliquei a situação, transferiram a chamada, esperei mais meia hora e a chamada caiu.

Como precisava mesmo mas mesmo de cuidados médicos, o que me valeu foi conseguir ir ao privado: 90 euros pela consulta, mais de 100 pelas análises e 95 pela ecografia e a falarem de internamento (não sou rica a esse ponto)….
Amanhã terei de fazer mais exames e, do SNS, nada. Foi preciso ir às poupanças para sobreviver (literalmente)

Recordo os tempos em que tínhamos acesso quando precisávamos, em que o SNS funcionava, com os seus handicaps mas dava resposta. Hoje parece que caminhamos por um túnel sem fim. Quantas pessoas estarão a morrer ou a receber diagnósticos tardios simplesmente por não conseguirem acesso ao mais básico dos cuidados de saúde?
E quem mal tem dinheiro para sobreviver? Quem não consegue pagar estes valores morre de uma simples infeção? É assustador pensar que chegámos a este ponto.

Não consigo compreender para onde vai todo o dinheiro que descontamos. É demasiado para, na prática, o retorno ser inexistente.

Desculpem o desabafo mas continuo incrédula… Sinto-me como uma vaca a caminho do matadouro, com a diferença de que nunca passo pela parte da engorda… Saúde, habitação, educação… Levam-nos tudo.

by Working_Implement_19

30 comments
  1. Sou acompanhado no sns e não tenho razão de queixa. Infelizmente é estatística. Nos 90% dos casos funciona. Foste os 10%

  2. Confesso que de toda a asneira no SNS esta do SNS24 não consigo mesmo entender. Era um serviço que sempre funcionava rápido quando precisei…

    Presumo que a solução da ministra de criar mais 3 ou 4 linhas de atendimento tenha desviado recursos ou então a única justificação que encontro é ser de propósito para dar mesmo cabo disto de vez.

    Estamos a falar de enfermeiros que eles conseguiam arranjar para popular as linhas… alguma coisa não bate certo agora

  3. O governo vai criar uma linha telefônica para ligar antes de ligar para o SNS 24. Problema resolvido /s

  4. Carissima OP. Ninguém proibiu ir às urgências sem falar com o SNS24. Se o tempo de resposta do telefonema é lento ou se a situação é notoriamente grave, não percas tempo e vai às urgências. Ninguém tem culpa que os últimos governos continuem a remendar em vez de resolver os problemas.

  5. Linha de saúde 24 é uma palhaçada, das 3 vezes que a minha mulher ligou para lá por causa da nossa filha, éramos encaminhados para um centro de saúde com o médico em greve e a senhora que nos atendeu 2 das vezes ainda se ria na nossa cara, estão a fazer aqui o que?

    Os médicos estão sempre em greve não entendo porque veem aqui…

    Como já disse mais que uma vez, descontar para um serviço de saúde que não trabalha e que somos obrigados a dar o nosso dinheiro é só parvo.

  6. É propositado. Mantêm equipas mínimas que não dão conta do recado para que, inicialmente, gente que como tu pode pagar, recorra ao privado. Depois de ti lentamente virão os outros que, com mais ou menos esforço, se virarão também para o privado até ser normalizado recorrer aos seguros e sistemas de saúde privados. Depois, comprovado o sucesso do sistema privado e demonstrada a incapacidade do sistema público, lentamente vai-se aposentando o SNS.

  7. Lamento imenso a tua experiência. Só consigo imaginar a angústia e espero genuinamente nunca sentir o mesmo.

    Mas a dura realidade é que isto não é um acaso, nem um acidente. O colapso do SNS tem sido orquestrado e impulsionado, lentamente, ao longo destes anos de governos.

    O truque é simples e funciona sempre: vai sabotando lentamente e diz que os serviços públicos são um desperdício e não resolvem nada; empurra parcerias ou ajudas de privados quando o serviço já não estiver a conseguir aguentar; quando estiver já moribundo, vende ou substitui. Funciona sempre, e claramente o povo gosta.

    O que é que acontece se não tiveres dinheiro? Tivesses nascido num berço mais abastado. Eles não querem saber.

  8. Criar linha de apoio para ir a urgência é a mesma coisa que ter a box para ver TV

    Criaram um problema em algo que não era bem um problema, para ser um problema maior

  9. Lamento imenso. Sempre tive uma boa experiência com o SNS24. Achava que era ainda das poucas coisas que funvionava bem.

  10. Saude24 devia ser abolida e nunca mais voltar e trazerem de volta as valências dos SAP/SAC ou dos CS como antigamente nos anos 90…

  11. É demasiado triste para esboçar um comentário construtivo

  12. Se tens uma emergência médica deves ir às urgências…

  13. Não vou dizer quanto pago em impostos, é bastante e não acho que seja mais que os outros, qualquer pessoa que pague deve ter os seus direitos assegurados. Tenho seguro felizmente e sempre que posso vou ao privado porque sei que no estado urgências são urgências e há prioridades.

    No entanto a minha medica de familia não se preocupa um caralho com os meus problemas de saude quando todos os exames que fiz pelo estado (P1) vem com recomendação de consulta na especialidade e a medica de familia simplesmente ignora, nunca deu seguimento. Mas pronto é apenas um desabafo peço desculpa, agora é dormir amanhã é outro dia de trabalho

  14. O SNS está demasiado ocupado a assistir os imigras. Não tem tempo prós tugas.

  15. Segunda feira certo?

    Vê quais são os dias com maiores picos de afluência às urgências.

    O povo só fica doente a segunda sexta e véspera ou após feriados e incrível como é que ainda não saiu um estudo

  16. Vê quais são os dias com maior afluência as urgências.

    Segunda sexta e vésperas ou após feriados e quando a maioria das pessoas fica doente

    Deviam fazer um estudo para esta coincidência

  17. A linha SNS24 não tem serviços mínimos. O que acontece nesta altura do ano é semelhante ao que acontece noutros serviços não urgentes do SNS: os trabalhadores estão de férias e portanto o tempo de resposta aumenta.

    Fonte: Tenho alguma proximidade com funcionários do sns24.

  18. Fica difícil encontrar algum serviço público que funcione. Sendo o SNS tão essencial, o estado que se deixe de preocupar com o resto e se dedique 100% a isto. Inglório pagar impostos que não servem para nada e pagar outra vez para ter efetivamente o serviço

  19. >aliás acho que nem posso lá ir sem ligar ao sns24)

    claro que podes. Desde que tenhas uma emergencia podes sempre ir às urgencias imediatamente

    De resto nunca tive essa experiencia e já usei um numero razoavel de vezes (2-5, não sei ao certo) se bem que já não uso há uns anos…

  20. Conseguiram fazer alguma coisa, criar uma linha telefónica que ajudou a resolver problemas de excesso de deslocações a urgências e que as pessoas usavam e confiavam e que era amplamente usada… e em 2 ou 3 anos conseguiram destruir o que demorou 15 a ser feito, sem arranjar alternativas e sem conseguir ajudar quem “precisava” desta linha. Gostava de uma vez por outra saber quem foi o culpado por isto, mas em Portugal a culpa morre sempre solteira.

  21. Certamente que é uma situação que ninguém quer, mas é possível que a demora esteja relacionada com o facto de que outras pessoas (dezenas?) estejam a ser atendidas e devidamente encaminhadas. Claro que isto só significa que os recursos são insuficientes para responder a situações de pico, e longe de mim pretender reduzir a importância dessa chamada. No entanto, não é um caso que indicia que todo um sistema não funcione. Também não digo que funciona bem porque nunca tive problemas de acesso ou resposta em tempo razoável.

    Dito isto, pelos diversos relatos que todos vamos escutando (com a situação absurda das urgências na zona LVT) e o conhecimento que pessoas como eu têm dos ultimos 30 a 40 anos, há uma degradação evidente dos serviços do SNS, a tal ponto que parece ser propositado – como aqui já foi dito.

    Pessoalmente, continuarei a recorrer ao SNS. É esse serviço que pago através de impostos. Penso sempre que a eventual demora é devida ao facto de outra pessoa, com os mesmos direitos que eu, estar a ser naquele momento atendida ou tratada.

  22. Também enfrentei alguma espera neste fim de semana, até ao momento em que me pediram para efetuar uma triagem digital de maneira a agilizar o processo. No final da mesma, contactei outro número que me apareceu no ecrã e fui instantaneamente atendido.

    SNS 24 https://share.google/Cs4dzMENlQpTc3uWV

    Edit.: segundo percebi, o mesmo aplica-se a casos mais graves, tais como sintomas respiraratórios agudos.

  23. Mais incrédulo fico em ver que este post não foi apagado pela moderação. Hahaha

  24. Então, mas não havia gente aqui a dar-me downvotes no outro dia, quando eu disse que a SNS24 nunca me atendeu até hoje sempre que liguei???

    Disseram que sempre foram atendidos, rapidamente… 🙄

  25. Lembram-se quando o PS era incompetente pelo estado do SNS? Lembram-se das horas seguidas de comentadores a falar do estado lastimável do SNS nas televisões? E lembram-se do Salvador Luís Montenegro, que em meses iria apresentar um plano de emergência para salvar o SNS? Eu lembro.

    Na prática, sabem o que mudou? A cobertura dos órgãos de comunicação social. Já não há horas de comentadores a falar sobre as urgências fechadas e das grávidas que passeiam em ambulâncias, nem reportagens à porta dos hospitais.

    O SNS está pior, mas como não se fala muito disso, parece que está melhor.

  26. Faça reclamação no livro de reclamações. É inadmissível os cuidados de saúde estarem neste estado. Com este print devia ter-se dirigido ao seu hospital de preferência e exigir ser atendido.

Comments are closed.