Aconteceu durante uma conferência de imprensa, em plena Sala Oval. O Presidente dos Estados Unidos fazia uma comunicação sobre uma redução no preço de fármacos para a obesidade, quando, subitamente, um empresário da indústria farmacêutica desmaiou. O momento, registado em direto, ficou viral nas redes sociais, sobretudo por causa da reação “despreocupada” de Donald Trump.

Posteriormente, num comunicado, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt esclareceu que “a Unidade Médica da Casa Branca agiu rapidamente”, e que o homem já se encontrava bem.

Donald Trump, depois de brevemente verificar a condição do homem, encara as câmaras

atrupar/x.com Harnik / Getty Images

O empresário, de nome Gordon, terá sido identificado pelos repórteres como o executivo da Novo Nordisk A/S Gordon Finlay. A empresa, porém, negou ser ele. As imagens mostram o homem a cair, enquanto outros presentes na sala tentam ajudar, perante um impávido Trump, que apenas observa a situação. Após “uma pequena interrupção”, o Presidente norte-americano prosseguiu com a conferência de imprensa.

“Vocês viram que ele caiu, mas está bem. Nós apenas o levámos para fora e ele está a receber cuidados médicos, mas está bem”, afirmou.

Se o acordo proposto na conferência vingar sem desmaios, as farmacêuticas (Eli Lilly & Co. e Novo Nordisk A/S) conseguirão ampliar o acesso a medicamentos contra a obesidade — como Ozempic, Wegovy e Zepbound —, disponibilizando-os diretamente aos consumidores através do portal governamental TrumpRx, que deverá ser lançado no próximo ano.

Em troca, as farmacêuticas exigem um alívio nas tarifas e maior acesso para os pacientes do Medicare.

Eli Lilly e Novo Nordisk firmam acordos com a administração Trump

AARON SCHWARTZ / POOL

A estranha reação de Trump aos desmaios não é inédita. Basta recordar as palavras do próprio, em 2008, ao recordar um outro incidente, em Mar-a-Lago, durante o Baile da Cruz Vermelha, em Palm Beach.

“Os Fuzileiros estavam lá, e foi terrível porque todas aquelas pessoas ricas estavam lá para apoiar os Fuzileiros, e um homem, com cerca de 80 anos — um homem muito rico, de quem muita gente não gostava — caiu do palco…”

Segundo Trump, o homem caiu e bateu com a cabeça: “Pensei que ele tinha morrido”. O que fez então? “Eu disse: ‘Oh, meu Deus, que nojo’, e virei-me. Não queria tocá-lo. Estava a sangrar por todo o lado, senti-me horrível. O chão de mármore, tão bonito, já não parecia o mesmo. Mudou de cor. Ficou muito vermelho. No dia seguinte, esqueci-me de telefonar ao [homem] para saber se ele estava bem. Simplesmente não é a minha cena”.