https://sicnoticias.pt/pais/2026-01-28-video-siresp-voltou-a-falhar–estacao-movel-circulou-por-leiria-3603b851

uma das maiores vergonhas do estado português. uma rede de emergência que constantemente falha quando mais falta mais.

no último apagao a MEO(!!!) teve a rede a aguentar mais tempo que o SIRESP.

a esta altura mais vale desligar o SIRESP e subcontratar a MEO e pagar uns milhões para aumentarem a resiliência da rede, o SIRESP já são décadas e milhões atrás de milhões para sempre que faz falta.. falhar.

hecho2

10 comments
  1. Ontem fartei-me de mencionar o facto de não haver electricidade ou rede móvel da MEO e queriam colocar-me na cruz: “comunicação entre pessoas é secundário”, esquecem-se que sem torres da MEO não há SIRESP.

Efectivamente se tivéssemos orgãos de comunicação sociais decentes tinham lembrado as pessoas do que aconteceu no Apagão.

Memória de peixe é lixado.

>no último apagao a MEO(!!!) teve a rede a aguentar mais tempo que o SIRESP.

São a mesma coisa. SIRESP depende de acesso à internet através da rede móvel da MEO.

2. Eu concordo com a falta de segurança do sistema e necessidade de não dependência dos states, mas foda-se, comprar umas centenas de starlinks e fazer um contrato para estarem de emergência e ligar quando fosse preciso era uma fração do que se gasta no siresp. Devia haver pelo menos essa alternativa para quando falham as estações tetra do siresp.

3. “mais valia subcontratar a meo”- eu sei que parece piada, mas isso já é feito. Por isso é que a rede da meo aguenta mais. O siresp funciona através da rede da meo. 

4. Uma vergonha mesmo! Ia dizer “chamem a polícia!” Mas a polícia não tem comunicações

5. a MEO desta vez não está a funcionar no distrito de Leiria pelo menos

Apagão, fogos, e agora isto…basta de políticos do “desenrasca”

6. podiam usar starlink… por vergonha, pelo menos parece que é usada em zona de desastre sem problemas.

7. E nem é só Leiria, há pelo menos alguns concelhos de Castelo Branco que também estão sem comunicações

8. Só gostava de ser o gajo que ganha montes de guito com isso para não fazer nada…

9. Tem que ser starlink ou satphone esse lixo do SIRESP e os amigos e defensores do mesmo tem os dias contados!

Leave a Reply