Olá pessoal, o meu CTO passou quatro dias a testar o serviço de Internet Starlink da SpaceX e acabou por escrever uma análise aprofundada (Downstream, Upstream, Latency & Timeouts) sobre o seu desempenho.

Para quem estiver interessado, aqui está: [https://altar.io/starlink-review/](https://altar.io/starlink-review/)

5 comments
  1. >After all, once you’ve bought the kit it’s yours

    Os donos de Teslas que se viram bloqueados de conduzir pelo firmware do “seu” carro riram-se.

    O kit é “vosso” tanto quanto o router/modem que a vodafone meteu cá em casa é meu. Assim que queiras mexer nele vem logo a conversa de que só te oferecem serviço na condição de serem eles a ter o controlo final do aparelho.

    Estão a comprar um serviço. A diferença é que eu pago o router na mensalidade, vocês pagam o kit à face.

    Dito isto, 500€ parece-me **extremamente** puxado para uma parabólica, assim como os 99€ de mensalidade também.

  2. Uma empresa a fazer unboxing como forma de branding/marketing… Adoro os tempos em que vivemos. Devia haver mais a fazer este tipo de conteúdo imho.

    Quanto à review: penso que este produto faz pouco sentido em Portugal e só nalgumas zonas restritas é que poderia ser opção (ou como ele refere alguém que pretenda mais mobilidade), no entanto como é algo à escala global irá ter um impacto tremendo em países com uma infraestrutura de internet mais precoce. É uma tech que quase de certeza nunca usarei, mas estou bastante satisfeito por existir.

    Bom artigo e boa partilha. 🙂

  3. Bastante bom desempenho, considerando o que é. A pior métrica, a latência, há de melhorar à medida que mais satélites são lançados.

Leave a Reply