O abastecimento de água deverá chegar às residências de algumas freguesias de Leiria durante esta sexta-feira, depois de terem sido colocados geradores em alguns pontos, disse o administrador-delegado do SMAS.
“Ao longo do dia, estivemos a instalar alguns geradores nos reservatórios em baixa para garantir o fornecimento para a população. É expectável que no início da próxima manhã já exista água em algumas zonas como Pousos, São Romão, Guimarota, Andrinos, Vale da Fonte, Sampaio, Gândara, cidade, Ervedeira, Quartel, Telheiro, Casal dos Claros, Coimbrão, Amor, Arrabal, Janardo”, disse Ricardo Gomes.
Segundo o administrador-delegado dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria, ainda há “uma franja da população nas zonas mais afastadas em que o fornecimento de água vai ser num período mais tardio”.
No entanto, serão disponibilizados vários pontos de água nessas zonas para ir ao encontro das necessidades das populações.
Algumas habitações já estão a ter eletricidade, mas apenas estão a beneficiar das estações móveis ligadas aos postos de transformação que a E-Redes está a instalar junto das “infraestruturas nevrálgicas”, como quartéis de bombeiros, hospital ou centros de saúde.
O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, reafirmou que a “prioridade das prioridades” é o restabelecimento da energia elétrica.