Muito falamos em quem vai ou não vai fazer greve, mas quero deixar aqui um apelo a todos os portugueses.

Dia 11 não façam compras, muito menos metam o pé em shoppings. Se não vão fazer greve, porque não querem ou não podem, é direito vosso. Mas uma coisa podem certamente fazer: manter a carteira no bolso. Se precisarem de comida ou bens essenciais, vão hoje mesmo ou amanhã, preparem-se antecipadamente. Não se esqueçam que, quando estávamos em pandemia, andou tudo a bater palmas ao trabalhadores verdadeiramente essenciais. Os caixas do supermercado, os funcionários da limpeza, todas essas pessoas esquecidas mas importantíssimas no dia a dia.

Ir a um estabelecimento comercial em dia de greve geral é ser fura-greve em espírito. Eu que não posso fazer greve nem ir às muitas concentrações espalhadas pelo país, faço a minha parte em não contribuir para o lucro dos patrões. Cada um com a sua consciência, ninguém vos proíbe de ir comprar prendas de Natal na quinta feira, mas não se esqueçam que o novo pacote laboral também vos vai afetar a vocês, ou os vossos entes queridos.

Neste espírito, deixo-vos uma lista das manifestações marcadas para dia 11, um pouco por todo o país.

by princesadopovo

25 comments
  1. Ta louco. Vai ser o dia perfeito pra fazer compras sem filas, não perco a oportunidade. Obrigado pelo lembrete.

  2. Eu vou aproveitar o shopping mais vazio para ir fazer as compras de natal

  3. A ideia é porreira, mas os piquetes de greve tem de comer e beber, logo teem de ir buscar os chouriços para assar a algum lado, e com este tempo, a pinga tem de ser da boa, afinal, um bom farnel pro piquete de greve tem de ser bem feito!! E vai ser preciso uns cabos de vassoura para varrer os fura greves, ao bom estilo dos anos vinte!! Antigamente existiam tascas, abertas no dia da greve, afinal alguém tinha de alimentar o pessoal em greve. Não existiam centros comerciais, é um facto, mas calculo que quinta e sexta feira estão a abarrotar, afinal é greve nacional na quinta e greve da função pública na sexta!! Sem comentários, podiam era ter feito a greve geral na sexta também… Uns são filhos e outros enteados!!

  4. Ontem o post da greve por causa da AI, agora este.

    Só pérolas neste sub.

  5. >Eu que não posso fazer greve nem ir às muitas concentrações espalhadas pelo país, faço a minha parte em não contribuir para o lucro dos patrões.

    Tá, obrigada por avisares.

  6. >Eu que não posso fazer greve nem ir às muitas concentrações espalhadas pelo país, faço a minha parte em não contribuir para o lucro dos patrões.

    Em que medida é que ir no dia anterior ou dia seguinte fazer as compras é não contribuir para o lucro dos patrões?

  7. Se os patrões não tiverem lucro, que incentivo têm para manterem negócios a funcionar e gerar emprego?

  8. >Dia 11 não façam compras, muito menos metam o pé em shoppings. Se não vão fazer greve, porque não querem ou não podem, é direito vosso. Mas uma coisa podem certamente fazer: manter a carteira no bolso. Se precisarem de comida ou bens essenciais, vão hoje mesmo ou amanhã, preparem-se antecipadamente.

    Vou quando me apetecer. Mesmo que não fosse dia 11, o dinheiro continuaria a ser gasto na mesma. Para além disso, ninguém me diz o que fazer com a minha vida. Muito menos um gajo qualquer no Reddit. Portanto, não só irei às compras, como gastarei mais do que estava a pensar, e vou dar gorjeta a quem não fez greve.

    > Não se esqueçam que, quando estávamos em pandemia, andou tudo a bater palmas ao trabalhadores verdadeiramente essenciais. Os caixas do supermercado, os funcionários da limpeza, todas essas pessoas esquecidas mas importantíssimas no dia a dia.

    Não estamos numa pandemia.

    >Ir a um estabelecimento comercial em dia de greve geral é ser fura-greve em espírito.

    Não. É exercer o direito à liberdade de circulação e liberdade de associação. A tua greve não é obrigatória por lei, nem foi decretada por Deus.

    > Eu que não posso fazer greve nem ir às muitas concentrações espalhadas pelo país, faço a minha parte em não contribuir para o lucro dos patrões.

    Sabias que em média o lucro que fica para um patrão é frequentemente menor do que fica para os trabalhadores? O patrão poderá ou não ganhar mais do que os seus trabalhadores individualmente, dependendo da empresa, mas quando deduzes todas as despesas que tem com pagamento de salários, matéria prima, luz, água, manutenções, renda, dívidas, etc, etc, o valor liquido que ele leva para casa será muitas vezes inferior ao que os empregados em conjunto ganharam. E por vezes até ao que individualmente ganharam, se não for grande negócio.

    Por exemplo, uma pizzaria que faça uns 1000 euros por dia de trabalho, o que já não é nada mau e tenha uns 5 funcionários. Isso é uns 26k ao fim do mês, descontando folgas. Mas se descontarmos os gastos com os ingredientes, talvez faça uns 18k, num cenário muito optimista. Se tiver 5 funcionários que ganham 1200, isso são 6000. Agora desconta aí uns 2000 de renda, sendo muito optimista nos dias de hoje. Agora desconta aí uns 500 euros em água, luz e gás. Também sendo relativamente optimista. Frequentemente é mais.

    Ficamos com 9.5k. Mas ainda nem calculámos IRC, nem ordenado do patrão(se houver), nem possíveis dívidas, nem manutenção, nem marketing, contabilidade, softwares.

    Quanto é que tu achas que este homem vai, realisticamente, levar para casa? E repara: Isto é um cenário de sonho para muita gente. 1000 euros a vender pizzas não é algo que todo o restaurante consiga fazer. Já para não falar da consistência. Eu podia facilmente oferecer-te um cenário muito pior, e possivelmente até mais realista, em que o patrão não leva mais de 1000 euros para casa.

    Achas que este homem vai acabar a andar de Ferrari?

    Vocês têm uma percepção cartoonesca do patronato, em que é essencialmente o Tio Patinhas, e vocês são as pobres vítimas.

    Se o patrão não tem mérito e não serve para nada, trabalhem sem patrão. Mas depois são vocês os patrões. É o trabalhador que cria o valor, certo? Então não precisas dos 300k de ninguém que foram empatados para criar uma plataforma que te permite levar um salário para casa. Cria tu essa plataforma sozinho. És o proletariado. Tu é que crias o valor. O valor é tu amassares pizza. Vai ali para o passeio amassar pizza com água das poças.

    >Cada um com a sua consciência

    A minha consciência está em paz. Não estou a matar, não estou a roubar, não estou a violar.

  9. Eu não vou.Tenho de ir ás compras para o Natal.

  10. Mas a greve é para visar patrões ou o governo? Fiquei confusa

  11. Dia 11 faço a minha vida absolutamente normal. Por amor da santa, ganhem juízo

  12. Eu já trabalhei num dos mais conhecidos shoppings de Lisboa e confirmo que dia de greve é dia de shopping cheio.

    As Sonaes/Jerónimo Martins e afins adoram dias de greve. É dia de lojas cheias.

  13. A malta aqui no sub queixa-se da vida. Mas depois quando é para fazer alguma coisa vêm logo refilar.

    Merecem o país que têm.

  14. Sugiro não comeres nem beberes nada o dia inteiro para castigar os patrões.

  15. Estes comentários são não só uma vergonha como ainda são imensamente cringe. Por um lado, só bitaites de pessoas que não perceberiam o significado de “solidariedade” se lhes cuspisse na cara. E depois ainda vêm para aqui passar vergonhas, como se boicotes não fossem desde sempre um método de protesto, bem aliado às greves, e principalmente em manifestações destas dimensões… não sei se dá dó ou vontade de rir.

    Rir é mas saudável, portanto mais vale…

    OP, admiro-te a paciência e concordo com o sentimento, mas tenho que admitir que este belo resultado já se esperava…

  16. Eu solidário com a luta dos trabalhadores e contra a exploração capitalista, no dia 11 não vou usar Uber, não vou ao Starbuks, nem ao Reddit, nem vou comprar o meu Iphone novo (compro no dia 12)

  17. Os dias de greve na função pública, são os dias de melhor comércio para os centros comerciais.

  18. “Dia 11 não façam compras, muito menos metam o pé em shoppings.”

    Conheces aquela musica do Tony Carreira, Sonhador?

  19. O teu apelo pressupõe que mesmo quem não quer fazer greve, é contra o pacote laboral proposto…

  20. Desde que vi o que se passou nas eleições do Benfica que perdi a esperança de Portugal ser o melhor ou o mais inovador em que área seja.

    É um país cheio de burros orgulhosos mesmo.

    PS: Não tenho qualquer opinião em relação a esta greve. Pessoalmente, não vou fazer.

  21. Concordo a 100%.

    Ademais considero que se os jornalistas e demais staff, das televisões, rádios e jornais não fizerem também todos greve, serão traidores à causa.

  22. Tal como o s meus irmão trabalhadores, usarie o dia para consumir sem trabalhar para o vil patrão

Comments are closed.