Passei o fim de semana numa aldeia do interior Algarvio que ainda vê como única possibilidade de rede fixa o velhinho ADSL pela linha telefónica de cobre.

Não é possível conceber um atraso destes.

Todos deveríamos ter as mesmas oportunidades e condições e, dentro do possível, mantermo-nos por perto.

Que condições têm engenheiros, investigadores, professores… pessoal de teletrabalho, estudantes para utilizarem a internet nestes termos?

E o entretenimento? Quem nunca "rebobinou" a box para ver um programa difundido quando se encontrava fora de casa? Eles não podem… Ou se calhar até podem mas com tempos absurdos de processamento dada a baixíssima largura de banda insuficiente para o HD.

As opções são a rede móvel (não propriamente rápida e sujeita a limitações e congestionamento) e o satélite (custos elevados).

Portugal (e suas operadoras) olham para isto erradamente como um "investimento desnecessário por não ter retorno". Afinal são largas dezenas de cabos, uns quantos PDOs, armários de rua, postes … para termos "meia dúzia de gatos pingados" de clientes.

Trata-se de acesso (com condições) à informação, à cultura, ao mundo digital, ao entretenimento.

Há dinheiro para tanta palhaçada, há dinheiro (dos contribuintes) para mudar o nome de todas as "érretêpês" não percebi bem para quê.

E para dignificarmos o acesso à internet fica tão básica e necessária hoje em dia não há.

A partir do momento que a MEO anuncia descontinuar o ADSL recuso-me a acreditar que esta rede ainda não está totalmente substituída pela fibra… Não tem sentido.

StatusReading4737

6 comments
  1. starlink?

pagas os 29e mes pelos 100mbs… e a tua vida vai mudar, acredita

2. Router 4G/5G com cartão de dados ilimitado por apenas 7€ por mês e está feito.

3. Concordo com tudo, e a minha sugestão não é desculpa para que não haja mais cobertura, mas Starlink é relativamente barato hoje em dia.

[https://starlink.com/service-plans](https://starlink.com/service-plans)

29€/mês e penso que agora já nem é preciso comprar o equipamento.

EDIT: Até estão com uma promoção de 10€/mês para os primeiros 3 meses.

E sim, o hardware está incluído:
    “If you cancel service, you will have to return your Starlink hardware rental. Optional professional installation is available in your area. After checkout, you will receive an email to schedule an installation and get a quote from an Authorized Installer.”

Pagas só 20€ iniciais de:

“Shipping & Handling – Standard”

4. Na aldeia dos meus pais é parecido.
    Fizeram a puxada para a central em 2017, instalaram 2 PDOs, um para os jogos santa casa e outro para o centro clínico, deste então, já se passou quase 10 anos e ainda não meteram mais nenhum PDO.

O que vale é que temos 5G da vodafone, comprei um router e tenho tido 5G até porque a ADSL que existe lá, apemas da MEO, já tem problemas no DSLAM desde 2019. Durante o dia se conseguires 1Mb já tens muita sorte, mas tens de pagar os 24mb na mesma.

Quando ligas a reclamar eles dizem-te “ah, como já é uma tecnologia antiga os limites mínimos obrigatórios já não se aplicam”

5. Vivo numa aldeia remota do Alentejo e em teletrabalho. Sem hipótese de ter fibra a Starlink funciona na perfeição. Na altura ainda comprei o kit mas pelo que sei agora não é necessário.

Leave a Reply