Olá a todos.
Escrevo aqui como um desabafo, e também como tema para refletir.
Gostava também de informar, que esta é a minha análise, do pouco que sei, mas acho que talvez este pouco já faria diferença, se muitos de nós refletíssemos desta forma.
Sou neste momento estudante de Contabilidade e Fiscalidade e, ao longo do curso, tenho vindo a abordar tópicos entre eles, de como o sistema político e administrativo português funciona.
Confesso que, quanto mais tento compreender, mais triste fico. Mas é uma tristeza necessária. E uma realidade que gera questões necessárias de reflexão por parte de todos nós, que se torna difícil de ignorar. Ou pelo menos para mim.
Nesta fase complicada que o país atravessa, em particular no que se tem passado na zona de Leiria, as notícias levaram-me a refletir ainda mais sobre isto.
O presidente da Câmara de Leiria afirmou recentemente:
“Nós estamos a falar de políticos, que deviam olhar para os problemas imediatos das pessoas e com maior proximidade.”
Proximidade.
Para mim, esta é a palavra chave.
Depois de ter realizado para o meu curso, um trabalho sobre a descentralização administrativa e tributária, não consigo deixar de refletir sobre o quão centralizado continua a ser o Estado português. Tentei fazer uma pesquisa, e comparar com outros países europeus com níveis de descentralização mais elevados, e parece-me que apresentam economias mais eficientes.
Existem inquéritos que indicam que os portugueses confiam mais no poder local do que no poder central, e reconhecem melhorias das condições de vida nos seus concelhos quando existe proximidade e responsabilização mais direta.
Ao existir mais descentralização, existe:
- Mais autonomia e distribuição de responsabilidades para as autarquias locais – ou seja uma maior autonomia local e regional – O que leva a uma resposta mais rápida, eficiente, e sejam adaptadas ao território, geografia, cultura e outras necessidades específicas
- Menor dependência do poder político central