
Para ir contra a corrente de só realçar aquilo que o governo faz mal (que não é pouco), decidi realçar aqui uma medida que, do meu ponto de vista, faz todo o sentido.
Sei que não vai ser consensual (nunca é), mas acredito que a produção descentralizada renovável traz enormes benefícios:
– redução da fatura de eletricidade para o consumidor
– aumento da resiliência da rede energética (e.g. reduz o impacto de um apagão)
– aumento da produção de energia através de fontes renováveis (que por si só tem várias vantagens já bastante conhecidas, tanto a nível de metas de emissão de CO2, da redução da dependência a países exportadores de combustiveis fosseis, da produção ser mais barata, entre outras vantagens)
Põem-se depois as questões práticas de sempre: quem vai poder usufruir dos incentivos? Sairão empresas "dos amigos" beneficiadas? Etc, etc. Mas isso já vai para além desta medida.
Do ponto de vista ideologico e estratégico, agrada-me ver o governo a dar incentivos nesse sentido.
Qual é a vossa opinião?
—
Siiced
5 comments
Se é um bom investimento para as famílias, elas fazem-no sozinhas.
Isto é apenas transferir dinheiro dos contribuintes em geral para os mais ricos com capacidade para fazer isto.
Que apoios haverá? Qual o ROI de uma coisa destas?
Ainda estou à espera do facilitador técnico do Vale Eficiência 2a Fase.
Estas medidas só pecam por ser poucas e tardias. Os grandes pagadores de impostos em Portugal também merecem qualquer coisa…
O governo, através das autarquias poderiam oferecer painéis fotovoltaicos ás famílias. Conseguia economias de escala na compra e cada qual poderia escolher quem fazia a montagem, poderia ser até um DIY.
>> Sei que não vai ser consensual (nunca é), mas acredito que a produção descentralizada renovável traz enormes benefícios:
>>redução da fatura de eletricidade para o consumidor
>>aumento da resiliência da rede energética (e.g. reduz o impacto de um apagão)
>>aumento da produção de energia através de fontes renováveis (que por si só tem várias vantagens já bastante conhecidas, tanto a nível de metas de emissão de CO2, da redução da dependência a países exportadores de combustiveis fosseis, da produção ser mais barata, entre outras vantagens)
Mas tu acredistas a 100% nisto? Talvez devas procurar em artigos científicos e relatórios da CE pelo retorno destes programas.
A Alemanha fez isto há uns 20/30 anos atrás. Podes ir ler relatórios sobre a conclusão. E digo te que é algo bastante triste.
Mas a minha opinião, isto é meio treta para que grandes empresas consigam arrecadar dinheiro do estado sem esperar que o mercado esteja preparado.
Quantas pessoas vão comprar um painel solar à EDP e etc por 20.000€ e ao fim de 20 anos está uma lástima?
Ou seja é mais fácil sacar uns milhares de euros com Zés através destes esquemas de benefício fiscal do que investir para asseguar o entendimento do produto.
O Estado em vez destes benefícios de treta, podia melhorar a rede e criar mais redundâncias (para evitar menos crises)